Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFPR 2014 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2014História

(UFPR -2014) Na figura abaixo vemos esquerda uma ilustrao de Guy Fawkes, ingls catlico morto em 1605 aps tentar explodir o Parlamento ingls na Conspirao da Plvora, e um manifestante ingls usando a mscara de Guy Fawkes em 2011 (inspirada na graphic novel V de Vingana, transformada em filme em 2006) e portando um cartaz no qual se l: O povo no deve temer seu governo. Sobre os contextos do sculo XVII e do sculo XXI em que a figura de Guy Fawkes aparece, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Guy Fawkes pertenceu a uma legio de opositores catlicos dinastia dos Stuart, que tentou estabelecer um regime absolutista na Inglaterra ao longo do sculo XVII. ( ) Atualmente, o uso da mscara de Guy Fawkes mantm o ativismo catlico do personagem original, ao defender a opo preferencial pelos pobres e uma teologia de libertao atravs do ciberativismo. ( ) Enquanto Guy Fawkes foi demonizado como traidor Coroa inglesa desde o sculo XVII, atualmente as mscaras de Guy Fawkes representam a contestao ao autoritarismo e injustia, como no movimento Ocupe Wall Street e em diversos protestos pelo mundo. ( ) Aps a Conspirao da Plvora, outras revoltas ocorreram no sculo XVII na Inglaterra, culminando na Revoluo Puritana (1640) e na Revoluo Gloriosa (1688), seja por questes religiosas, seja pelos cercamentos, seja disputa de poder entre a monarquia e o parlamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

Questão
2014História

(Ufpr 2014) Se, durante décadas, o dia 13 de maio foi comemorado como a data da abolição da escravidão, recentemente o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Sobre os sentidos dessas duas datas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) O 13 de maio simboliza uma libertação conquistada pelos escravos e pelos abolicionistas junto ao Império, que instituiu políticas de reparação aos ex-escravos e aos seus descendentes. ( ) O 20 de novembro tem se firmado como uma data que relembra a resistência escrava, pois a abolição da escravidão não ocorreu sem a luta de parte dos escravos, seja de forma coletiva organizada (quilombos), seja de forma individual (suicídio, fuga, abandono do trabalho). ( ) O 13 de maio foi resultado tanto da resistência dos escravos quanto da atuação dos abolicionistas, porém a abolição da escravidão foi um processo lento que seguiu a situação e as vontades política e econômica das elites. ( ) A razão pela demora em se estabelecer o 20 de novembro como uma data comemorativa deveu-se à escassez de indícios que confirmassem a luta política dos abolicionistas, visto que Rui Barbosa, então ministro da Fazenda do início da República, incinerou os documentos que comprovavam essas ações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2014História

(UFPR -2014) Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia aucareiras entre os sculos XVI e XVII do perodo colonial brasileiro: 1. O perodo de produo aucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econmicos como a primeira iniciativa de colonizao do Brasil, em que o acar era o principal produto no comrcio com a metrpole. 2. Entre 1630 e 1654, os espanhis controlaram as fontes brasileiras de produo de acar em Pernambuco com o apoio dos indgenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administrao poltica mais tolerante aos seus costumes religiosos. 3. O declnio da economia aucareira ocorreu aps a expulso dos holandeses, que investiram na produo de acar nas Antilhas. 4. O sistema aucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possua plenos poderes polticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014História

(Ufpr 2014) O conhecimento histórico é sempre (...) uma consciência de si mesmo: ao estudar a história de uma outra época, os homens não podem deixar de compará-la com seu próprio tempo (...). Mas, ao comparar a nossa época e a nossa civilização com as outras épocas e civilizações, corremos o risco de lhes aplicar a nossa própria medida(...). (GUREVICH, Aron. As categorias da cultura medieval. Lisboa: Editorial Caminho, p. 15). Aplicando o raciocínio exposto acima aos sentidos que a Idade Média adquiriu em diferentes tempos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Atualmente, os historiadores entendem o medievo na sua multiplicidade, com suas especificidades regionais e temporais, ao mesmo tempo em que mostram a permanência e a relevância de determinadas instituições e invenções medievais, como a universidade, o livro, a imprensa e o banco. ( ) No século XV, surge a noção negativa de Idade Média, considerada uma era intermediária e homogênea de trevas e ignorância, separando a antiguidade Greco-romana e o Renascimento, que se via como herdeiro do período clássico noção que ainda perdura entre muitas pessoas. ( ) Nos séculos XX e XXI, obras como O Senhor dos Anéis, As crônicas de Nárnia e Game of Thrones evocam elementos medievais imaginativos, tais como a floresta como lugar do mágico, cavaleiros, espadas, dragões, religiosidade, dando continuidade a recriações da Idade Média em curso desde o século XIX. ( ) Na recente historiografia, por conta das apropriações midiáticas da Idade Média, procura-se estabelecer as diferenças e as distâncias entre a Idade Média e a História do Brasil, mostrando que o medievo não possui relação com a formação de nosso país, por ter sido um fenômeno europeu. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

1-4 de 4