Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UFSCAR 2004 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2004Português

(UFSCAR - 2004) O pregar h-de ser como quem semeia, e no como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas. (...) Todas as estrelas esto por sua ordem; mas ordem que faz influncia, no ordem que faa lavor. No fez Deus o cu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermo em xadrez de palavras. Se de uma parte h-de estar branco, da outra h-de estar negro; se de uma parte est dia, da outra h-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra ho-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra ho-de dizer subiu. Basta que no havemos de ver num sermo duas palavras em paz? Todas ho-de estar sempre em fronteira com o seu contrrio? Aprendamos do cu o estilo da disposio, e tambm o das palavras. (Vieira, Sermo da Sexagsima.) No texto, Vieira critica um certo estilo de fazer sermo, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da poca. O uso da palavra xadrez tem o objetivo de

Questão
2004Português

(UFSCAR - 2004) Para responder a prxima questo leia os dois sonetos de Olavo Bilac, que fazem parte de um conjunto de poemas chamado Via-Lctea. XII Sonhei que me esperavas. E, sonhando, Sa, ansioso por te ver: corria... E tudo, ao ver-me to depressa andando, Soube logo o lugar para onde eu ia. E tudo me falou, tudo! Escutando Meus passos, atravs da ramaria, Dos despertados pssaros o bando: Vai mais depressa! Parabns! dizia. Disse o luar: Espera! Que eu te sigo: Quero tambm beijar as faces dela! E disse o aroma: Vai que eu vou contigo! E cheguei. E, ao chegar, disse uma estrela: Como s feliz! como s feliz, amigo, Que de to perto vais ouvi-la e v-la! XIII Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, plido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via lctea, como um plio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo cu deserto. Direis agora: Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando esto contigo? E eu vos direi: Amai para entend-las! Pois s quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas. A que movimento literrio pertencem esses poemas?

1-2 de 2