Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFU 2007 | Gabarito e resoluções

1-15 de 28chevron right center
Questão
2007Filosofia

(UfFU -2007) Antonio Gramsci, filsofo poltico do sculo passado, proferiu o seguinte comentrio a respeito de Maquiavel: Maquiavel no um mero cientista; ele um homem de participao, de paixes poderosas, um poltico prtico, que pretende criar novas relaes de fora e que por isso mesmo no pode deixar de se ocupar com o deve ser, que no deve ser entendido em sentido moralista. Assim, a questo no deve ser colocada nestes termos, mais complexa: trata-se de considerar se o dever ser um ato arbitrrio ou necessrio, vontade concreta, ou veleidade, desejo, sonho. O poltico em ao um criador, um suscitador; mas no cria do nada, nem se move no vazio trbido dos seus desejos e sonhos. Baseia-se na realidade factual. GRAMSCI, A. Maquiavel. A poltica e o Estado moderno. 5. ed. Trad. de Luiz Mrio Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1984. p. 42/43. Considerando o texto de Gramsci, marque a alternativa correta.

Questão
2007História

A Revolução Francesa introduziu novos princípios políticos nas relações internacionais; a rebelião de escravos de Sant-Domingue [Haiti] irradiou o medo por todas as colônias do Novo Mundo em que predominava a agricultura de latifúndio; dissidentes criollos da América Espanhola [...] fizeram propaganda por toda a Europa em favor da emancipação das colônias americanas [...]. Planos de conquista se alternaram com projetos de libertação; mas pouca coisa foi feita numa ou noutra direção antes de 1806, quando o poder naval da Inglaterra estava apto a garantir que ela, e não a França, se beneficiasse de uma desintegração cada vez maior do comércio colonial espanhol. (WADDELL, D.A.G. A Política Internacional e a Independência da América Latina. In:BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: Vol. II - América Latina Colonial. São Paulo: Edusp. / Brasília: FAG, 1999, p. 231.) Considerando o contexto a que se refere o trecho, marque a alternativa que esclarece corretamente a problemática histórica central narrada acima e suas relações com processos históricos vividos no Brasil no século XIX.

Questão
2007Filosofia

(UFU - 2007) Plato (428 347 a.C.), discpulo de Scrates e mestre de Aristteles, fundador da Academia, at hoje um dos filsofos mais importantes da histria da filosofia. Crculos culturais e intelectuais no mundo inteiro dedicam-se a estudar sua obra. Sobre o modo como Plato expressou seu pensamento, assinale a alternativa correta.

Questão
2007Redação

(UFU-MG-2007) Leia os textos a seguir. EU SEI QUE A EDUCAÇÃO NO BRASIL É RUIM. MAS O PROBLEMA É DO PAÍS. EUFICO CALADO. O Brasil tem mais de 70 milhões de jovens e adultos sem ensino fundamental completo. Este é só um exemplo de como anda a qualidade da educação no país. Má! Resultado: o Brasil foi o último colocado entre 41 países em exames de Matemática e ocupa o 710. lugar no índice de desempenho no mundo.* Não acho que isso esteja certo, mas quem tem que resolver o problema é o político, governante, professor e diretor de escola pública. Não eu. Até sei que não dá para sonhar com um país melhor no futuro sem uma educação básica de qualidade hoje. Mas quando aparecer alguém com a solução, eu dou todo o apoio. Até lá espero. Cuido de dar educação de qualidade para meus filhos. Mas o problema do Brasil é grande demais. Eu fico calado. *De acordo com dados publicados pelo FMI e pelo Ministério da Fazenda do Brasil. NÃO ACEITO MAIS. EU QUERO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE JÁ. EU QUERO MAIS BRASIL Transparência no pagamento e uso dos impostos. Eficiência nos governos da cidade, do estado e do país. Investimento no Brasil e cuidado com os brasileiros. QUEM CALA CONSENTE. FALE AGORA! Ligue 4002-8988 ou acesse www.queromaisbrasil.com.br Sua mensagem será enviada com a de milhares de brasileiros para os governantes de todas as cidades, estados e do país. O Quero Mais Brasil é um movimento formado por brasileiros de toda a sociedade, sem ligação partidária. Somos a favor do Brasil. Redija seu texto, posicionando-se em relação à seguinte questão: Você considera que, diante de tantos problemas sociais no Brasil, ficar calado é uma postura aceitável? Observações: 1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou agumentativo. 2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral. 3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

