Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UFU 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 1
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE ) uma organela proeminente em clulas vegetais mais velhas; suas funes incluem armazenamento, quebra de subprodutos e hidrlise de macromolculas. A qual organela celular refere-se a descrio acima?

Questão 1
2019Biologia

(UFU - 2019 - 2 FASE) Os fungos apresentam inmeras funes na natureza. Com base nessa afirmativa, faa o que se pede. A) Por milhares de anos, os seres humanos tm usado leveduras para produzir bebidas alcolicas e po. Descreva em que condies as leveduras realizam a fermentao, permitindo o crescimento da massa e quais so o substrato e os produtos formados nessa fermentao. B) Do ponto de vista da nutrio, os seres desse reino apresentam semelhanas e diferenas com os seres do reino animal. Explique em que esses seres se assemelham e em que se diferenciam.

Questão 2
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )A fim de refazer os experimentos de Mendel, um pesquisador cruzou uma planta com sementes amarelas lisas (duplamente homozigota dominante) com uma planta pura com sementes verdes rugosas (duplamente homozigota recessiva). Foram produzidas plantas F1. A seguir, o pesquisador realizou a autopolinizao de F1, produzindo a gerao F2, totalizando 3200 plantas. Com base nas informaes apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o nmero total de plantas com uma caracterstica dominante e uma caracterstica recessiva.

Questão 2
2019Biologia

(UFU - 2019 - 2 FASE) Os amniotas so tetrpodes que tm um ovo adaptado ao meio terrestre, chamado ovo amnitico. A) Por que o ovo amnitico foi uma inovao evolutiva importante para a vida no ambiente terrestre? B) O ovo amnitico da maioria dos rpteis e de alguns mamferos tem casca. Para que serve essa casca?

Questão 3
2019Biologia

(UFU - 2019 - 2 FASE) Em coelhos, os genes que condicionam a cor da pelagem apresentam a seguinte relao de dominncia: C (aguti) Cch (chinchila) Ch (himalaia) Ca (albina). Baseando-se nessas informaes, responda: A) Quais so as propores fenotpicas e genotpicas resultantes do cruzamento entre uma fmea chinchila heterozigota para himalaia e um macho aguti heterozigoto para albino? B) Qual a probabilidade de nascer um descendente chinchila heterozigoto para albino do cruzamento entre uma fmea aguti heterozigota para chinchila e um macho himalaia heterozigoto? Demonstre o cruzamento e a descendncia por meio do Quadro de Punett.

Questão 3
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE ) As paisagens so dominadas por vegetao baixa e amplamente esparsa. As plantas abrangem suculentas, cactos e euforbiceas, arbustos profundamente enraizados e ervas que crescem durante perodos midos infrequentes. As plantas apresentam adaptaes que incluem tolerncia ao calor e dessecao, como tambm armazenamento de gua e reduo da rea de superfcie foliar. So comuns defesas fsicas, como espinhos, e defesas qumicas com toxinas nas folhas dos arbustos. A descrio acima refere-se ao bioma terrestre denominado

Questão 4
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE ) Observe o quadro: Com base nas informaes do quadro, assinale a alternativa que apresenta exemplos de animais que, respectivamente, utilizam esses tipos de alimentao.

Questão 4
2019Biologia

(UFU - 2019 - 2 FASE) A ouabana uma substncia orgnica vegetal extrada da planta Strophantus gratus e utilizada nas pontas de flechas, por algumas tribos africanas, para paralisar a caa ou matar os nimigos. Essa substncia age como um potente inibidor enzimtico que altera a regulao inica, desabilitando a manuteno osmtica celular normal dentro e fora da clula. Com base nessas informaes, responda: A) Qual o sistema de transporte, atravs da membrana, que tem seu funcionamento desabilitado? Explique seu mecanismo de atuao. B) Quais so os efeitos que a ouabana provoca nesse transporte celular? Justifique sua resposta.

Questão 6
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )O Truvada o nome comercial da associao entre duas drogas antirretrovirais (anti-HIV). Nos Estados Unidos, ele j utilizado pelos adultos desde 2012; no Brasil, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) o aprovou em 2017. O esquema abaixo representa o seu funcionamento como terapia preventiva. Qual o mecanismo de ao do Truvada?

