Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UNB 2011 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2011Filosofia

(CESPE/UNB 2011) A mitologia grega, cujas principais fontes so a Teogonia, de Hesodo, e a Ilada e a Odissia, de Homero, escritas no sculo VIII a.C., constituda por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantsticas e lendas. A Teogonia a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a histria dos deuses. As histrias de grandes feitos, heris e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitolgicas do, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grcia Antiga. Acerca da mitologia grega, assinale a opo correta.

Questão
2011Geografia

(Unb 2011) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A história geológica, o grande território, a extensa costa marinha e o clima tropical viabilizaram a presença e a concentração de diversas substâncias minerais na atmosfera, hidrosfera, biosfera, crosta continental e oceânica do Brasil. No entanto, mesmo que as características físicas do território sejam importantes, o fator determinante para se conseguir aproveitar os bens minerais é o investimento em pesquisa e inovação tecnológica. (Cláudio Scliar. Mineração, base material da aventura humana. Belo Horizonte: Geoartelivros, 2004, p. 67 (com adaptações).) São necessárias ações específicas para que, da atividade mineradora, resultem ganhos sociais para o Brasil. Para alcançar tal resultado, a ação mais importante a ser adotada é

Questão
2011Português

(UnB/2011) Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, 3buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, 1mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a 8agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, 2com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar nos uma ou outra correção. (...) Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo 7os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, 4que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos 5sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos 6tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre. Machado de Assis. Contos de escola. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 13 e 24. Considerando o texto acima, extraído de Contos de Escola, e os diversos temas por ele suscitados, julgue os itens a seguir. a) Nos segmentos mastigando as ideias e as paixões (ref. 1) e com os seus cinco olhos do diabo (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto. b) A oração buscava-o muitas vezes com os olhos (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade. c) Na oração que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas (ref. 4), caso fosse inserida a preposição com para introduzir o termo as palmas, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome me. d) Os vocábulos vermelhas (ref. 4) e inchadas (ref. 4), assim como sem-vergonhas (ref. 5) e desaforados (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão as palmas (ref. 4) e da forma pronominal nos em Chamou-nos (ref. 5). e) A expressão tal castigo (ref. 6) refere-se aos os bolos uns por cima dos outros, até completar doze (ref. 7). f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.

Questão
2011Química

(Unb 2011) O ciclo do combustível nuclear compreende uma série de etapas, que englobam a localização do minério de urânio, seu beneficiamento, a conversão do óxido natural (mineral) em hexafluoreto, o enriquecimento isotópico (do isótopo- altamente fissionável) e afabricação do elemento combustível. As principais reações químicas envolvidas nesse ciclo estão listadas a seguir. O UF6 (hexafluoreto de urânio) obtido no ciclo do combustível nuclear é submetido à centrifugação a gás, enriquecendo a mistura de isótopos com 235U. Depois de enriquecido, é reconvertido a UO2 e prensado na forma de pastilha para ser usado como combustível nuclear. A figura abaixo ilustra o diagrama de fase do UF6. As tabelas I e II a seguir apresentam informações acerca do urânio. A tabela I apresenta isótopos do urânio, suas respectivas massas molares e seus teores no U3O8mineral. A tabela II informa acerca da localização e da concentração de urânio (em miligrama de urânio por quilograma de minério U3O8) nas principais rochas fosfáticas no Brasil. Nas opções a seguir, assinale aquela que apresenta o gráfico que melhor representa o decaimento radioativo típico de primeira ordem para o isótopo 235U do urânio

Questão
2011Biologia

(UNB 2011)Um aspecto controverso sobre a organizao da vida em seres complexos se encontra nasteorias sobre a evoluo das clulas eucariticas. Uma das possibilidades levantadas que aclula eucaritica se teria originado a partir de um tipo curioso de procarionte que respondia acampos magnticos as magnetobactrias. Da a hiptese da necessidade de um campomagntico para a evoluo da vida complexa. As magnetobactrias tm uma configurao que lhes confere um momento magnticopermanente, o que permite que elas se alinhem ao campo magntico terrestre. Talpropriedade, conhecida como magnetotaxia, observada em muitas espcies de bactriasmodernas. A magnetotaxia permite que tais seres, utilizando-se de flagelos para locomoo, se difundamde maneira organizada, o que lhes fornece a possibilidade de migrarem para ambientesquimicamente mais propcios ao longo das linhas do campo geomagntico. Uma das pistas de que a vida complexa pode ter sido originada de magnetobactrias aobservao da utilizao do campo magntico como mecanismo adaptativo por organismosmulticelulares procariontes. Assinale a opo que melhor ilustra a evoluo de clulas que constituem ouformam organismos eucariontes fotossintetizantes.

1-5 de 5