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Questões de Biologia - UFU 2015 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2015Biologia

(UFU - 2015- 2aFASE) A figura representa esquematicamente o estgio de nurula de um embrio de cordado. Os folhetos embrionrios esto representados pelos nmeros de 1 a 3 e as estruturas A, B, C e D so oriundas do desenvolvimento e diferenciao dos folhetos embrionrios. A) Indique a letra e o nome da estrutura que desaparece no decorrer do desenvolvimento embrionrio dos mamferos, dando lugar coluna vertebral. B) Indique os nmeros e os nomes dos folhetos embrionrios que do origem, respectivamente, s clulas intestinais e s clulas neurais, nos mamferos adultos. C) Indique a letra e o nome da estrutura onde ficaro alojados os futuros rgos do animal. Tal estrutura origina-se a partir de qual folheto embrionrio?

Questão 1
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) O grfico a seguir mostra variaes da quantidade de DNA por ncleo durante o ciclo celular de uma clula animal. Em qual dos perodos encontramos o cromossomo constitudo por duas cromtides-irms, cada uma contendo uma molcula de DNA, e a ocorrncia da migrao das cromtides-irms para os polos da clula, respectivamente?

Questão 2
2015Biologia

(UFU - 2015- 2aFASE) Os casos de sarampo nos Estados Unidos chamam ateno para os direitos dos grupos antivacinao. Com o aperfeioamento e a popularizao das imunizaes, ele foi controlado na maioria dos pases. Em dezembro do ano passado, no entanto, o sarampo ressurgiu. At agora, no total, 121 pessoas foram identificadas com a doena. A origem do surto est associada ao crescente espao conquistado por grupos adeptos do movimento antivacinao, avessos imunizao. LOPES, A. D.; MELO, C. Surto de imprudncia. Revista Veja, Editora Abril, edio 2413, ano 48, n 7, 18 fev.2015, p. 68-71 (Adaptado). A) Qual o agente etiolgico e a forma de transmisso da doena em discusso pelo grupo adepto do movimento antivacinao? B) Descreva o mecanismo da imunizao contra a doena por meio de vacina. C) Agentes de sade afirmam que apenas os lactentes cujas mes j tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos que conferem imunidade, geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Por que isso possvel?

Questão 2
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Em uma determinada raa de co h trs possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M responsvel pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, no allico de M, condiciona o depsito de pigmento preto ou marrom no pelo. J o alelo recessivo (e) impede esse depsito, originando o pelo amarelo. No cruzamento entre dois ces dessa raa, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma me amarela, espera-se na descendncia uma proporo fenotpica de:

Questão 3
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrgica provocada pelo vrus ebola. A figura a seguir destaca como age e se espalha essa ameaa. A partir da anlise da figura, considere as afirmativas a seguir. I. O vrus ebola utiliza o seu prprio metabolismo para impedir as clulas dendrticas de enviarem mensagens para alertar o sistema imunolgico. II. O vrus ebola afeta a resposta imune do organismo. A infeco prejudica a mobilizao imunolgica e o corpo tem dificuldade para combater o vrus, que se multiplica a ponto de afetar os principais rgos. III. A transmisso do ebola pode ocorrer pelo contato direto de bacilos presentes no sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados. IV. O vrus ebola ataca clulas humanas para injetar o seu genoma e as transforma em fbricas de novos vrus. Uma medida possvel para combater a ao viral seria impedir a replicao da molcula de cido nucleico do vrus. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