Questão 7
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )Em uma expedio ao Parque Estadual do Rio Preto, na regio central de Minas, bilogos descobriram uma nova espcie de inseto, a Plectromacronema solaris. Em sua fase imatura, os indivduos da espcie so exclusivamente aquticos, habitando riachos de montanhas encachoeirados. J os adultos se assemelham a pequenas mariposas e voam nas margens de crregos, nas montanhas do Espinhao meridional. A larva da espcie sensvel a distrbios no meio aqutico e tem sua incidncia comprometida em ambientes devastados pela ao do homem, o que facilita a deteco e a definio dos padres de potabilidade da gua. Jornal do Bilogo CRBio-04, ed. 72, fevereiro de 2019. (Adaptado). A identificao da nova espcie e sua relao com a gua abrem caminhos para sua caracterizao como um bom

Questão 8
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )Uma determinada empresa disponibiliza quatro possveis vacinas para a dengue (V1, V2, V3 e V4), que possuem diferentes combinaes dos trs genes estruturais do vrus da dengue, o gene C, que codifica para uma protena do nucleocapsdeo viral; o gene M e o gene E, que codificam para protenas da superfcie do vrus, esses esto representados por bandas na composio de cada vacina na Figura 1. Juntamente com as potenciais vacinas de DNA, essa empresa realizou um estudo in vivo com 10 camundongos nos quais foram injetadas vacinas com DNA controle e com os genes C, M e E a fim de avaliar a resposta imunolgica quanto produo de anticorpos (Figura 2) e de clulas T citotxicas (Figura 3). A partir das informaes apresentadas, qual vacina teria uma melhor resposta imunolgica contra a dengue?

Questão 9
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )O cladograma hipottico, a seguir, representa um diagrama que indica relaes de parentesco entre 10 espcies recentes de seres vivos. H quantos grupos monofilticos supraespecficos existentes para esses txons?

Questão 10
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )Considerando-se os processos bsicos do desenvolvimento embrionrio dos animais, analise as afirmativas a seguir. I. Os tecidos muscular, sseo e adiposo originam-se das clulas da endoderme. II. No embrio de ratos, a fase de flexo captura uma parte do saco vitelnico que fica incorporada ao corpo embrionrio. Essa poro originar a notocorda que induzir a formao do sistema neural central e perifrico. III. Uma biloga marcou um grupo de clulas em um embrio de coelho. Ao observar o animal na fase adulta, encontrou marcadas as clulas neurais. O tecido embrionrio, que foi marcado pela pesquisadora, refere-se ectoderma na fase de gstrula. IV. Rpteis e aves representam exemplos de animais que possuem ovos ricos em vitelo e com segmentao meroblstica discoidal. Assinale a alternativa que contm somente afirmativas corretas.

Questão
2019Biologia

(UFU - 2019 - 1 FASE )Os polissacardeos so macromolculas de carboidratos, polmeros com centenas a milhares de monossacardeos unidos por meio de ligaes glicosdicas. Sobre os polissacardeos, so feitas as seguintes afirmaes. I. Amido um polissacardeo de armazenamento encontrado nos animais. II. Os vertebrados armazenam glicognio, principalmente nas clulas do fgado e dos msculos. III. O exoesqueleto dos artrpodes formado por quitina que um polissacardeo com funo estrutural. IV. A celulose um polissacardeo estrutural encontrado como principal componente da resistente parede celular que circunda as clulas dos animais. Considerando-se as informaes acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2019Biologia

(Ufu 2019) A fim de refazer os experinentos de Mendel, um pesquisador cruzou uma planta sementes amarelas lisas (duplanentetvr-ozigota dornnante) com uma planta pura com sementes verdes rugosas (duplamente homozigota recessiva), Foramproduzidas plantas Fl. A seguir, o pesquisador redizou a autopoirizao de F1, produzindo a gerao F2, totalizando3200 plantas. Com base nas informaes apresentadas, assinale a altemativa que o nnero total de plantas com umacaracterstica dominante e uma caracteristica recessiva.

1-15 de 15