Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UFJF 2017 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2017Biologia

(UFJF-pism 1/2017) O Prmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma rea bastante fundamental das Cincias Biolgicas. O japons Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia realmente funciona. Trata-se de uma funo ligada ao reaproveitamento do lixo celular e tambm ligada a doenas. Fonte: texto modificado a partir de http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1819288-japones-vence-nobel-de-medicina-por-pesquisa-sobre-aautofagia.shtml de 03/10/2016. Acesso em 16/10/2016. Tanto no proesso de autofagia, quanto na heterofagia, os __________ atuam realizando a digesto intracelular. De acordo com o tipo de clula, aps o processo de digesto, forma-se o __________, que pode ser eliminado por __________ ou ficar retido indefinidamente no citoplasma da clula. Assinale a alternativa com a sequncia CORRETA que completa os espaos tracejados:

Questão
2017Biologia

(UFJF-pism 2 2017) Ao caminhar pela sua cidade, um estudante do ensino médio observou as seguintes plantas: I. Musgo II. Samambaia III. Pinheiro IV. Goiabeira V. Ipê-amarelo Após analisá-las, fez as afirmações abaixo. Assinale a opção com a alternativa CORRETA:

Questão
2017Biologia

Em relao ao tecido conjuntivo, leia as afirmativas a seguir: I. o mais diversificado de todos, com ampla distribuio pelo corpo dos animais; apresenta-se com diversos aspectos e funes. II. Sendo uma estrutura complexa, pode ser formado por vrios tipos de fibras como colgenas, elsticas e reticulares. III. A doena escorbuto ocasiona uma degenerao dos tecidos conjuntivos. IV. O sangue considerado um tecido conjuntivo cujas clulas esto imersas no plasma sanguneo. V. O tecido conjuntivo que resiste a foras da trao o tipo de tecido denso no modelado. Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:

Questão
2017Biologia

(Ufjf-pism 3 2017) O primeiro transgênico criado foi uma bactéria geneticamente alterada para produzir a insulina, em 1978. Em 1994, foi lançada a primeira planta transgênica aprovada para o consumo, um tipo de tomate, nos Estados Unidos. De lá para cá, o mundo viu um crescimento da comercialização de produtos que contêm genes modificados. Fonte: texto adaptado de http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/10/07/noticias-saude,194867/alimentos-transgenicos-ocupam-gondolas-do-mercado-tire-suas-duvidas.shtml. Acessado em 15/10/16 A produção dos transgênicos descrita no texto acima só foi possível devido à descoberta das enzimas de restrição. Essas enzimas podem cortar a dupla-hélice de DNA em pontos específicos. Um fragmento do DNA humano cortado com a enzima de restrição EcoRI pode ser ligado a qual tipo de ácido nucleico? Assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017Biologia

(Ufjf-pism 1 2017) O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z. Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:

Questão
2017Biologia

(UFJF MG/2017) Recentemente, uma nova espcie de caramujo aqutico foi descrita para a Amrica do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populaes de uma espcie bem conhecida, quando observaram que os indivduos da populao A apresentavam caractersticas morfolgicas diferentes daquelas observadas nos indivduos da populao B. Para confirmar que a populao A representava uma nova espcie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivduos provenientes das duas populaes e provaram, atravs de experimentos de laboratrio, que esses indivduos no so capazes de se acasalar. As diferenas observadas no DNA e o fato de os indivduos das duas populaes no terem acasalado e, portanto, no gerarem descendentes frteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populaes correspondem a duas espcies diferentes. I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populaes de caramujos poderia ser do tipo przigotico, j que os indivduos no foram capazes de se acasalar. II. Duas populaes que se encontram em alopatria podem se tornar espcies diferentes ao longo do tempo devido manuteno do fluxo gnico. III. Atravs de mutaes no DNA e ausncia de fluxo gnico, alelos diferentes vo sendo fixados nas duas populaes levando formao de duas espcies diferentes. IV. O isolamento geogrfico pode resultar em mudanas no fentipo, que tornam os indivduos incompatveis para a reproduo. V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequncia do isolamento geogrfico e ausncia de fluxo gnico entre populaes aloptricas. Assinale a opo com as afirmativas CORRETAS:

1-6 de 6