Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFU 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011) A Itália do tempo de Nicolau Maquiavel (1469 1527) não era um Estado unificado como hoje, mas fragmentada em reinos e repúblicas. Na obra O Príncipe, declara seu sonho de ver a península unificada. Para tanto, entre outros conceitos, forjou as concepções de virtú e de fortuna. A primeira representa a capacidade de governar, agir para conquistar e manter o poder; a segunda é relativa aos acasos da sorte aos quais todos estão submetidos, inclusive os governantes. Afinal, como registrado na famosa ópera de Carl Orff: Fortuna imperatrix mundi (A Fortuna governa o mundo). Por isso, um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir. MAQUIAVEL, N. O príncipe. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura, 1973, p. 79 - 80. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor interpreta o pensamento de Maquiavel.

Questão
2011Sociologia

(UFU 2011) Segundo Durkheim, o crime um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime anmico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coeso social. A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.

Questão
2011História

(UFU/2011) Observe atentamente a imagem, os vrios elementos que a compem e a forma de composio. A obra Lienzo de Tlaxcala, pintada entre 1550 e 1564, possui a medida de 7 por 2,5 metros, sendo dividida em 87 quadros e ilustra e exalta a colaborao tlaxcalteca invaso espanhola. Expressa, portanto, a verso tlaxcalteca dos acontecimentos. Tlaxcala era um Estado poderoso, situado entre as terras quentes do golfo e o vale do Mxico, que decidiu apoiar as expedies de Corts, depois de t-la combatido. Sobre a obra Lienzo de Tlaxcala, correto afirmar que:

Questão
2011História

(UFU - 2011) Da forma pela qual a fabricao de alfinetes hoje executada, um operrio desenrola o arame, outro o endireita, um terceiro corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocao da cabea do alfinete e assim por diante. Dessa forma, a importante atividade de fabricar um alfinete est dividida em aproximadamente dezoito operaes distintas. Trabalhando desta maneira, dez pessoas conseguiam produzir entre elas mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia. Assim, pode-se considerar que cada uma produzia 4.800 alfinetes diariamente. Se, porm, tivessem trabalhado independentemente um do outro, sem que nenhum tivesse sido treinado para este ramo de atividade, certamente cada um deles no teria conseguido fabricar vinte alfinetes por dia, e talvez nem mesmo um. SMITH, Adam. A riqueza das naes. So Paulo: Abril Cultural,1996, p. 65. Sobre a diviso do trabalho instituda a partir da Revoluo Industrial e seus desdobramentos, correto afirmar que:

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Na obra Discurso sobre o mtodo, Ren Descartes props um novo mtodo de investigao baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na geometria: evidncia, anlise, sntese, controle. Assinale a alternativa que contenha corretamente a descrio das regras de anlise e sntese.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Segundo Marx, o fator fundamental do desenvolvimento social assenta-se nas contradies da vida material, na luta entre as foras produtivas da sociedade e as relaes sociais de produo que lhe correspondem. Analisando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre as relaes sociais de produo e foras produtivas em Marx.

Questão
2011Geografia

(Ufu 2011) Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo. I - A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural. II - Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades. III - De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice deexploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e, apresentam elevados índices de produtividades são classificadas em extensiva. IV - Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria. Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Questão
2011Sociologia

8. (Ufu 2011) Ao tratar do método utilizado por Karl Marx para compor O Capital, Jacob Gorender afirma que [...] Marx não partiu do conceito de valor, mas da mercadoria, isto é, da célula germinativa do modo de produção capitalista. Diante do exposto e dos seus conhecimentos acerca da obra desse teórico, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011)      “Segundo Aristóteles, tudo tende a passar da potência ao ato; tudo se move de uma para outra condição. Essa passagem se daria pela ação de forças que se originam de diferentes motores, isto é, coisas ou seres que promoveriam esta mudança. No entanto, se todo o Universo sofre transformações, o estagirita afirmava que deveria haver um primeiro motor [...]”. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2006, p. 58. Com base em seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que contenha duas características do primeiro motor.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Os filsofos contratualistas elaboraram suas teorias sobre os fundamentos ou origens do poder do Estado a partir de alguns conceitos fundamentais tais como, a soberania, o estado de natureza, o estado civil, o estado de guerra, o pacto social etc. [...] O estado de guerra um estado de inimizade e destruio [...] nisto temos a clara diferena entre o estado de natureza e o estado de guerra, muito embora certas pessoas os tenham confundido, eles esto to distantes um do outro [...]. LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo. So Paulo: Ed. Abril Cultural, 1978. Leia o texto acima e assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011) Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) encontrou um motivo de reflexão sobre a liberdade na obra de Dostoiévski Os irmãos Karamazov: “se Deus não existe, tudo é permitido”. A partir daí teceu considerações sobre esse tema e algumas consequências que dele podem ser derivadas.[...] tudo é permitido se Deus não existe e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. [...] Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 9 (coleção “Os Pensadores”). Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia existencialista de Sartre e nas informações acima, assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) David Hume (1711-1776) um dos representantes do empirismo. Sua teoria sobre as ideias parte do princpio de que no h nada em nossa mente que no tenha passado antes pelos sentidos, portanto, as ideias vo se formando ao longo da vida. Dessa forma, Hume afasta-se do princpio da corrente racionalista ou inatista segundo a qual afirma que h ideias inatas em nossa mente. De acordo com o pensamento de Hume, correto afirmar que

Questão
2011Biologia

(UFU 2011) Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. (1) Briófita ( ) Cipreste (2) Pteridófita ( ) Musgo (3) Gimnosperma ( ) Avenca (4) Angiosperma ( ) Rosa ( ) Milho ( ) Samambaia ( ) Acerola ( ) Capim Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2011Geografia

(Ufu 2011) O crescimento econômico mundial pós Segunda Guerra foi propiciado, especialmente, pelo crescimento da atividade industrial que trouxe, além do desenvolvimento, vários problemas ambientais, que comprometeram a qualidade de vida da população. Vários movimentos sociais reuniram pessoas com preocupações com o futuro do planeta diante do modelo econômico vigente e, para discutir esses problemas, grandes conferências internacionais foram organizadas. Analise as afirmativas abaixo sobre as conferências internacionais. I - A Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (1972), na Suécia, alertou sobre como as ações humanas estavam causando a degradação da natureza e criando graves riscos para o bem-estar e para a sobrevivência da humanidade. Dentre os resultados, foi elaborada uma Declaração de Princípios de Comportamento e Responsabilidade sobre o Meio Ambiente e um Plano de Ação, que convocava apenas os países subdesenvolvidos a propor soluções sobre os vários problemas ambientais. II - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, teve, entre vários objetivos, examinar a situação ambiental desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento econômico vigente. Esse evento organizado pela ONU rendeu uma série de tratados e acordos de grande importância, dentre eles, A Convenção do Clima e a Convenção da Biodiversidade. III - Em 2002, a ONU organizou mais um evento, tentando estabelecer ações globais de melhoria da qualidade de vida. O evento ficou conhecido como Rio +10, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentado, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul. Nesse evento, houve poucas deliberações, devido ao cenário de incertezas econômicas mundiais. IV - A Agenda 21 é um programa de ação, que objetiva promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento, assinado durante a Conferência de Estocolmo. Assinale a alternativa que contém afirmações incorretas.

Questão
2011Sociologia

(Ufu 2011) O conceito de Estado não é consensual na sociologia e, conforme a abordagem teórica adotada, pode-se refletir sobre um tipo específico de Estado. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.

1-15 de 24chevron right center