Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFPA 2013 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2013Filosofia

(Ufpa 2013) Originalmente concebida e acionada para emancipar os homens, a moderna ciência está hoje a serviço do capital, contribuindo para a manutenção das relações de classe. A ciência e a técnica nas mãos dos poderosos [...] controlam a vida dos homens, subjuga-os ao interesse do capital. A produção de bens segue uma lógica técnica, e não à lógica das necessidades reais dos homens. FREITAG, B. A teoria Crítica ontem e hoje, São Paulo: Brasiliense, 1986, p.94. A autora nos apresenta a visão da Escola de Frankfurt acerca do papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia na moderna economia capitalista. Sobre este papel, considere as afirmativas abaixo: I. A ciência e a técnica, além de serem forças produtivas, funcionam como ideologias para legitimar o sistema capitalista. II. Nas mãos do poder econômico e político, a tecnologia e a ciência são empregadas para impedir que as pessoas tomem consciência de suas condições de desigualdade. III. A dimensão emancipadora e crítica da racionalidade moderna foi valorizada na economia capitalista, pois muitas das reivindicações dos trabalhadores foram atendidas a partir do advento da tecnologia. IV. Na economia capitalista, produz-se com eficácia o que dá lucro e não aquilo que os homens necessitam e gostariam de ter ou usar. Estão corretas as afirmativas:

Questão
2013Filosofia

(Ufpa 2013) Em Atenas [...] o povo exercia o poder, diretamente, na praça pública [...]. Todos os homens adultos podiam tomar parte nas decisões. Hoje elegemos quem decidirá por nós. A democracia antiga é vista, geralmente, como superior à moderna. Mas a democracia moderna não é uma degradação da antiga: ela traz uma novidade importante os direitos humanos. A questão crucial dos direitos humanos é limitar o poder do governante. Eles protegem os governados dos caprichos e desmandos de quem está em cima, no poder. JANINE, Renato.A democracia, São Paulo, Publifolha, 2001, p. 8-10, texto adaptado. A superioridade da democracia antiga com relação à moderna pode ser atribuída ao (à)

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013) Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto consequncia: que nada pode ser injusto. As noes de bem e de mal, de justia e injustia, no podem a ter lugar. Onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. Na guerra, a fora e a fraude so as duas virtudes cardeais. A justia e a injustia no fazem parte das faculdades do corpo ou do esprito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixes. HOBBES,Leviat, So Paulo: Abril cultural, 1979, p. 77. Quanto s justificativas de Hobbes sobre a justia e a injustia como no pertencentes s faculdades do corpo e do esprito, considere as afirmativas: I. Justia e injustia so qualidades que pertencem aos homens em sociedade, e no na solido. II. No estado de natureza, o homem como um animal: age por instinto, muito embora tenha a noo do que justo e injusto. III. S podemos falar em justia e injustia quando institudo o poder do Estado. IV. O juiz responsvel por aplicar a lei no decide em conformidade com o poder soberano; ele favorece os mais fortes. Esto corretas as afirmativas:

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013) Ao pensar como deve comportar-se um prncipe com seus sditos, Maquiavel questiona as concepes vigentes em sua poca, segundo as quais consideravam o bom governo depende das boas qualidades morais dos homens que dirigem as instituies. Para o autor, um homem que quiser fazer profisso de bondade natural que se arrune entre tantos que so maus. Assim, necessrio a um prncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade. Maquiavel, O Prncipe, So Paulo: Abril cultural, Os Pensadores, 1973, p.69. Sobre o pensamento de Maquiavel, a respeito do comportamento de um prncipe, correto afirmar que

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013)Pode-se referir conscincia, religio e tudo o que se quiser como distino entre os homens e os animais; porm, esta distino s comea quando os homens iniciam a produo dos seus meios de vida [...]. A forma como os indivduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente o que so. O que so coincide portanto com a sua produo, isto , com aquilo que produzem como com a forma como produzem. Marx, K. Ideologia Alem, Lisboa: Editora Presena, 1980, p. 19. Considerando que, segundo Marx, a maneira de ser do homem depende de alguns fatores, identifique, no conjunto de fatores listados abaixo, os que, na viso do citado filsofo, distinguem o ser humano: I. os respectivos modos de produo. II. a prpria produo de sua vida material. III. a forma de utilidade dos objetos produzidos em sociedade. IV. o estado de desenvolvimento de sua conscincia depende de sua histria de vida. V. a produo dos meios de subsistncia tendo em vista o bem comum da sociedade. Os fatores esto corretamente identificados em:

1-5 de 5