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Questões de História - UFPR 2018 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Leia abaixo um excerto das Leis das Doze Tbuas, sistematizadas em 450 a.C.: TBUA NONA Do direito pblico 1. Que no se estabeleam privilgios em lei (Ou que no se faam leis contra indivduos) [...] 3. Se um juiz ou um rbitro indicado pelo magistrado receber dinheiro para julgar a favor de uma das partes em prejuzo de outrem, que seja morto; [...] (Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/12tab.htm. Acesso em 07 set. 2018.) A partir dos conhecimentos sobre o perodo republicano da Roma Antiga (509 a.C. - 27 a.C.): a) Explique as motivaes que levaram sistematizao dessas leis e quais mudanas elas trouxeram em relao vida poltica e social vigente no perodo monrquico (753 a.C. - 509 a.C.). b) As Leis das Doze Tbuas deram origem a qual conjunto de leis e normas jurdicas?

Questão 2
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) Atualmente, no Brasil, as eleies para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo so decididas pelo voto obrigatrio, direto, secreto e universal. Sobre as eleies e os direitos polticos em nosso territrio, desde o perodo colonial at o sculo XX, considere as seguintes afirmativas: 1. No perodo do Imprio (1822-1889), com a Constituio de 1824, para escolha de representantes polticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. 2. No incio da Repblica (1891), foi institudo o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de voto de cabresto. 3. Aps mobilizao do movimento sufragista feminino no incio do sculo XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. 4. Com o Estado Novo em 1937, as eleies diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitrio. Assinale a alternativa correta.

Questão 2
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Leia os dois excertos abaixo sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro: A primeira instituio museolgica e de pesquisa do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ, segue seu pioneirismo com estudos de ponta e amplo acervo enriquecido constantemente. [...] O embrio das colees foi implantado pela famlia real portuguesa, e atualmente o maior museu de histria natural e antropolgica da Amrica Latina. (PIRES, Debora de Oliveira. 200 anos do Museu Nacional. Rio de Janeiro: Associao Amigos do Museu Nacional, 2017, pp.2; 6.) As cinzas do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, consumido pelas chamas na noite do ltimo domingo, so mais do que restos de fsseis, cermicas e espcimes raros. O museu abrigava entre suas mais de 20 milhes de peas os esqueletos com as respostas para perguntas que ainda no haviam sido respondidas ou sequer feitas por pesquisadores brasileiros. E pode ter calado para sempre palavras e cantos indgenas ancestrais, de lnguas que no existem mais no mundo. (ALESSI, Gil. A cincia perdida no incndio do Museu Nacional. El Pas, 06 set 2018. Disponvel em: https://brasil.elpais.com/ brasil/2018/09/05/politica/1536160858_009887.html. Acesso em 06 de set. 2018.) O Museu Nacional foi construdo no Rio de Janeiro juntamente com outras iniciativas, como o Jardim Botnico e a Biblioteca Real, nas duas primeiras dcadas do sculo XIX, aps a vinda da famlia real portuguesa ao Brasil. a) Identifique a razo pela qual a famlia real se instalou no Brasil em 1808 e pontue outras duas consequncias da sua vinda para os brasileiros, durante o chamado perodo joanino (1808-1821). b) A partir da leitura dos excertos apresentados e dos conhecimentos sobre histria, disserte sobre duas funes sociais e/ou cientficas da existncia de lugares de memria e de patrimnio, tais como o Museu Nacional.

Questão 3
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Considere o seguinte excerto do Manifesto Comunista, publicado em 1848: Burgueses e Proletrios (1) [...] A nossa poca, a poca da burguesia, caracteriza-se, contudo, pelo fato de ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade toda cinde-se, mais e mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diretamente confrontadas: burguesia e proletariado. (MARX, Karl ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Estudos Avanados.12 (34), 1998, p. 8 [1848].) Com base nos conhecimentos sobre Idade Mdia, Idade Moderna e Idade Contempornea, responda: a) Quem eram os burgueses no perodo da Baixa Idade Mdia (sculos X a XV) e qual foi a razo de seu crescimento nesse perodo? b) Em relao ao contexto em que escreveram Marx e Engels, caracterize a burguesia francesa durante a Idade Moderna (1453-1789) a partir de suas atividades econmicas e seu status poltico. c) Por que Marx e Engels nomeiam o sculo XIX como a poca da burguesia?

