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Questões de Português - UNB 2011 | Gabarito e resoluções

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Questão
2011Português

(UnB/2011) Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, 3buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, 1mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a 8agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, 2com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar nos uma ou outra correção. (...) Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo 7os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, 4que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos 5sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos 6tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre. Machado de Assis. Contos de escola. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 13 e 24. Considerando o texto acima, extraído de Contos de Escola, e os diversos temas por ele suscitados, julgue os itens a seguir. a) Nos segmentos mastigando as ideias e as paixões (ref. 1) e com os seus cinco olhos do diabo (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto. b) A oração buscava-o muitas vezes com os olhos (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade. c) Na oração que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas (ref. 4), caso fosse inserida a preposição com para introduzir o termo as palmas, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome me. d) Os vocábulos vermelhas (ref. 4) e inchadas (ref. 4), assim como sem-vergonhas (ref. 5) e desaforados (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão as palmas (ref. 4) e da forma pronominal nos em Chamou-nos (ref. 5). e) A expressão tal castigo (ref. 6) refere-se aos os bolos uns por cima dos outros, até completar doze (ref. 7). f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.

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