Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFSM 2013 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2013Filosofia

(Ufsm 2013) Leonardo Boff inclui a generosidade como uma pilastra de um modelo adequado de sustentabilidade. Ele a caracteriza do seguinte modo: Generoso é aquele que comparte, que distribui conhecimentos e experiências sem esperar nada em troca. Já os clássicos da filosofia política, como Platão e Rousseau, afirmavam que uma sociedade não pode fundar-se apenas sobre a justiça. Ela se tomaria inflexível e cruel. Ela deve viver também da generosidade dos cidadãos, de seu espírito de cooperação e de solidariedade voluntária.   Considere as seguintes afirmações:   I. Segundo o texto, generosidade e justiça podem ser complementares uma à outra. II. Segundo o texto, se uma sociedade é inflexível e cruel, então ela está fundada apenas sobre a justiça. III. Já na ética aristotélica, a generosidade é uma virtude e a extravagância e a avareza são os vícios correlacionados a ela.   Está(ão) correta(s)

Questão
2013Filosofia

(UFSM - 2013) A economia verde contm os seguintes princpios para o consumo tico de produtos: a matria-prima dos produtos deve ser proveniente de fontes limpas e no deve haver desperdcio dos produtos. O Estado, entretanto, no impe, at o presente momento, sanes queles cidados que no seguem esses princpios. Considere as seguintes afirmaes: I. Esses princpios so juzos de fato. II. Esses princpios so, atualmente, uma questo de moralidade, mas no de legalidade. III. A tica epicurista, a exemplo da economia verde, prope uma vida mais moderada. Est(o) correta(s)

Questão
2013Filosofia

(Ufsm 2013) Os filósofos Ame Naess e George Sessions propuseram, em 1984, diversos princípios para uma ética ecológica profunda, entre os quais se encontra o seguinte:              O bem-estar e o florescimento da vida humana e não humana na Terra têm valor em si mesmos. Esses valores são independentes da utilidade do mundo não humano para finalidades humanas. Considere as seguintes afirmações:I. A ética kantiana não se baseia no valor de utilidade das ações.II. “Valor intrínseco” é um sinônimo para “valor em si mesmo”.III. A ética utilitarista rejeita a concepção de que as ações têm valor em si mesmas. Está(ão) correta(s)

Questão
2013Filosofia

(UFSM - 2013) Sem leis e sem Estado, voc poderia fazer o que quisesse. Os outros tambm poderiam fazer com voc o que quisessem. Esse o estado de natureza descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britnicas (1640-60), aprendeu em primeira mo como esse cenrio poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana no pode haver nenhuma segurana, nenhuma paz. Fonte: LAW, Stephen.Guia Ilustrado Zahar: Filosofia.Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Considere as afirmaes: I. A argumentao hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituda por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime poltico monarquista. II. Dois dos grandes tericos sobre o estado de natureza, Hobbes e Rousseau, partilham a convico de que o afeto predominante nesse estado o medo. III. Um trao comum da filosofia poltica moderna a idealizao de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. Est(o) correta(s)

1-4 de 4