Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNB 2018 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2018Biologia

Em 1993, quando o primeiro filme da franquiaJurassicParkfoi lanado, cientistas interessados em paleontologia ou biologia molecular compartilharam de uma mesma pergunta: Podemos ressuscitar um dinossauro?. A resposta sempre tinha sido um no enftico, mas, de certa forma,Jurassic Parkinspirou o desenvolvimento da cincia e da tecnologia a partir da pesquisa de DNA antigo. A molcula de DNA relativamente frgil, pois no resistente ao das condies climticas por dezenas de milhes de anos. Pelo que se sabe, impossvel encontrar DNA de dinossauros mesozoicos preservado em ossos fossilizados ou no estmago de mosquitos aprisionados em mbar. Inspirados porJurassic Parke movidos pelo desejo de ver um dinossauro vivo, o paleontlogo J. Horner e sua equipe de pesquisadores tm trabalhado no campo da gentica e da biologia do desenvolvimento. A ideia desses pesquisadores produzir um dinossauro, no por meio de DNA preservado em mbar ou fsseis, mas pela manipulao gentica do DNA de aves atuais especificamente, de galinhas. No mais novidade que as aves so descendentes dos dinossauros. Paleontlogos vm estudando as semelhanas entre esses organismos h anos e cada vez mais tm verificado o quo parecidos com as aves eram os dinossauros terpodes (um grupo de dinossauros bpedes, provavelmente onvoros, que possuam trs dedos em contato com o cho). De acordo com J. Horner, o estudo do DNA das aves pode no s ajudar a entender muitos aspectos evolutivos dos dinossauros, mas tambm revelar o segredo para recri-los, j que, hipoteticamente, bastaria ativar os genes corretos no momento certo do desenvolvimento do animal. Internet: e (com adaptaes) Considerando as informaes do texto precedente e os diversos aspectos relacionados a essas informaes, julgue oitemque se segue. Infere-se do texto que a reproduo dos dinossauros terpodes era assexuada.

Questão
2018Biologia

O filme ganhador do Oscar 2018,A forma da gua, se passa na dcada de 60 do sculo passado, em plena Guerra Fria. No filme, a faxineira de um laboratrio secreto do governo norte-americano conhece e se apaixona por uma criatura submarina retirada das guas da Amrica do Sul e mantida presa no local. Com relao s diferenas fisiolgicas entre espcies terrestres e aquticas, julgue oitemsubsequente. Os fluidos corporais de peixes cartilaginosos, como os tubares e as raias, mantm-se isotnicos em relao ao ambiente marinho circundante, devido capacidade desses seres de tolerar grandes quantidades de ureia no sangue.

1-2 de 2