Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFF 2012 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2012Filosofia

(UFF - 2012) O filsofo francs Ren Descartes escreveu o seguinte em seu Discurso do Mtodo: Logo que adquiri algumas noes gerais relativas Fsica, julguei que no podia mant-las ocultas, sem pecar grandemente contra a lei que nos obriga a procurar o bem geral de todos os homens. Pois elas me fizeram ver que possvel chegar a conhecimentos que sejam teis vida e assim nos tornar como que senhores e possuidores da natureza. O que de desejar, no s para a inveno de uma infinidade de utenslios, que permitiriam gozar, sem qualquer custo, os frutos da terra e de todas as comodidades que nela se acham, mas principalmente tambm para a conservao da sade, que sem dvida o primeiro bem e o fundamento de todos os outros bens desta vida. Assinale a alternativa que resume o pensamento de Descartes.

Questão
2012Filosofia

(UFF - 2012) Aristteles considerava que era melhor para a sociedade a soberania poltica ser entregue ao povo, como ocorre na democracia, do que a alguns homens notveis, como na oligarquia ou aristocracia. Ele argumentava que, mesmo que um indivduo isoladamente no fosse muito competente no ato de julgar, quando unido a outros cidados julga melhor, porque a unio rene as qualidades de cada um. A vantagem da democracia, segundo o ponto de vista de Aristteles, seria a de

Questão
2012Filosofia

(UFF -2012) A grande contribuio de Toms de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligncia humana e sua capacidade de alcanar a verdade por meio da razo natural, inclusive a respeito de certas questes da religio. Discorrendo sobre a possibilidade de descobrir a verdade divina, ele diz que h duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelao que a razo humana no consegue alcanar, por exemplo, entender como possvel Deus ser uno e trino. A segunda modalidade composta de verdades que a razo pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citao, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Toms de Aquino.

Questão
2012Filosofia

(UFF - 2012) O filsofo ingls John Locke (1632-1704) um dos fundadores da concepo liberal da vida poltica. Em sua defesa da liberdade como um atributo que o homem possui desde que nasce, ele diz: Para compreender corretamente o que o poder poltico e deriv-lo a partir de sua origem, devemos considerar qual a condio em que todos os homens se encontram segundo a natureza. E esta condio a de completa liberdade para poder decidir suas aes e dispor de seus bens e pessoas do modo que quiserem, respeitados os limites das leis naturais, sem precisar solicitar a permisso ou de depender da vontade de qualquer outro ser humano. Assinale o documento histrico que foi diretamente influenciado pelo pensamento de Locke.

1-4 de 4