Questões de Redação - UFSC

1-7 de 7
Questão
2018Redação

Com base nos textos motivadores abaixo, escreva uma dissertação que tematize a importância da ética na vida do cidadão. De onde vem a palavra ética? Do grego ethos, que significava morada do humano, é a fronteira entre o humano e a natureza. Ethos também significa marca ou caráter. Nós, humanos, não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo. A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida. A ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder às três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 106. [Adaptado].

Questão
2011Redação

Proposta 1 - 2011 Escreva uma carta (com no mínimo 20 linhas) para a Câmara dos Deputados com base no Projeto de Lei e no texto de Graciliano Ramos, transcritos abaixo. Inicie sua carta com Senhores Deputados e termine assinando apenas Cidadã(o) Brasileira(o)

Questão
2011Redação

Proposta 2 Com base nos mesmos excertos apresentados para a proposta 1 de 2011, escreva um texto (conto ou crônica) a partir de uma experiência pessoal.

Questão
2011Redação

Proposta 3 Você deve ter percebido que a água é tema comum a três dentre as obras listadas para o Concurso Vestibular-UFSC/2011. Em O guarda-roupa alemão, da catarinense Lausimar Laus, encontramos páginas retratando cenas que se referem a enchentes pelo excesso de chuvas. Já nas obras Vidas secas, do alagoano Graciliano Ramos, e Morte e vida severina, do pernambucano João Cabral de Mello Neto, a quase absoluta falta de água persegue a vida de seus personagens. Redija uma dissertação, expondo e analisando o comportamento de personagem(ns) das obras citadas diante das adversidades provocadas, seja pela enchente, seja pela seca (ou por ambas).

Questão
2010Redação

Proposta 3 A partir da leitura do poema abaixo, escreva um conto ou uma crônica. Inscrição para um portão de cemitério Na mesma pedra se encontram, Conforme o povo traduz, Quando se nasce uma estrela, Quando se morre uma cruz. Mas quantos que aqui repousam Hão de emendar-nos assim: Ponham-me a cruz no princípio... E a luz da estrela no fim! Quintana, MÁRIO. Quintana de Bolso Rua dos Cataventos e Outros Poemas. Porto Alegre: LPM, 1997. p. 138.

Questão
2010Redação

Proposta 1 Escreva uma dissertação com base na leitura dos textos A e B abaixo Texto A Para quem acredita nas palavras do Apocalipse, livro da Bíblia que fala do final dos tempos, é bom se preparar para o pior. No capítulo 16, o livro alerta que um dos sinais para identificar que o fim do mundo está próximo é a seca do Rio Eufrates, no Oriente Médio, exatamente o que vem acontecendo, segundo notícia do jornal The New York Times. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2009. (Adaptado) Texto B I Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar Por causa disto a minha gente lá em casa começou a rezar Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada Por causa disto nesta noite lá no morro não se fez batucada II Acreditei nessa conversa mole Pensei que o mundo ia se acabar E fui tratando de me despedir E sem demora fui tratando de aproveitar III Beijei na boca de quem não devia Peguei na mão de quem não conhecia Dancei um samba em traje de maiô E o tal do mundo não se acabou Assis Valente (1911-1958)... E o mundo não se acabou. Disponível em: http:// Acesso em: 03 ago. 2009. (Adaptado) (Trecho do samba cantado por Carmem Miranda nos anos 40 do século passado e regravado em 2000 por Adriana Calcanhoto).

Questão
2010Redação

Proposta 2 A partir da manchete acompanhada de subtítulo, escreva uma notícia de jornal Suspeita de bruxaria no desaparecimento de jovem na Lagoa da Conceição. (Diário encontrado muda rumo das investigações)

1-7 de 7