Questão
2007História

(UFU - 2007)Uma das figuras mais proeminentes da Histria Poltica de Portugal no sculo XVIII foi Sebastio Jos de Carvalho e Melo, mais conhecido com o marqus de Pombal, ministro de Dom Jos I. Sobre as polticas pombalinas, o historiador Boris Fausto diz o seguinte: Sua obra, realizada ao longo de muitos anos (1750 -1777), representou um grande esforo para tornar mais eficaz a administrao portuguesa e introduzir modificaes no relacionamento metrpole-colnia. FAUSTO, B. Histria concisa do Brasil . So Paulo: Edusp / Imprens a Oficial do Estado, 2002. p. 59. Em relao s polticas pombalinas que diziam respeito direta ou indiretamente ao Brasil, assinale a correta

Questão
2007Filosofia

(UFU 2007) De acordo com o texto sobre Toms de Aquino, assinale a alternativa correta. Santo Toms representa o apogeu da escolstica medieval, na medida em que conseguiu estabelecer o equilbrio perfeito entre a f e a razo, a teologia e a filosofia, distinguindo-as mas no separando-as necessariamente. Ambas, com efeito, podem tratar do mesmo objeto, por exemplo, Deus. Contudo, a filosofia utiliza to somente as luzes da razo natural, enquanto a Teologia se vale da razo divina, manifestada na Revelao (a Bblia). COSTA, Jos Silveira da. A filosofia crist. Rezende, Antnio (org.) Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar/SEAF, 1986. p. 81.

Questão
2007História

(UFU - 2007) A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni AmoIfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a unio conjugal desse casal. Considerando o contexto social, econmico e artstico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2007Filosofia

(Ufu 2007) Sobre a questo dos universais na Idade Mdia, considere o texto a seguir e marque a alternativa correta. Resume-se, frequentemente, a contribuio histrica de Guilherme de Ockham ao nominalismo. Sem ser falsa, esta viso insuficiente. incontestvel que, para Guilherme de Ockham, existem apenas seres singulares e substncias individuais ou qualidades particulares. Mas seu impacto repousa mais fundamentalmente num tipo de anlise da linguagem da qual ele ao mesmo tempo o terico e um de seus praticantes mais finos. BIARD, Jel. Guilherme de Ockham.In: LABRUNE, Monique JAFFRO, Laurent (coord.). A construo da filosofia ocidental (Gradus Philosophicus). So Paulo: Mandarim, 1996, p. 166.

