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Questões de Matemática - UFSM | Gabarito e resoluções

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Questão
2015Matemática

(Ufsm 2015) Para avaliar as vendas em 2013, o setor de planejamento de uma empresa utilizou a função polinomial N(t) = t3 21t2 + 126t + 304em que N representa o número de tablets vendidos no mês t, com t=1 correspondendo a janeiro, t=2 correspondendo a fevereiro e assim por diante. De acordo com os dados, o número de tablets vendidos foi igual a 480, nos meses de

Questão
2015Matemática

(Ufsm 2015) Cerca de 24,3% da população brasileira é hipertensa, quadro que pode ser agravado pelo consumo excessivo de sal. A variação da pressão sanguínea P (em mmHg) de um certo indivíduo é expressa em função do tempo por onde t é dado em segundos. Cada período dessa função representa um batimento cardíaco. Analise as afirmativas: I. A frequência cardíaca desse indivíduo é de 80 batimentos por minuto. II. A pressão em t = 2 segundos é de 110mmHg. III. A amplitude da função P(t) é de 30mmHg. Está(ão) correta(s)

Questão
2014Matemática

(Ufsm 2014) A funo f(t) = t3 4t2+ 17t 20 representa o lucro de uma empresa de produtos eletrnicos (em milhes de reais), no tempo t (em anos). Se t1,t2e t3, comt1 t2 t3, correspondem aos anos em que o lucro da empresa zero, ento t3t2t1, igual a

Questão
2014Matemática

(Ufsm 2014) A figura mostra um jogo de videogame, em que aviões disparam balas visando a atingir o alvo. Quando o avião está no ponto (1,2), dispara uma bala e atinge o alvo na posição (3,0). Sendo r a reta determinada pela trajetória da bala, observe as seguintes afirmativas: Está(ão) correta(s)

Questão
2013Matemática

(Ufsm 2013) O uso de fontes de energias limpas e renováveis, como a energia eólica, geotérmica e hidráulica, é uma das ações relacionadas com a sustentabilidade que visa a diminuir o consumo de combustíveis fósseis, além de preservar os recursos minerais e diminuir a poluição do ar. Em uma estação de energia eólica, os cata-ventos C1, C2 e C3 estão dispostos conforme o gráfico a seguir. Para que um cata-vento de coordenadas (x,y) esteja alinhado com o cata-vento C1 e com o ponto médio do segmento C2C3, é necessário e suficiente que

Questão
2013Matemática

(Ufsm 2013) No Brasil, falar em reciclagem implica citar os catadores de materiais e suas cooperativas. Visando a agilizar o trabalho de separação dos materiais, uma cooperativa decide investir na compra de equipamentos. Para obter o capital necessário para a compra, são depositados, no primeiro dia de cada mês, R$600,00 em uma aplicação financeira que rende juros compostos de 0,6% ao mês. A expressão que representa o saldo, nessa aplicação, ao final de n meses, é

Questão
2011Matemática

(Ufsm 2011) O grfico mostra a quantidade de animais que uma certa rea de pastagem pode sustentar ao longo de 12 meses. Prope-se a funo Q (t) = a sen (b + ct) + d para descrever essa situao. De acordo com os dados, Q (0) igual a

Questão
2006Matemática

(UFSM - 2006) Sobre a funo representada no grfico, correto afirmar:

Questão
2006Matemática

(Ufsm 2006) Sobre a função representada no gráfico, é correto afirmar:

Questão
2005Matemática

(Ufsm 2005) No piso do hall de entrada de um shopping, foi desenhado um quadrado Q1 de 10 m de lado, no qual está inscrito um segundo quadrado Q2 obtido da união dos pontos médios dos lados do quadrado anterior e, assim, sucessivamente, Q3, Q4, ..., formando uma sequência infinita de quadrados, segundo a figura. Dessa forma, a soma das áreas dos quadrados é de  

Questão
2005Matemática

(UFSM - 2005) Escolhendo aleatoriamente alguns nmeros das pginas de um livro adquirido numa livraria, foram formados os conjuntos A = {2, 5, 6} e B = {1, 3, 4, 6, 8}, sendo a relao definida por. Dessa forma,

Questão
2003Matemática

(Ufsm 2003) Sendo    um ponto do plano tal que cos a = (4x - 16)/5 e cossec a = 5/ (4y-8), pode-se afirmar que P(x, y) é um ponto da circunferência de raio ______ que está centrada no ponto ______. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Questão
2003Matemática

(UFSM - 2003) Se o grfico da funo f(x) = a + b (cos(2x) + sen(2x)) dado por: Ento 5a2 + 3b2 vale:

Questão
2003Matemática

(Ufsm 2003) Sejam f(x) = 5x + 2 e g(x) = (1/2)x. Se m = [ f(1) + f(2) + ... + f(100) ] / [ g(1) + g(2) + ... + g(100) ], então 

Questão
2003Matemática

(UFSM-RS) A crise energtica tem levado as mdias e grandes empresas a buscarem alternativas na gerao de energia eltrica para a manuteno do maquinrio. Uma alternativa encontrada por uma fbrica foi a de construir uma pequena hidreltrica, aproveitando a correnteza de um rio que passa prximo s suas instalaes. Observando afigura e admitindo que as linhas retas R,S e T sejam paralelas, pode-se afirmar que a barreira mede:

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