Questão 4
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Leia o excerto do documento abaixo: CARTA DA LIBERDADE (Charter of Freedom) Adotada no Congresso do Povo, em Kliptown, em 26 de junho de 1955 (frica do Sul) Ns, o Povo da frica do Sul, declaramos para o conhecimento de todo nosso pas e para o mundo: Que a frica do Sul pertence a todos que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo pode reivindicar autoridade legtima a menos que esteja baseado na vontade do povo; Que nosso povo tem sido privado de seu direito terra, liberdade e paz por uma forma de governo fundada na injustia e na desigualdade; Que nosso pas nunca ser prspero ou livre at que nosso povo viva em irmandade, desfrutando de direitos e oportunidades iguais; Que somente um estado democrtico, baseado na vontade de todo o povo, pode assegurar a todos seus direitos natos sem distino de cor, raa, sexo ou crena; E por isso, ns, o povo da frica do Sul, negros e brancos [...] adotamos essa Carta da Liberdade; E juramos lutar juntos, sem poupar nenhuma fora ou coragem, at que as mudanas democrticas determinadas aqui sejam conquistadas. [...] (Traduo livre - Fonte: http://www.sahistory.org.za/article/congress-people-and-freedom-charter. Acesso em 31 de agosto de 2018). Identifique a forma de governo que criticada nesse documento e defina o funcionamento de sua poltica de atuao em relao a brancos e a negros na frica do Sul, entre 1948 e 1994. Em seguida aponte um fator externo e um fator interno frica do Sul que levaram ao trmino dessa forma de governo.

Questão 4
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastao de Roma: No, irmos, no nego o que ocorreu em Roma. Coisas horrveis nos so anunciadas: devastao, incndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, no podemos consolar-nos ante tantas desgraas que se abateram sobre a cidade. (Santo Agostinho. Sermo sobre a devastao de Roma. Traduo de Jean Lauand. Disponvel em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.) Considerando os conhecimentos sobre a histria do Imprio Romano (27 a.C. 476 d.C.) e as informaes do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histrico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequncia para o Imprio, entre os sculos IV e V.

Questão 5
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Leia o excerto abaixo, retirado de artigo sobre a construo da mitologia referente figura e atuao dos bandeirantes no Brasil: Delineou-se com toda a clareza [...] uma preocupao ao mesmo tempo historiogrfica e ideolgica, presente principalmente na obra de historiadores paulistas da primeira metade do sculo XX, em estudar a formao da populao paulista a partir da biografia de seus antepassados ilustres, encarnados na figura do bandeirante. (SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construo e sentidos. Histria Social, Campinas, SP, n. 13, 2007, p. 161.) A partir dos conhecimentos sobre o perodo colonial da Amrica Portuguesa (sculos XVI a XIX) e sobre o perodo referido no excerto (a primeira metade do sculo XX no Brasil): a) Cite 2 principais atividades das bandeiras no perodo colonial da Amrica Portuguesa. b) Defina duas caractersticas do mito do bandeirante construdo entre o final do sculo XIX e primeira metade do sculo XX por grupos paulistas e explique duas razes que levaram a essa construo. Em seguida, aponte uma crtica feita a essa mitologia.

Questão 6
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Com base nos conhecimentos sobre o tema da histria da imigrao no Brasil, aponte dois fatores que levaram um grande fluxo de estrangeiros a vir para o Brasil no perodo do final do sculo XIX ao incio do sculo XX. Em seguida, disserte sobre as razes de haver maior concentrao de imigrantes nas regies Sul e Sudeste do Brasil nesse perodo.

Questão 7
2018História

(UFPR - 2018 - 2 FASE) Leia o seguinte trecho de um texto sobre as Comisses da Verdade na Amrica Latina nos sculos XX e XXI: A Amrica Latina um rico cenrio para exemplos de como o reconhecimento e a responsabilizao podem se mostrar custosos. Leis de anistia feitas pelos prprios governos militares foram muito comuns. No Brasil, a lei foi aprovada em 1979 [...]. Em muitos pases da Amrica Central e do Sul, h uma tradio de impunidade e esquecimento. Soldados e membros das foras de segurana torturaram e mataram centenas de pessoas sem medo de punio. Na Guatemala, Peru e Colmbia, as cortes militares se recusavam a condenar oficiais acusados de violaes aos direitos humanos [...]. No entanto, devido presso de setores importantes da sociedade civil, a maioria dos governos democrticos tem revisto a opo pela amnsia e criado comisses de verdade para investigar as violaes ocorridas. (PINTO, Simone Rodrigues. Direito Memria e Verdade: Comisses de Verdade na Amrica Latina. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 133-134.) A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a histria poltica do Brasil nas dcadas de 1960 a 1980, responda: a) O que foi a lei da anistia no Brasil em 1979, a quem ela afetou e de que forma? Tendo em vista os trabalhos da Comisso Nacional da Verdade no Brasil entre 2012 e 2014, a lei da anistia foi revogada em nosso pas aps a divulgao dos resultados da Comisso? b) O que foi o processo da chamada abertura poltica, iniciada a partir de 1974, quais foram as suas caractersticas e quem foram os atores sociais envolvidos e com quais interesses?

Questão 7
2018HistóriaGeografia

(UFPR - 2018 - 1 FASE) A seleo de futebol da Frana, campe da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou rabe. Desde 1998, a seleo francesa conhecida em seu pas como equipe black-blanc-beur (negra, branca e rabe). Uma razo histrica do aumento da diversidade tnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais :

Questão 8
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor ingls Thomas Morus (1478-1535), lanado entre 1516 e 1518: [...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo dividido de maneira equnime entre as pessoas, onde no existe injustia e violncia e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da excluso social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicao de todos ao trabalho [...]. (LOPES, M. A. Uma Histria da ideia de utopia: o real e o imaginrio no pensamento poltico de Thomas Morus. Histria: Questes Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.) A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o incio da Idade Moderna (1453-1789), correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:

Questão 9
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituio que se encontra em vigncia no Brasil. A respeito da histria da construo e da aplicao dessa Constituio, considere as seguintes afirmativas: 1. Essa Constituio ampliou os direitos civis, polticos e sociais, tais como a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a garantia ao acesso universal educao e sade. 2. Aps 30 anos da promulgao dessa constituio, comemora-se o cumprimento do item III do artigo 3 da Constituio: erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. 3. Essa Constituio foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colgio eleitoral, por conta da rejeio da emenda das Diretas J pelo Congresso Nacional. 4. Essa Constituio foi elaborada com a finalidade de romper com o perodo da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratizao. Assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) No prembulo da Declarao Universal dos Direitos Humanos, l-se: [...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbrie que revoltam a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da misria, foi proclamado como a mais alta inspirao do Homem [...]. (grifo nosso) A partir dos conhecimentos sobre o contexto histrico dessa declarao, assinale a alternativa que indica os eventos histricos em que ocorreram atos de barbrie no sculo XX, antes da publicao desse documento e que tiveram impacto na sua elaborao.

Questão
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) O ano de 1968 foi um perodo de tenses sociais e polticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos histricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) No Brasil, houve a promulgao do Ato Institucional n 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a represso a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes. ( ) Na Tchecoslovquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. ( ) Na Frana, houve mobilizao de trabalhadores em greves por ampliao de salrios e direitos, alm da contestao de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. ( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tenses raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

Questão
2018História

(UFPR - 2018 - 1 FASE) Considere o cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), lanado em 1918 nos Estados Unidos pela Associao Crist de Moas (Y.W.C.A.). No cartaz est escrito: Para cada soldado, uma mulher trabalhadora Apoie nossa segunda linha de defesa (Y.W.C.A.) Campanha para o Trabalho Unido da Guerra. Considerando esse documento, os conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial e sobre a condio das mulheres no mundo do trabalho na virada do sculo XIX para o sculo XX, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A Primeira Guerra Mundial foi marcada por uso limitado de propaganda, dirigindo-se a setores especficos das sociedades em guerra para mobilizar seu apoio. ( ) Aps o trmino da guerra, as mulheres que ocuparam os postos de trabalho foram incentivadas a deix-los para que retomassem seus papis de me e esposa. ( ) O cartaz demonstra uma realidade vivida pelos Estados Unidos, enquanto os demais pases da Trplice Entente no incentivaram o trabalho feminino. ( ) O trabalho feminino em indstrias e setor de servios j era uma realidade conhecida antes da Primeira Guerra, em decorrncia da Revoluo Industrial. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

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