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Questões de Português - UNB | Gabarito e resoluções

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Questão
2015Português

(UnB/2015) [1] Os contemporâneos de Leonardo da Vinci encaravam-no como um ser estranho e misterioso. Príncipes e chefes militares queriam usar esse surpreendente mago como[4] engenheiro militar na construção de fortificações e canais, novas armas e dispositivos bélicos. É provável que o próprio Leonardo não alimentasse a ambição de ser considerado um [7] cientista. A exploração da natureza era para ele, em primeiro lugar e acima de tudo, um meio de adquirir conhecimentos sobre o mundo visível conhecimentos de que necessitaria [10] para a sua arte. E. H. Gombrich. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011, p. 294 (com adaptações). Os estudos anatômicos de Leonardo da Vinci apresentam uma das transformações que levaram à Revolução Científica: a valorização do método experimental, por força do qual a ciência deixou de ser contemplativa e tornou-se uma disciplina ativa.

Questão
2015Português

(UnB/2015) Com a técnica fotográfica proposta por Walter Benjamin, a arte como reprodução passou a ser pensada de um modointeiramente diverso, não mais enquanto reprodução de um objeto ou tema, mas, sim, enquanto produção da própria obra. Essa nova perspectiva rompeu a tradição, lançando a modernidade em outro paradigma, em que o que contava não era mais imitar (a natureza ou os grandes modelos) ou ser original, mas, sim, o fato de não mais existir uma identidade única, fechada, da obra, do seu produtor e daquilo que eventualmente ela viesse a representar. M. Seligmann-Silva. A segunda técnica em Walter Benjamin: o cinema e o novo mito da caverna. In: W. Benjamin. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: LPM, 2013, p. 28 (com adaptações). Infere-se do texto que, na denominada arte tradicional, a mimese era um princípio relevante na valorização de uma obra de arte.

Questão
2012Português

(UnB - 2012) Vaso grego Esta, de ureos relevos, trabalhada De divas mos, brilhante copa, um dia, J de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Ento e, ora repleta ora esvazada, A taa amiga aos dedos seus tinia Toda de roxas ptalas colmada. Depois... Mas o lavor da taa admira, Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, s bordas Finas hs de lhe ouvir, canora e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada msica das cordas, Qual se essa a voz de Anacreonte fosse. Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crtica. Marco Aurlio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144. A partir da leitura do soneto Vaso grego, assinale a opo correta a respeito do tratamento esttico conferido aos mitos antigos pela potica parnasiana.

Questão
2011Português

(UnB/2011) Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, 3buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, 1mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a 8agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, 2com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar nos uma ou outra correção. (...) Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo 7os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, 4que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos 5sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos 6tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre. Machado de Assis. Contos de escola. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 13 e 24. Considerando o texto acima, extraído de Contos de Escola, e os diversos temas por ele suscitados, julgue os itens a seguir. a) Nos segmentos mastigando as ideias e as paixões (ref. 1) e com os seus cinco olhos do diabo (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto. b) A oração buscava-o muitas vezes com os olhos (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade. c) Na oração que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas (ref. 4), caso fosse inserida a preposição com para introduzir o termo as palmas, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome me. d) Os vocábulos vermelhas (ref. 4) e inchadas (ref. 4), assim como sem-vergonhas (ref. 5) e desaforados (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão as palmas (ref. 4) e da forma pronominal nos em Chamou-nos (ref. 5). e) A expressão tal castigo (ref. 6) refere-se aos os bolos uns por cima dos outros, até completar doze (ref. 7). f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.

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