Questão
2007Redação

(UFU-MG-2007) Em períodos de eleições, é comum haver campanha pela anulação do voto, como forma de protesto, gerando discussões acirradas entre os favoráveis ao voto nulo e os que defendem a ideia de que o cidadão deve escolher candidato. Os textos, a seguir, extraídos da revista Superinteressante, de setembro de 2006, discutem essa questão e apresentam argumentos contrários e favoráveis ao voto nulo. Leia os textos, antes de redigir sua redação. Você liga a TV e as mesmas palavras aparecem: desvio de dinheiro público, improbidade administrativa, caixa 2. Sem falar nos deslizes que os governos cometem mesmo quando são bem-intencionados. Diante de tanta desilusão com a política no Brasil, muita gente decide chutar o balde, recusar todos os candidatos de uma vez e votar nulo. Outros se perguntam se, afinal de contas, o ato de anular tem algum valor para melhorar o país. No Orkut, o site de relacionamentos, há 55 comunidades que tratam explicitamente do voto nulo: 44 são a favor; 8 contra; 3 registram prós e contras, sem posição firmada. O assunto também está na TV. A MTV, em agosto, foi acusada de fazer propaganda do voto nulo em uma vinheta que sugeria ao público jogar ovos e tomates nos políticos. No ano de 2002, a última eleição presidencial, 7 milhões de brasileiros escolheram votar nulo. Será que esses votos são resultado de uma atitude digna? Ou significaram simplesmente tomar uma decisão alienada de jogar um direito no lixo? A favor ou contra o voto nulo, todos concordam que o atual sistema político do Brasil tem problemas muito mais profundos que a escolha de um ou outro candidato. Segundo o IBGE, mais de 30% dos brasileiros não sabem quem é o governador de seu estado. Dois em cada 10 brasileiros não conseguem dizer quem é o presidente da República, e só 18% praticaram alguma ação política, como fazer uma reclamação ou preencher um abaixoassinado. Anular também parece uma boa para quem não se contenta ou não vê diferença entre os candidatos. Política é escolha. E o voto nulo é uma escolha como qualquer outra, afirma Francisco de Oliveira, professor de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). VOTE NULO - Votar é um ato de renunciar à própria liberdade. Não precisamos de líderes para nos impor leis e criar regras que limitam nossos direitos. - A democracia se tornou um espetáculo de televisão. O eleitor escolhe candidatos como produtos. É preciso negar esse sistema. - Não é possível mudar o sistema político por dentro dele. A política muda as pessoas, levando qualquer um à corrupção. - Os candidatos são cada vez mais parecidos. A briga entre eles é falsa e serve para que ainda haja esperança na democracia e para que continuem no poder. - Se o eleitor não está contente com nenhum candidato, tem o direito de anular. É uma escolha legítima como qualquer outra. - Política não é só voto, também é pressão e participação pública. As eleições sugerem que não há outra atitude política além do voto. - Se o eleitor não conhece os candidatos, corre o risco de votar em corruptos. Portanto, sua melhor opção é anular. NÃO VOTE NULO - É claro que precisamos de líderes e representantes de nossas opiniões e desejos. Uma sociedade sem líderes seria anárquica e acabaria em barbárie. - O voto nulo tem pouco valor como protesto, já que os políticos brasileiros não se importam com a opinião do eleitor. - Mesmo se a maioria da população anulasse o voto, não haveria efeito nenhum, já que a Constituição considera apenas os votos válidos. - A corrupção no Brasil está concentrada em alguns grupos. Basta evitá-los e conhecer bem os candidatos, para a política melhorar. - Anular é uma atitude alienada, de quem não se importa com o rumo do país. Retirar-se da discussão é fácil, porém perigoso. - A política não é só voto, mas ele é uma peça importante para decidir os rumos do país e não exclui outras formas de ação política. - Se as pessoas conscientes anularem o voto, a eleição será decidida apenas pelos menos capacitados. Redija seu texto, POSICIONANDO-SE A FAVOR OU CONTRA O VOTO NULO. Observações: 1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo. 2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral. 3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

Questão
2007Filosofia

(Ufu 2007) Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa correta.

Questão
2007História

(UFU - 2007) Uti possidetis um princpio de direito internacional bastante utilizado desde o sculo XVIII nas definies dos limites entre territrios vizinhos. Esse princpio reconhece o direito de posse a quem de fato ocupa determinado territrio. Considerando o uso desse princpio e a formao territorial do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2007História

(UFU -2007) O trecho a seguir, escrito na dcada de 1850, refere-se proliferao de anncios comerciais na mdia escrita e em espaos urbanos do Brasil, especialmente na corte do Rio de Janeiro. [...] O anncio [...] esse agente do industrialismo, esse representante vivo do make money, triunfa at mesmo nas lmpidas esferas onde outrora reinava soberana a inspirao. (Novo correio das Modas, ago-set 1854. APUD: MAUAD, Ana Maria. Imagem e autoimagem do Segundo Reinado. In: Histria da Vida Privada no Brasil. Vol. 2, So Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 202.) Considerando a citao apresentada e o contexto da poca, marque a alternativa INCORRETA.

Questão
2007Filosofia

(Ufu 2007) Considere a citação. “[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.” Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35. Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa correta.

Questão
2007Filosofia

(UFU -2007) Herclito de feso viveu entre os sculos VI e V a. C. e sua doutrina, apesar de criticada pela filosofia clssica, foi resgatada por Hegel, que recuperou sua importante contribuio para a Dialtica. Os dois fragmentos a seguir nos apresentam este pensamento. - Este mundo, igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, e ser um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida. (fragmento 30). - Para as almas, morrer transformar-se em gua; para a gua, morrer transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a gua, e da gua a alma. (fragmento 36). De acordo com o pensamento de Herclito, marque a alternativa incorreta.

Questão
2007Filosofia

(Ufu 2007) O trecho seguinte, do diálogo platônico Górgias, refere-se ao modo de filosofar de Sócrates. Assim, Cálicles, desmanchas o nosso convênio e te desqualificas para investigar comigo a verdade, se externares algo contra tua maneira de pensar. PLATÃO. Górgias. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2002, p. 198, 495a. Marque a alternativa que expressa corretamente o procedimento filosófico empregado por Sócrates.

1-15 de 28chevron right center