Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UFPE 2003 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2003Português

(UFPE - 2003) Basta senhor, porque roubo em uma barca sou ladro, e vs que roubais em uma armada sois imperador? Assim . Roubar pouco culpa, roubar muito grandeza. O ladro que furta para comer, no vai nem leva ao inferno: os que no s vo, mas que levam de que eu trato, so os outros... ladres de maior calibre e mais alta esfera... Os outros ladres roubam um homem, estes roubam cidades e reinos, os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros se furtam so enforcados, e o bucolismo estes furtam e enforcam. (Pe. Antonio Vieira. Sermo do bom ladro.) Que havemos de esperar, Marlia bela? Que vo passando os florescentes dias? As glrias que vm tarde j vm frias; E pode enfim mudar-se a nossa estrela. Ah! No, minha Marlia, Aproveite-se o tempo, antes que faa O estrago de roubar ao corpo as foras E ao semblante a graa. (Toms Antnio Gonzaga. Lira XIV) Sobre a obra desses autores, analise as afirmativas a seguir. 1) A obra de Gonzaga exemplar do Arcadismo. O tema dos versos acima o carpe diem (gozar a vida presente), escrito numa linguagem amena, sem arroubos, prpria do Arcadismo. 2) Despojada de ousadias sintticas e vocabulares, a linguagem arcdica, no poema de Gonzaga, diferencia-se da linguagem rebuscada, usada pelo Barroco. 3) O texto de Vieira, sendo Barroco, est pleno de metforas, de linguagem figurada, de termos inusitados e eruditos, sendo de difcil compreenso. 4) Vieira adota a tendncia barroca conceptista que leva para o texto o predomnio das ideias, do raciocnio, da lgica, procurando adequar os textos religiosos realidade circundante. Est(o) correta(s) apenas:

Questão
2003Português

(UFPE - 2003) Seu destino crescer. Nosso turismo j um produto de exportao com prestgio no mundo inteiro. Antes, para o resto do mundo, ramos apenas o pas do Carnaval e do futebol. Isso h muitos anos. Agora diferente, agora o pas tem rumo. Com o PNMT - Programa Nacional de Municipalizao do Turismo -, mais de 1.200 cidades tursticas esto sendo preparadas para que se tornem melhores para os turistas e para quem vive nelas. Treinamos e capacitamos mais de 500 mil profissionais, nas diversas reas ligadas ao turismo em todo o Brasil. Leis do tempo do Imprio foram atualizadas, abrindo novos horizontes, principalmente para o turismo martimo. S em 2001 tivemos 30 dos maiores transatlnticos do mundo navegando pelo nosso litoral. Com o cenrio brasileiro modernizado e mais atraente, de 2 milhes passamos para 5 milhes de turistas estrangeiros recebidos anualmente. O turismo traz os benefcios de um maravilhoso produto de exportao, ajudando a combater nossas dificuldades sociais com a gerao de mais emprego, mais renda e divisas para o pas. Consulte seu agente de viagens. (Embratur, Ministrio do Esporte e Turismo, Governo do Brasil.) A regncia verbal e a nominal esto conforme a norma padro em:

Questão
2003Português

(Ufpe/2003) Leve é o pássaro; e a sua sombra voante, mais leve ........................................... E o desejo rápido desse antigo instante, mais leve. E a figura invisível do amargo passante, mais leve. (Cecília Meireles) Mais claro e fino do que as finas pratas O som da sua voz deliciava.. Na dolência velada das sonatas Como um perfume a tudo perfumava. (Cruz e Souza) Qual a semelhança ou o ponto de convergência entre a poesia neo-simbolista de Cecília Meireles e a de Cruz e Souza?

1-3 de 3