(UFVJM - 2017) Leia o texto II para resolver aquesto Texto II Em 27 de julho de 2016, circulou nas redes sociais uma foto na qual um mdico do interior de So Paulo exibe um receiturio com os seguintes dizeres: No existe peleumonia e nem raxis. Segundo reportagens da poca, a imagem seria uma forma de mdico debochar da forma no-padro de falar de um paciente seu, que havia acabado de ser atendido. O caso gerou polmica, levando posteriormente o mdico a ser demitido de seu emprego por sua atitude a qual ele teria classificado como uma brincadeira de Facebook. Em 29 de julho, a mdica mineira Jlia Rocha tambm participou desse debate ao publicar em rede social uma resposta foto original. A resposta da mdica pode ser lida na imagem a seguir: ASSINALE a alternativa na qual h exemplos de um usoNO-PADROde concordncia nominal da Lngua Portuguesa:
(UFVJM 2017) Os escravos tudo perdem sob seus grilhes, at o desejo de escapar deles. (...) A fora fez os primeiros escravos, sua covardia os perpetuou. Fonte: ROUSSEAU, J.J. Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1999. p. 57. No trecho acima, o filsofo iluminista, Jean-Jacques Rousseau, toma posio sobre um tema muito debatido nos crculos intelectuais do seu tempo, a escravido. Sua reflexo esclarece que:
(UFVJM - 2015)Leia este texto. O vigor da economia de garimpo de diamantes persistiu at o final do sculo XVIII. Sua explorao, entretanto, era monoplio da Coroa Portuguesa e, embora, no se possa desprezar a possibilidade do garimpo de contrabando, pode-se perceber uma certa liberao de disponibilidades produtivas, tanto em mo-de-obra como em investimentos em outras reas da economia, includos aqui, a agropecuria, o comrcio e manufaturas. Fonte: MENEZES, J. N. O continente rstico: abastecimento alimentar nas Minas Gerais setecentistas. Diamantina, MG, Maria Fumaa, 2000, p.159. Com base no texto, a economia da regio mineradora, em fins do sculo XVIII, pode ser caracterizada por:
(UFVJM - 2014) Ronda Los que no Danzan Una nia que es invlida dijo: -Cmo danzo yo? Le dijimos que pusiera a danzar su corazn... Luego dijo la quebrada: -Cmo cantara yo? -Cmo cantara yo? a cantar su corazn... Dijo el pobre cardo muerto: Dijo el pobre cardo muerto: Le dijimos: -Pon al viento a volar tu corazn... Dijo Dios desde la altura: -Cmo bajo del azul? Le dijimos que bajara a danzarnos en la luz. Todo el valle est danzando en un corro bajo el sol. A quien falte se le vuelve de ceniza el corazn... Fuente: http://www.gabrielamistral.uchile.cl/ poesiaframe.html Acceso en: 05 de junio de 2014. En el trecho abajo, el pronombre le se refiere a Dijo Dios desde la altura: -Cmo bajo del azul? Ledijimos que bajara a danzarnos en la luz.
A camada pr-sal um gigantesco reservatrio de petrleo e gs natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Esprito Santo. Estas reservas esto localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter at 2 km de espessura). Fonte: http;//www.suapesquisa.com/geografia/petrleo/camada_pre_sal.htm A localizao geogrfica das jazidas de petrleo no Brasil pode contribuir diretamente para o desenvolvimento scio-econmico da regio
(UFVJM - 2011/1) Culture linked to improved health [1] Trips to the theatre, concerts, art galleries and museums have been linked to better health and wellbeing, according to researchers in Norway. A report, published in the Journal of Epidemiology and Community Health, showed the more often people engaged in cultural activities the greater their health benefits. [5]The authors suggest culture could be used to promote good health. The study interviewed 50,797 adults from Norway. They were asked about their health, and satisfaction with life, as well as levels of anxiety and depression. They were also questioned about their involvement in two cultural fields: creative culture when the person does something such as play an instrument, paint or sing, and receptive culture [10] including going to galleries and concerts. Both types of cultural activity were linked with good health, wellbeing, low stress and low depression even when other factors, such as social background and wealth, were taken into account. In men the effect was most pronounced in those who preferred to get their dose of culture as an [15] observer rather than doing something more hands on. The authors said: The results indicate that the use of cultural activities in health promotion and healthcare may be justified. The study, however, cannot say that culture improves health. It could be the case that healthier people are more likely to take part in cultural activities. [20] Professor Alan Maryon-Davis, spokesperson for the UK Faculty of Public Health, said: Its interesting research, probably working through the release of hormones, like endorphins, increasing the feeling of wellbeing and reducing anxiety and depression. Source: http://www.bbc.co.uk/news/health-13501294 24 May 2011 Last updated at 10:46 GMT GLOSSARY Engaged: envolvidas, comprometidas Fields: campos Health: sade Increasing: aumentando Norway: Noruega Release: liberao Research: pesquisa Spokesperson: porta-voz Wealth: riqueza Wellbeing: bem-estar The relative pronoun who, in line 14, refers to
A classe dos mamferos rene animais com presena de glndulas mamrias, corpo total ou parcialmente coberto por pelos, so endotrmicos e distribuem-se por praticamente todos os ambientes do planeta. ASSINALEa alternativa que contenha apenas seres pertencentes classe dos mamferos.
(UFVJM - 2011) Leia esta sentena, extrada do romance Ponci Vicncio, de Conceio Evaristo. No tempo do fato acontecido, como sempre os homens e muitas mulheres trabalhavam na terra. O canavial crescia dando prosperidade ao dono. Os engenhos de acar enriqueciam e fortaleciam o senhor. Sangue e garapa podiam ser um lquido s. p. 51 A frase destacada revela:
(UFVJM - 2007) EL LEN Y LA HIENA El len, smbolo de la valenta y la nobleza, vibra en los himnos, flamea en las banderas y custodia castillos y ciudades. La hiena, smbolo de la cobarda y la crueldad, no vibra, ni flamea, ni custodia nada. El len da nombre a reyes y plebeyos, pero no hay noticia de que ninguna persona se haya llamado o se llame Hiena. El len es un mamfero carnvoro de la familia de los flidos. El macho se dedica a rugir. Sus hembras se ocupan de cazar un venado, una cebra o algn otro bicho indefenso o distrado, mientras el macho espera. Cuando la comida est lista, el macho se sirve primero. De lo que sobra, comen las hembras. Y al final, si algo queda todava, comen los cachorros. Si no queda nada, se joden. La hiena, mamfero carnvoro de la familia de los hinidos, tiene otras costumbres. Es el caballero quien trae la comida; y l come ltimo, despus que se han servido los nios y las damas. Para elogiar, decimos: Es un len. Y para insultar: Es una hiena. La hiena se re. Por qu ser. (Eduardo Galeano, Bocas del Tiempo) En el fragmento Sus hembras se ocupan de cazar un venado, una cebra o algm bicho indefenso o distrado, MIENTRAS el macho espera, la palabra destacada EXPRESA idea de