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Questões de Filosofia - UFU 2001 | Gabarito e resoluções

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Questão
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(UFU -2001) Muitos no percebem tais coisas, todos os que as encontram, nem quando ensinados conhecem, mas a si prprios lhes parece que as conhecem e percebem. DK 22 B 17 Ms testemunhas para os homens so os olhos e ouvidos, se almas brbaras eles tm DK 22 B 107 A partir destes dois textos de Herclito, pode-se afirmar que, para ele,

Questão
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(UFU -2001) Sobre a doutrina da iluminao divina de Santo Agostinho, considere o contedo das assertivas abaixo: I. A iluminao divina dispensa o homem de ter intelecto prprio. II. A iluminao divina capacita o intelecto humano para entender que h determinada ordem entre o mundo criado e as realidades inteligveis. III. Agostinho nomeia as realidades inteligveis de forma pouco precisa como, por exemplo, ideia, forma, espcie, regra ou razo e afirma, platonicamente, que essas realidades j foram contempladas pela alma. IV. A iluminao divina exige que o homem tenha intelecto prprio, a fim de pensar corretamente os contedos da f postos pela revelao. Assinale a alternativa que contm somente as afirmaes corretas:

Questão
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(UFU/2001) A palavra Filosofia é resultado da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido desta composição e das características históricas que tornaram possível, na Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que

Questão
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(UFU/2001) No poema Teogonia, as Musas aparecem ao poeta Hesíodo e dizem-lhe o seguinte: sabemos dizer muitas mentiras semelhantes aos fatos e sabemos, se queremos, dar a ouvir verdades (vv. 25-6) Com base neste trecho é correto afirmar: I. A Filosofia assemelha-se ao mito por entender que a verdade baseia-se na autoridade de quem a diz. II. No mito, há espaço para contradições e incoerências, pois a verdade nele se estabelece em um plano diverso daquele em que atua a racionalidade humana. III. O mito entende que a verdade é, por um lado, uma conformidade com alguns princípios lógicos e, por outro, a verdade deve ser dita em conformidade com o real. IV. A crença e a confiança no mito provêm da autoridade religiosa do poeta que o narra.

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(UFU - 2001) A respeito da distino entre o conhecimento puro e o conhecimento emprico, tal como so apresentados na Crtica da Razo Pura de I. Kant, analise as assertivas abaixo: I. O conhecimento emprico resulta da experincia sensvel e expresso pelas impresses, portanto, trata-se de um conhecimento a priori. II. O conhecimento a priori um conhecimento puro e independente de todas as impresses dos sentidos, portanto, livres dos elementos empricos. III. O conhecimento puro, a priori, um juzo pensado com universalidade rigorosa, de modo que tal juzo no aceita nenhuma exceo. IV. O conhecimento emprico, a posteriori, um juzo analtico, pois ele s possvel por intermdio de um conhecimento analtico dos conceitos. Assinale a alternativa que contm as assertivas verdadeiras:

Questão
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(UFU -2003) Substncia aquilo a que chamamos substncia de modo mais prprio, primeiro e principal aquilo que nem dito de algum sujeito nem existe em algum sujeito, como, por exemplo, um certo homem ou um certo cavalo. Chamam-se substncias segundas as espcies a que as coisas primeiramente chamadas substncias pertencem e tambm os gneros dessas espcies. Por exemplo, um certo homem pertence espcie homem, e animal o gnero da espcie; por conseguinte, homem e animal so chamados substncias segundas. Aristteles. Categorias. Trad. Ricardo Santos. Porto: Porto Editora, 1995, p. 39. Tendo o texto acima como referncia, correto afirmar que, segundo Aristteles,

Questão
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(UFU - 2001) Para David Hume, a negao da validade universal do princpio de causalidade e da noo de necessidade que tal princpio implica, fundamentada:

Questão
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(UFU 2001)Para Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o contrato social que seja verdadeiro e legtimo aquele que:

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