Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ULBRA 2016 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2016Biologia

(Ulbra 2016) Leia o texto abaixo: O problema em definir o grupo Protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonmica, sendo uma consequncia da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) at o moderno conceito dos Cinco Reinos, tem sido conveniente tratar Protista como um Reino, para facilitao dos sistemas de recuperao de informao, educao e vulgarizao. O conceito de Reino tambm serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam estes organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos inferiores, simples e primitivos quando se pode estudar organismos superiores e complexos? (Adaptado de What is a Protist?, editorial da revista Protist, v. 150, maro de 1999, escrito por Michael Melkonian). Apesar da discusso acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas caractersticas compartilhadas. I. Todos os protistas formam colnias e possuem como habitat ambientes midos. II. Podem ser auttrofos ou hetertrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre. III. Apresentam sistema de controle osmtico, como vacolo contrtil e pulstil, e podem ou no apresentar macroncleo e microncleo. IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como clios, flagelos ou pseudpodos. Esto corretas:

Questão
2016Biologia

(ULBRA 2016) As esponjas so os representantes do Filo Porifera (Reino Animalia). Este Filo considerado um ramo primitivo na evoluo dos metazorios, apresentando uma organizao corporal simples. Os porferos so usados pelos pintores de paredes para obteno certos efeitos especiais. Antigamente, eram usados, tambm, como esponjas de banho. Quanto s esponjas, correto afirmar que: I. Possuem tecidos verdadeiros e so encontradas somente em ambientes aquticos. II. Possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espculas, calcrias ou silicosas, formando o esqueleto para sustentao desses animais. III. No possuem tecidos verdadeiros e alimentam-se de partculas em suspenso atravs do sistema aqufero. IV. As clulas que capturam as partculas na gua so os coancitos; os porcitos permitem a entrada de gua do meio externo e, aps a circulao, a gua sai pelo sculo. Esto corretas:

Questão
2016Biologia

(ULBRA 2016) Considere as seguintes afirmaes: I. O amadurecimento e a queda de frutos so controlados, principalmente, pelo hormnio etileno. II. As razes tm geotropismo negativo, que ocorre por ao de auxinas. III. Na fase escura da fotossntese, ocorre a liberao de O2 e a fixao do CO2. IV. As plantas possuem cloroplastos, portanto, podem sobreviver sem mitocndrias. V. A fixao do nitrognio atmosfrico realizada, principalmente, nos ndulos das razes de leguminosas por bactrias do gnero Rhizobium. Esto corretas:

1-3 de 3