Gabarito UFFS - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-10 de 10
Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) Entende-se por Economia de Mercado:

Questão
2011Sociologia

(Uffs 2011) Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pensador Jean-Jacques Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de sua época e, segundo ele, a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdade:

Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Com sua rápida expansão, a maioria dos trabalhadores não necessita ser muito qualificada já que as máquinas podem trabalhar com pouquíssima intervenção humana.É necessário, no entanto, um pequeno grupo altamente especializado para programar e fazer as máquinas funcionarem. Os desempregados recentes, que dispõem ainda de qualificação e fazem parte da procura efetiva de emprego, exercem por isso influência na baixa de salários.Eles constituem aquele “_____________________” referido tradicionalmente, que serve aos patrões para manter a pressão sobre os trabalhadores empregados.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) O Capital Cultural consiste em ideias e conhecimentos que pessoas usam quando participam da vida social. Tudo, de regras de etiqueta à capacidade de falar e escrever bem, pode ser considerado capital cultural. A incorporação do capital cultural efetua-se através de ações pedagógicas. O conceito de Capital Cultural foi muito discutido no meio acadêmico por:

Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) A estratificação social no campo é potencializada quando o extensionista (ex. agrônomo) não promove um diálogo que leve em conta as condições históricas, sociológicas e culturais dos agricultores. A mera transmissão de uma determinada técnica agrícola não garante a libertação da possível consciência oprimida por parte do agricultor.O autor que aponta a necessidade da extensão rural estar vinculada à comunicação libertadora é:

Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) Podemos conceituar Instituições Sociais como:

Questão
2011Filosofia

(Uffs 2011) O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”.Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como:

Questão
2010Filosofia

(UFFS 2010) Husserl considerava a si mesmo e a Heidegger como os pensadores que desenvolviam e aplicavam a fenomenologia na reflexão filosófica, mas o estudo dos pensadores indica que Heidegger se distanciava do fundador da fenomenologia. Assinale a alternativa que demonstra esse distanciamento.

Questão
2010Filosofia

(UFFS 2010) No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein trata, dentre outros assuntos, da relação entre o mundo e a linguagem. Assinale a alternativa que reflete essa relação.

Questão
2010Filosofia

(UFFS 2010) Na sua abordagem da fenomenologia, diferentemente dos demais pensadores, Heidegger busca o entendimento do conceito de ser, que para ele era um termo filosoficamente vazio na reflexão filosófica contemporânea. Qual das proposições abaixo não pode ser associada ao tratamento do ser em Heidegger?

1-10 de 10
NOVIDADES
Kuadro