Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UFJF 2016 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) Um nome importante na origem do pensamento evolucionista é o do francês Jean-Baptiste Lamarck, que publicou uma série de obras sobre sua teoria evolutiva, sendo a mais conhecida a de 1809 no seu livro Filosofia Zoológica. Dentre as suas ideias, uma relaciona o ambiente à mudança de hábitos de um ser vivo, levando à alteração de certas estruturas em seu organismo. Essa ideia é conhecida como a lei de:

Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) Durante a gastrulação há uma reorganização significativa das células da blástula que originam os três folhetos embrionários. Faz parte dessa reorganização a formação do arquêntero, que dará origem a/ao:

Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) Os equinodermos são triblásticos e apresentam várias características compartilhadas com os protocordados (grupo do filo Chordata), principalmente na fase embrionária, As características que mostram o parentesco evolutivo entre os dois grupos são: I. Simetria radial secundária. II. Enterocelia. III. Presença de endoesqueleto. IV. Blastóporo origina a boca. V. Deuterostomia. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) No processo de respiração celular o gás oxigênio atua como agente oxidantede moléculas orgânicas. As afirmativas a seguir são relacionadas a esse processo. I. Os produtos finais da respiração celular são moléculas de gás carbônico e moléculas deágua. II. A degradação da glicose na respiração celular ocorre em três etapas metabólicas (glicólise,ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa). III. O saldo energético líquido da primeira etapa da respiração celular é de dois ATP pormoléculas de glicose. IV. O oxigênio é necessário em todas as três etapas metabólicas da respiração celular. V. Nas células eucarióticas, o ciclo de Krebs, uma das etapas metabólicas da respiraçãocelular, ocorre no citosol. São CORRETAS as afirmativas:

Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) O gênero Sphagnum (Anthocerophyta) possui espécies que são comumentechamadas musgos de turfeira e possuem grande importância ecológica por formarem a turfa,que cobre 1% da superfície terrestre do planeta. Na primeira guerra mundial foram muitoutilizados na limpeza de ferimentos, por absorverem até 20 vezes seu peso em água e pelapresença de metabólitos bactericidas em sua constituição. Sobre musgos de turfeira, marque aalternativa CORRETA:

Questão
2016Biologia

(UFJF 2016) Uma doença, de base genética, é responsável por uma má formação em patas de uma determinada espécie X, sendo o alelo recessivo a responsável pela doença. Uma fêmea normal Aa foi cruzada com um macho normal Aa. Qual é a probabilidade de, em 3nascimentos, 2 serem doentes e 1 normal?

1-6 de 6