Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNEB | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2018Biologia

(UNEB BA/2018) A riqueza energtica do hidrognio deve-se sua capacidade de transferir facilmente eltrons para outros compostos, como o oxignio, e liberar energia. Esse processo descrito, de modo um tanto confuso, como reduo qumica. Os cientistas suspeitavam havia tempos que gases reduzidos desempenhavam papel importante na origem da vida na Terra. Na dcada de 20, o bioqumico russo Alexander Oparin e o evolucionista britnico J.B.S. Haldane sugeriram, isolada e independentemente, que a atmosfera primitiva da Terra pode ter sido muito rica em gases redutores, como metano, amnia e hidrognio. E, nessas concentraes elevadas, os ingredientes qumicos necessrios para a vida podem ter-se formado espontaneamente. A ideia ganhou credibilidade dcadas mais tarde, com o famoso experimento dos qumicos Stanley Miller e Harold Urey, da University of Chicago, em 1953. Ao aquecer e descarregar fascas em uma mistura de gases redutores, os cientistas conseguiram criar uma gama de compostos orgnicos (a maioria contendo carbono e hidrognio), inclusive aminocidos, os blocos de construo das protenas, vitais para todas as formas de vida terrestre. Entretanto, nos anos subsequentes ao experimento, gelogos concluram que a atmosfera ancestral no era nem de longe to redutora como a dupla havia pensado. Segundo eles, as condies que formaram aminocidos e outros compostos orgnicos em sua experincia provavelmente nunca existiram na atmosfera. (BRADLEY, 2017). Analisando-se o texto e com base nos conhecimentos sobre a origem da vida, correto afirmar:

Questão
2017Biologia

(UNEB BA/2017) Disponvel em: https://descomplica.com.br/ blog/biologia/o-que-e-sintese-proteica/. Acesso em: 17 maro 2017. Observando-se a imagem e com base nos conhecimentos acerca do processo de transcrio em uma clula eucaritica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O processo em destaque iniciado, invariavelmente, no citosol e depende de enzimas especficas, a partir da expresso gnica. ( ) O RNA transcrito ir participar da sntese proteica no mesmo compartimento em que ele foi formado. ( ) A direo da transcrio a mesma observada no processo de replicao do DNA e s ocorrer, em condies normais, em uma das fitas do DNA. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a

Questão
2014Biologia

(UNEB 2014)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas. Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar. Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2. (PARKES. 2013. p. 22-27). A habilidade da hemoglobina presente no sangue para captar ou liberar oxigênio, O2(g) depende da sua pressão parcial (pO2) no ambiente. O gráfico representa a variação dessa pressão parcial sanguíneo em relação ao grau de saturação de oxigênio ligado à hemoglobina. Com base nessas informações, é correto afirmar:

Questão
2014Biologia

(UNEB 2014) A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2(s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte. Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrix vive em temperaturas não inferiores a 30°C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A Phormidium, por outro lado, vive entre 45°C e 60°C e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcus suporta temperaturas de até 72°C e é verde-amarelo. (A GRANDE... 2013. p. 62-63). A presença das cianobactérias e a dos seus novos mecanismos metabólicos no ambiente primordial da Terra impuseram um profundo impacto na história evolutiva da vida no planeta. Com base nessa informação, considera-se como um exemplo desse impacto:  

Questão
2014Biologia

(UNEB 2014) Texto para a prxima questo: To complexas quanto a qumica da vida, as condies para o bom crescimento das plantas se resumem em trs nmeros que representam as porcentagens de nitrognio, fsforo e potssio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No sculo XX, esses trs nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a populao mundial crescesse seis vezes mais. O nitrognio vem do ar, mas o fsforo e o potssio veem do solo. As reservas de potssio so suficientes para sculos, mas com o fsforo a situao diferente. provvel que os suprimentos disponveis de imediato comecem a esgotar-se no final do sculo. Muitos dizem que quando isso acontecer, a populao ter alcanado um pico alm do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fsforo, junto com o nitrognio e o potssio, um elemento crucial para os fertilizantes. extrado de rochas ricas em fsforo, na forma de fosfato. O fsforo no ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A natureza obtm fsforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biolgico, sedimentao e, depois de 10 milhes de anos, elevao geolgica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fsforo no solo, mas uma combinao de medidas pode suavizar o problema. (VACCARI. 2012. p.40-45). Com base no conhecimento da importncia do nitrognio, potssio e fsforo, NPK, na produtividade primria do planeta e nas repercusses negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, correto afirmar:

1-5 de 5