Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - UFG 2014 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2014Física

(Ufg 2014) Na busca de fontes alternativas de energia, uma das opções promissoras que surgiu nos últimos anos foi o uso de certos organismos procariontes que, ao se alimentarem de matéria orgânica, geram, como resultado das quebras de ligações químicas no processo digestivo, energia elétrica. Recentemente, um grupo de pesquisadores publicou resultados de um estudo em que, ao formar uma colônia destes seres em uma determinada superfície, formando o chamado biofilme, conseguiram gerar uma potência elétrica de cerca de 200 mW por m2 de biofilme. Considere a situação em que este biofilme é utilizado para gerar uma tensão de 4 V entre os pontos A e B do circuito elétrico a seguir, em que os fios 1 e 2 apresentam resistências elétricas de 3 Ω e 6 Ω respectivamente, e a resistência do restante do circuito é desprezível. Os fios 1 e 2 têm comprimento L = 9 m, e a distância de separação entre eles é d = 2 mm. De acordo com o exposto, o tipo de ligação química que é rompida e a intensidade da força magnética que o fio 1 exerce sobre o fio 2, desprezando os efeitos de comprimentofinito dos fios, são, respectivamente,Dado: μ0 = 4π x 10-7 T m/ A

Questão
2014Física

(Ufg 2014) Em 2014, comemoram-se os 450 anos do nascimento de Galileu Galilei. Entre as inúmeras contribuições científicas de Galileu, destaca-se a utilização do telescópio para observações astronômicas. Um dos primeiros telescópios empregados por Galileu, em 1609, era constituído por duas lentes esféricas delgadas convergentes, uma objetiva e uma ocular e, por meio desse instrumento, Galileu conseguiu observar as crateras da Lua. Considerando oexposto, determine: a) a distância focal da objetiva, considerando que o valor absoluto do fator de ampliação angular desse telescópio era 15 e que a distância focal da ocular era 9 cm; b) o tamanho angular, em graus, de uma cratera lunar vista por Galileu com o olho próximo da ocular, considerando que a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384000 km e que o diâmetro da cratera é cerca de 2400 km. Utilize a aproximação tgθ ≈ θ para ângulos pequenos (em radianos).

Questão
2014Física

A tcnica de pintura conhecida como pontilhismo, desenvolvida na Frana em meados do sculo XIX, principalmente por George Seraut e Paul Signac, utilizou princpios de ptica na realizao de suas obras. Essa tcnica consiste em pintar um grande nmero de pequenos pontos igualmente espaados de cores primrias, tal que a iluso da mistura de cores produzida somente nos olhos do observador. De acordo com o critrio de Rayleigh, dois pontos so distinguidos pelo olho humano se estiverem separados por um ngulo dado pela relao senem que o comprimento de onda da luz e o dimetro da pupila. Considerando que, em mdia, = 2,0 mme que, para ngulos pequenos, vale a relao sen,a que distncia mnima D,em metros, de uma pintura pontilhista um observador deve estar para observar a mistura de pontos, no caso da cor verde (= 500 nm),se o espaamento entre os pontos for de x = 1,22 mm?

Questão
2014Física

(UFG - 2014) Uma longa ponte foi construida e instalada com blocos de concreto de 5m de comprimento a uma temperatura de 20C em uma regio na qual a temperatura varia ao longo do ano entre 10C e 40C . O concreto destes blocos tem coeficiente de dilatao linear de. Nessas condies, qualdistncia em cm deve ser resguardada entre os blocos na instalao para que, no dia mais quente do vero, a separao entre eles seja de 1cm.

1-4 de 4