(UFF - 2010) Povos diferentes com escrita e smbolos diferentes podem descobrir um mesmo resultado matemtico. Por exemplo, a figura a seguir ilustra o Tringulo de Yang Yui, publicado na China em 1303, que equivalente ao Tringulo de Pascal, proposto por Blaise Pascal 352 anos depois. Na expresso algbrica acima,o coeficiente a2 de x2 igual a:
(UFF - 2002) O circuito trangular de uma corrida est esquematizado na figura a seguir: As ruas TP e SQ so paralelas. Partindo de S, cada corredor deve percorrer o circuito passando, sucessivamente, por R, Q, P, T, retornando, finalmente a S. Assinale a opo que indica o permetro do circuito.
(UFF - 2001) Um pedao de papel tem a forma do tringulo equiltero PQR, com 7 cm de lado,sendo M o ponto mdio do lado PR: Dobra-se o papel de modo que os pontos Q e M coincidam, conforme ilustrado acima. O permetro do trapzio PSTR, em cm, igual a:
(UFF - 1997) Na figura esto representados trs slidos de mesma altura h - um cilindro, umasemi-esfera e um prisma - cujos volumes so V1, V2 e V3, respectivamente. A relao entre V1, V2 e V3 :
(Uff 1997) A figura a seguir, representa duas circunferências C e C' de mesmo raio r. Se o segmento MN é o lado comum de hexágonos regulares inscritos em C e C', então o perímetro da região comum ás circunferências é:
(UFF - 1997) O tringulo MNP tal que ngulo = 80 e ngulo = 60.A medida do ngulo formado pela bissetriz do ngulo interno com a bissetriz do nguloexterno :
(UFF - 71) Sabendo que A e B são dois conjuntos tais que: 1º) (1, 7), (5, 3) são elementos de A B 2º) A ∩ B = {1, 3} podemos afirmar com toda segurança que: