Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UFRGS 2018 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2018HistóriaGeografia

(UFRGS - 2018)Considere as seguintes afirmaes sobre a atual problemtica migratria enfrentada pela Europa. I. O atual acordo internacional FRONTEX, assinado pelos pases da Unio Europeia em 2016, visou apoiar as migraes provenientes de qualquer pas ex-colnia e inibir o trfico de pessoas. II. A construo de campos de refugiados oficiais com completa infraestrutura nos pases europeus tem aumentado os fluxos imigratrios. III. A atual problemtica migratria enfrentada pela Europa tem, entre suas principais causas, o atual contexto de conflitos e instabilidades em seus pases de origem, como guerras civis. Quais esto corretas?

Questão
2018Geografia

(Ufrgs 2019) Leia o texto abaixo. O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos. Acesso em: 09 out. 2018. Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano. I. Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas. II. As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade. III. As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor. Quais estão corretas?

Questão
2018Geografia

(Ufrgs 2018) No bloco superior abaixo, estão indicadas as regiões hidrográficas brasileiras; no inferior, informações sobre essas regiões. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1. Amazônia 2. São Francisco 3. Paraná 4. Paraguai ( ) Apresenta grande potencial energético, e seu rio principal atravessa o polígono das secas. ( ) Drena as terras do Pantanal Mato-grossense, e seu rio principal é de planície. ( ) Ocupa trechos do Planalto Meridional, e seus rios são facilmente navegáveis. ( ) Abrange terras da zona equatorial e tem nascentes nos Andes. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Questão
2018Geografia

(UFRGS - 2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A formao de arcos de ilhas ocenicas est relacionada __________, assim como a formao de fossas submarinas est relacionada __________.

1-4 de 4