Questão 3
2015Biologia

(UFU - 2015- 2aFASE) Em uma aula de Biologia intitulada Diversidade das plantas, o professor destacou o Parque Ecolgico Estadual Intervales, no estado de So Paulo, por integrar um dos mais significativos trechos protegidos de Mata Atlntica e em que aparecem inmeras espcies representantes dos diferentes grupos vegetais. Sendo assim, informou algumas caractersticas: Plantas que produzem frutos, dentro dos quais esto as sementes (A); Plantas vasculares que no produzem sementes (B); Plantas sem tecidos condutores de seiva (C) e as que se caracterizam por apresentar sementes nuas (D). AMABIS, J.M.; MARTHO, G. R. Biologia em Contexto: a diversidade dos seres vivos. 1.ed, v.3. So Paulo: Moderna, 2013 (Adaptado). A) No decorrer da evoluo qual a sequncia temporal de aparecimento dos grupos de plantas A, B, C e D no ambiente terrestre? B) Considere que, nesse parque, foram encontradas hepticas, avencas e magnlias. Indique a letra e identifique o grupo vegetal desses representantes. C) Indique a letra e identifique o grupo vegetal em que h a presena de vulo, ausncia de ovrio na flor feminina e produo de gros de plen.

Questão 4
2015Biologia

(UFU - 2015- 2aFASE) O grfico a seguir apresenta o efeito da luminosidade sobre as taxas de respirao e fotossntese das plantas I e II. Cada uma delas tem diferentes necessidades quanto exposio luz solar, sendo uma delas umbrfita (planta de sombra) e a outra helifita (planta de sol). A) Qual o ponto (A, B ou C) de compensao ftico da planta II? Justifique sua resposta. B) A partir de qual ponto as plantas I e II, respectivamente, conseguem acumular matria orgnica que poder ser disponibilizada para os nveis trficos dos consumidores? Justifique sua resposta. C) Como as plantas I e II podem ser classificadas, respectivamente, quanto exposio luz solar? Justifique a classificao dada a partir do ponto de compensao ftico das plantas.

Questão 4
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Uma espcie de tomateiro apresenta os genes A, D, E e F, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule. As frequncias de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram: Qual a sequncia desses genes localizados no mesmo cromossomo?

Questão 5
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Hemcias humanas foram colocadas em trs solues com diferentes concentraes salinas (Solues A, B e C) e as variaes de seus volumes, aps certo tempo, foram analisadas e ilustradas no grfico a seguir. Em relao tonicidade do citoplasma das hemcias humanas, as solues A, B e C so, respectivamente, classificadas como

Questão 6
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionrio em trs organismos diferentes (I, II e III). Qual alternativa apresenta a associao correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente?

Questão 7
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arbicos de 1 a 4 indicam algumas caractersticas, a constituio e as funes desses tecidos. Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas caractersticas, constituio e funes.

Questão 8
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) O quadro abaixo apresenta a distribuio de cinco alelos cujas combinaes fenotpicas so responsveis pela cor do olho em uma certa espcie de abelha. Com base nas informaes do quadro, qual a ordem de dominncia dos diferentes alelos?

Questão 9
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) A figura representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Schistosomamansoni. A partir da anlise do ciclo, considere as afirmativas a seguir. I. A larva do esquistossomo que penetra ativamente pela pele ou pela mucosa das pessoas,infestando-as, um protozorio flagelado denominado cercria. II. Na profilaxia dessa doena importante construir redes de gua e esgoto, exterminar ocaramujo hospedeiro, bem como evitar o contato com guas possivelmente infestadas porcercrias. III. O caramujo Biomphalaria representa o hospedeiro intermedirio das larvas ciliadas(miracdios). Estas originam, de modo assexuado, larvas dotadas de cauda (as cercrias). IV. A esquistossomose ocasionada pela presena da larva do Schistosoma mansoni, e ainfestao do homem ocasionada pela ingesto de ovos do parasita liberados nas fezesde pessoas infectadas. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

Questão 10
2015Biologia

(UFU - 2015 - 1 FASE) Na figura 1 considere um fragmento com uma rvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de plen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluda a capacidade de autopolinizao da rvore. Os gentipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e S4) e provveis fontes de plen foram obtidos pela anlise de dois lcus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletrofortico para os lcus (Figura 2). Aqueles indivduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel so considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) so heterozigotos. Qual foi a doadora de plen para a prognie S2?

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