(Uffs 2011) O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”.Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como:
(Uffs 2011) O Capital Cultural consiste em ideias e conhecimentos que pessoas usam quando participam da vida social. Tudo, de regras de etiqueta à capacidade de falar e escrever bem, pode ser considerado capital cultural. A incorporação do capital cultural efetua-se através de ações pedagógicas. O conceito de Capital Cultural foi muito discutido no meio acadêmico por:
(UFFS - 2010) Sobre o conceito de liberdade em Sartre, pode-se afirmar que sua tese central a de que ela deve ser absoluta. Assinale a alternativa que se coaduna com esta tese.
(UFFS - 2010) No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein trata, dentre outros assuntos, da relao entre o mundo e a linguagem. Assinale a alternativa que reflete essa relao.
(UFFS - 2010) Husserl considerava a si mesmo e a Heidegger como os pensadores que desenvolviam e aplicavam a fenomenologia na reflexo filosfica, mas o estudo dos pensadores indica que Heidegger se distanciava do fundador da fenomenologia. Assinale a alternativa que demonstra esse distanciamento.
(UFFS 2010) Na sua abordagem da fenomenologia, diferentemente dos demais pensadores, Heidegger busca o entendimento do conceito de ser, que para ele era um termo filosoficamente vazio na reflexão filosófica contemporânea. Qual das proposições abaixo não pode ser associada ao tratamento do ser em Heidegger?