(UFMA 2019) Observe os enunciados abaixo e, em seguida, marque a opo que traz as funes sintticas dos termos destacados: I. O homemnervosoentrou no banco. II. O homem,nervoso, entrou no banco.
(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI. Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?
(UFMA -2009) O homem sempre buscou explicaes sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua prpria existncia. Na Grcia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicaes eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte carter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem incio com Tales de Mileto, em razo de ele ter afirmado que a gua a origem e a matriz de todas as coisas. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem carter filosfico pelas seguintes razes:
(UFMA - 2008) Leia com ateno a seguinte afirmao de Rousseau. Enfim, cada um dando ningum e, no existindo um associado sobre o qual no se adquira o mesmo direito que se lhe cede sobre si mesmo, ganha-se o equivalente de tudo que se perde, e maior fora para conservar o que se tem. Se separar-se, pois, do pacto social aquilo que no pertence sua essncia, ver seguintes termos: Cada um de ns pe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direo suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisvel do todo. Imediatamente, esse ato de associao produz, em lugar da pessoa particular de cada contratante, um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos so os votos da assembleia, e que, por esse mesmo ato, ganha sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade. ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. Coleo Os Pensadores. O Pacto Social somente possvel a partir da vontade geral, descrita acima. Segundo Rousseau, tal conceito significa:
(UFMA - 2008) O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudana? Ignoro-o. Que poder legitim-la? Creio poder resolver esta questo. ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1978. A partir da afirmao acima, assinale a opo correta.
(UFMA - 2007) Habermas costuma ser descrito como o último grande racionalista (...) ele propõe, como nova perspectiva, outro conceito de razão: a razão dialógica, que brota do diálogo e da argumentação entre os agentes interessados numa determinada situação. (...) Para tanto, é necessária uma ação social que fortaleça as estruturas, capazes de promover as condições de liberdade e de não constrangimento imprescindíveis ao diálogo. COTRIM,Gilberto.Fudamentos de Filosofia - História e Grandes Temas. São Paulo. Ed. Saraiva, 2002. pág. 226. No trecho descrito acima, fica bem claro quando Habermas afirma:
(UFMA - 2007) Ao longo da histria do pensamento tico, vrias questes surgiram e, com elas, a tica impulsionou-se. O pensador ingls David Hume formulou uma dessas questes. Assinale a alternativa que traz a questo proposta por David Hume relativa tica.
(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:
(UFMA - 2006) Segundo Nicolau Maquiavel, aquilo que do ponto de vista da moral pode ser considerado um bem, no mbito da poltica pode converter-se em um mal e vice-versa, pois o que qualifica a boa e a m ao na poltica o xito ou no da ao no trato com a circunstncia. Baseado nessa premissa, correto afirmar:
(Ufma 2005)A rua era das mais animadas da cidade; por todo o dia estivera cheia de gente. Mas agora, ao anoitecer, a multidão crescia de um minuto para outro; e quando se acenderam os lampiões de gás, duas densas, compactas correntes de transeuntes cruzavam diante do café. Jamais me sentira num estado de ânimo como o daquela tarde; e saboreei a nova emoção que de mim se apossara ante o oceano daquelas cabeças em movimento. Pouco a pouco perdi de vista o que acontecia no ambiente em que me encontrava e abandonei-me completamente à contemplação da cena externa. (Walter Benjamin Sobre alguns temas em Baudelaire) O texto nos leva a uma compreensão de estética como: