Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNEB 2014 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2014Biologia

(UNEB 2014) A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2(s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte. Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrix vive em temperaturas não inferiores a 30°C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A Phormidium, por outro lado, vive entre 45°C e 60°C e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcus suporta temperaturas de até 72°C e é verde-amarelo. (A GRANDE... 2013. p. 62-63). A presença das cianobactérias e a dos seus novos mecanismos metabólicos no ambiente primordial da Terra impuseram um profundo impacto na história evolutiva da vida no planeta. Com base nessa informação, considera-se como um exemplo desse impacto:  

Questão
2014Biologia

(UNEB 2014)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas. Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar. Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2. (PARKES. 2013. p. 22-27). A habilidade da hemoglobina presente no sangue para captar ou liberar oxigênio, O2(g) depende da sua pressão parcial (pO2) no ambiente. O gráfico representa a variação dessa pressão parcial sanguíneo em relação ao grau de saturação de oxigênio ligado à hemoglobina. Com base nessas informações, é correto afirmar:

Questão
2014Biologia

(UNEB 2014) Texto para a prxima questo: To complexas quanto a qumica da vida, as condies para o bom crescimento das plantas se resumem em trs nmeros que representam as porcentagens de nitrognio, fsforo e potssio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No sculo XX, esses trs nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a populao mundial crescesse seis vezes mais. O nitrognio vem do ar, mas o fsforo e o potssio veem do solo. As reservas de potssio so suficientes para sculos, mas com o fsforo a situao diferente. provvel que os suprimentos disponveis de imediato comecem a esgotar-se no final do sculo. Muitos dizem que quando isso acontecer, a populao ter alcanado um pico alm do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fsforo, junto com o nitrognio e o potssio, um elemento crucial para os fertilizantes. extrado de rochas ricas em fsforo, na forma de fosfato. O fsforo no ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A natureza obtm fsforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biolgico, sedimentao e, depois de 10 milhes de anos, elevao geolgica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fsforo no solo, mas uma combinao de medidas pode suavizar o problema. (VACCARI. 2012. p.40-45). Com base no conhecimento da importncia do nitrognio, potssio e fsforo, NPK, na produtividade primria do planeta e nas repercusses negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, correto afirmar:

1-3 de 3