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Questões de Filosofia - UFT 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão
2019Filosofia

(UFT 2019) Supe ento uma linha cortada em duas partes desiguais; corta novamente cada um dos segmentos a mesma proporo, o da espcie visvel e o da inteligvel; e obters, no mundo visvel, segundo a sua claridade ou obscuridade relativa, uma seco, a das imagens. [...] Na parte anterior, a alma, servindo-se, como se fossem imagens, dos objectos que ento eram imitados, forada a investigar a partir de hipteses, sem poder caminhar para o princpio, mas para a concluso; ao passo que, na outra parte, a que conduz ao princpio absoluto, parte da hiptese, e, dispensando as imagens que havia no outro, faz caminho s com o auxlio das ideias Fonte: Plato, A Repblica, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012, p. 311. Ao apresentar uma proposta dualista da realidade, o trecho apresentado acaba por descreditar certo tipo de conhecimento que o autor pensa ser insuficiente para a compreenso da verdade. Com isso, descreve um processo que vai do grau mais inferior ao mais elevado de conhecimento. Quanto ao assunto, analise as afirmativas abaixo. I. A princpio temos contato com o que apresentado pelos sentidos, e, por fim, conhecemos as Ideias com auxlio da razo. II. O conhecimento parte do abandono do que prope a multiplicidade das coisas rumo ao que idntico a si mesmo. III. As impresses e as opinies que delas advm devem ser deixadas de lado, bem como o conhecimento das Ideias eternas. IV. O conhecimento das Ideias encontrado na multiplicidade das coisas que so percebidas sensivelmente. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que indica as afirmativasCORRETASquanto ao conhecimento, segundo o passo citado a partir dA Repblica de Plato.

Questão
2019Filosofia

(UFT 2019) No livro Confisses, Santo Agostinho, principal representante da Patrstica medieval, trata do seguinte problema Deus o autor do mal?. Desse problema advm as seguintes indagaes: Onde est, portanto, o mal? De onde e por onde conseguiu penetrar? Qual a sua raiz e a sua semente? Porventura no existe nenhuma? Por que recear muito, ento, o que no existe? Fonte: (AGOSTINHO, S. Confisses. So Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 177 (Col. Os pensadores)). Com relao ao problema do mal em Confisses analise as afirmativas a seguir: I. todas as coisas que existem so boas, e o mal no uma substncia, pois, se fosse substncia seria um bem. II. todas as coisas que se corrompem no so boas, pois so privadas de todo bem. III. o mal se no substncia, a perverso da vontade desviada da substncia suprema. IV. o mal a corrupo que afeta diretamente a substncia divina que est sujeita a ela. Com base nas afirmativas, assinale a alternativaCORRETA.

Questão
2019Filosofia

(UFT 2019) Como todas as coisas que existem so particulares, como formamos os termos gerais? As palavras tornam-se gerais por serem estabelecidas como os sinais das ideias gerais; e as ideias tornam-se gerais separando-se delas as circunstncias de tempo e lugar, e quaisquer outras ideias que possam determin-las para esta ou aquela existncia particular. Por este meio de abstrao elas tornam-se capazes de representar mais do que um indivduo, cada um dos quais, tendo nisto uma conformidade com esta ideia, desta espcie Fonte: (LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 227). Neste trecho, sublinham-se alguns aspectos fundamentais da teoria do conhecimento do autor. A partir da leitura do fragmento CORRETOafirmar que:

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