Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - UFSCAR 2006 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2006Física

(Ufscar 2006) Em um filme, para explodir a parede da cadeia a fim de que seus comparsas pudessem escapar, o bandido ateia fogo a um pavio de 0,6 m de comprimento, que tem sua outra extremidade presa a um barril contendo pólvora. Enquanto o pavio queima, o bandido se põe a correr em direção oposta e, no momento em que salta sobre uma rocha, o barril explode. Ao planejar esta cena, o piroplasta utilizou os dados gráficos obtidos cuidadosamente da análise das velocidades do dublê (que representa o bandido) e da chama no pavio, o que permitiu determinar que a rocha deveria estar a uma distância, relativamente ao ponto em que o pavio foi aceso, em m, de

Questão
2006Física

(Ufscar 2006) Em um clássico de "Jornada nas Estrelas", a fim de se obterem informações antecipadas sobre uma região do espaço para a qual se dirige a nave "Enterprise", movida apenas por sua inércia e fora do alcance de forças externas, é lançada uma sonda de exploração na mesma direção e sentido do movimento da nave. Considere:A sonda não possui propulsão própria o lançamento envolveu uma interação inelástica; as velocidades foram tomadas relativamente às estrelas "fixas".  A velocidade da Enterprise, após o lançamento, pode ser calculada pela expressão:

Questão
2006Física

(Ufscar 2006) - E o sistema solar? - protestei. - Acha que tem alguma importncia para mim? - interrompeu-me com impacincia. - Voc afirma que giramos em torno do Sol. Se girssemos em volta da Lua, isso no faria a menor diferena para o meu trabalho. (Sherlock Holmes in Conan Doyle, Um Estudo em Vermelho.) Se, para Sherlock, os movimentos planetrios no tm tanta importncia, para Kepler e Newton eles tiveram. Kepler formulou as trs leis. Newton formulou a lei da gravitao universal que, junto s suas trs leis da dinmica, permitiu compreender as interaes distncia entre corpos. A respeito das concluses de Kepler e Newton, analise: I. A fora com que o Sol atrai os planetas e a fora com que a Terra atrai a Lua so de mesma natureza. II. A fora centrpeta que conserva um planeta em sua rbita ocorre unicamente em funo da atrao mtua entre o Sol e o planeta. III. O perodo de um planeta qualquer o intervalo de tempo necessrio para ocorrer uma volta completa do planeta em torno do Sol. Est correto o contido em:

Questão
2006Física

Inglaterra, século XVIII. Hargreaves patenteia sua máquina de fiar; Arkwright inventa a fiandeira hidráulica; James Watt introduz a importantíssima máquina a vapor. Tempos modernos! (C. Alencar, L. C. Ramalho e M. V. T. Ribeiro, História da Sociedade Brasileira.) As máquinas a vapor, sendo máquinas térmicas reais, operam em ciclos de acordo com a segunda lei da Termodinâmica. Sobre estas máquinas, considere as três afirmações seguintes: I. Quando em funcionamento, rejeitam para a fonte fria parte do calor retirado da fonte quente. II. No decorrer de um ciclo, a energia interna do vapor de água se mantém constante. III. Transformam em trabalho todo calor recebido da fonte quente. É correto o contido apenas em

1-4 de 4