Questões e gabarito - UNESP 2004

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 24
Questão
2004Matemática

(Unesp 2004) O conjunto de todos os pontos P(x, y) do plano, com y 0, para os quais x e y satisfazem a equação é uma

Questão
2004Inglês

(UNESP2004) Healthy eating tips - Action plan for life Millions of people make a resolution to lose weight and stop over eating after New Years. Thousands join health clubs and many more try desperate weight loss gimmicks to shed holiday pounds. Unfortunately, many people quit after the first week or two and maintain the weight gained from the holiday. Well theres a better way. We offer healthy eating tips to help you keep the weight off. The problem is that most people think of weight loss as a temporary endeavor instead of a life long action plan. Any worthy thing in life requires effort and effort requires action on our part. Losing weight will not happen by taking some type of miracle solution but requires real action from us. Design an action plan for 6 months to a year of healthy eating and exercise. Several months into your action plan will change your habits for a lifetime so that you can continue to lose weight after 6 months. Contrary to popular belief, YOU are the most qualified person to create a diet and fitness plan because you know your eating habits better than anyone else. What goes into this action plan? Below are 5 tips to help you lose weight: (1) written diet plan (2) include foods you like (3) limit calorie consumption (4) give yourself a free day (5) include exercise in your plan (Extraído dehttp://mydietbuddy.com/healthy-eating-tips.htm.) According to popular belief, you are ............... person to design a diet plan.

Questão
2004Matemática

(Unesp 2004) Num laboratório, foi feito um estudo sobre a evolução de uma população de vírus. Ao final de um minuto do início das observações, existia 1 elemento na população; ao final de dois minutos, existiam 5, e assim por diante. A seguinte sequência de figuras apresenta as populações do vírus (representado por um círculo) ao final de cada um dos quatro primeiros minutos. Supondo que se manteve constante o ritmo de desenvolvimento da população, o número de vírus no final de 1 hora era de:

Questão
2004Geografia

(Unesp 2004) No mundo pós-guerra, instituições internacionais foram criadas para gerir a comunidade dos países e, uma delas, criada em 1957 com apenas seis membros conta, atualmente, com quinze. Numa ampliação considerada histórica, a partir de 2004 dez novos países integrarão esta Instituição. Observe o mapa e, utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que identifica tal Instituição e o antigo bloco ao qual pertencia a maioria destes novos países que passarão a integrá-la.

Questão
2004História

Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de 1817. I. Possuiuforte sentimento anti-lusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses. II. Teve a participação apenas de sacerdotes e militares, não contando com o apoio de outros segmentos da população. III. Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando de Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. IV. A revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas. V. Propunha a República, com a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão. É correto apenas o afirmado em

Questão
2004História

No século XIX, a política externa brasileira foi marcada pelas relações com a Inglaterra. Na primeira metade desse século, a relação do Brasil independente com a potência industrializada europeia foi predominantemente caracterizada

Questão
2004Física

(Unesp 2004) Um fio metálico AB, suspenso por dois fios verticais, condutores e flexíveis, é colocado próximo e paralelamente a um fio longo pelo qual passa a corrente elétrica i, no sentido indicado na figura. O fio longo e o fio AB estão no mesmo plano horizontal. Utilizando essa montagem, um professor pretende realizar duas experiências, I e II. Na experiência I, fará passar uma corrente pelo fio AB, no sentido de A para B. Na experiência II, fará passar a corrente no sentido contrário. Nessas condições, espera-se que a distância entre o fio longo e o fio AB

Questão
2004Biologia

(UNESP 2004) Erros podem ocorrer, embora em baixa frequência, durante os processos de replicação, transcrição e tradução do DNA. Entretanto, as consequências desses erros podem ser mais graves, por serem herdáveis, quando ocorrem:

Questão
2004Química

(Unesp 2004) Os elementos químicos O, S, Se e Te, todos do grupo 16 da tabela periódica, formam compostos com o hidrogênio, do grupo 1 da tabela periódica, com fórmulas químicas H2O, H2S, H2Se e H2Te, respectivamente. As temperaturas de ebulição dos compostos H2S, H2Se e H2Te variam na ordem mostrada na tabela. A água apresenta temperatura de ebulição muito mais alta que os demais. Essas observações podem ser explicadas, respectivamente:  

Questão
2004Matemática

(Unesp 2004) Um observador situado num ponto O, localizado na margem de um rio, precisa determinar sua distâcia até um ponto P, localizado na outra margem, sem atravessar o rio. Para isso marca, com estacas, outros pontos do lado da margem em que se encontra, de tal forma que P, O e B estão alinhados entre si e P, A e C também. Além disso, OA é paralelo a BC, OA = 25 m, BC = 40 m e OB = 30 m, conforme figura. A distância, em metros, do observador em O até o ponto P, é:

Questão
2004Matemática

(Unesp 2004)  Uma pesquisa realizada com pessoas com idade maior ou igual a sessenta anos residentes na cidade de São Paulo, publicada na revista Pesquisa/Fapesp de maio de 2003, mostrou que, dentre os idosos que nunca frequentaram a escola, 17% apresentam algum tipo de problema cognitivo (perda de memória, de raciocínio e de outras funções cerebrais). Se dentre 2000 idosos pesquisados, um em cada cinco nunca foi à escola, o número de idosos pesquisados nessa situação e que apresentam algum tipo de problema cognitivo é:

Questão
2004Geografia

(Unesp 2004) O mapa representa a área que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos. Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo.

Questão
2004Química

(Unesp 2004) Foram preparadas, em separado, soluções aquosas de concentração 1,0 mol L-1 das seguintes substâncias: NaC (cloreto de sódio); Na2O (óxido de sódio); C12H22O11 (sacarose). Os frascos foram numerados como 1, 2 e 3. Solicitou-se a um estudante que identificasse as soluções realizando experimentos no laboratório. Os resultados obtidos são apresentados na tabela. Solução pH Comportamento quanto à  condutividade elétrica Temperatura de  ebulição 1 7,0 isolante T1 2 maior que 7,0 condutor T2 3 7,0 condutor T3 Com base nas informações fornecidas e sabendo que as equações químicas para as dissoluções são NaC(s) + H2O()  Na+(aq) + C-(aq) Na2O(s) + H2O()  2 Na+(aq) + 2OH-(aq) C12H22O11(s) + H2O()  C12H22O11(aq) é correto afirmar que:

Questão
2004Química

(Unesp 2004) Os agentes de cor, como o próprio nome sugere, são utilizados na indústria para a produção de cerâmicas e vidros coloridos. Tratam-se, em geral, de compostos de metais de transição e a cor final depende, entre outros fatores, do estado de oxidação do metal, conforme mostram os exemplos na tabela a seguir. Coloração Agente de cor Estado de oxidação Número atômico verde Cr (Crômio) Cr3+ 24 amarelo Cr (Crômio) Cr6+ 24 marrom-amarelado Fe (Ferro) Fe3+ 26 verde-azulado Fe (Ferro) Fe2+ 26 azul claro Cu (Cobre) Cu2+ 29 Com base nas informações fornecidas na tabela, é correto afirmar que:

Questão
2004Biologia

(UNESP 2004) Considerando aspectos gerais da biologia de algumas espécies animais, tem-se o grupo A representado por espécies monoicas, como minhocas e caracóis; o grupo B, por espécies que apresentam desenvolvimento indireto, como insetos com metamorfose completa e crustáceos, e o grupo C, com espécies de vida livre, como corais e esponjas. Pode-se afirmar que as espécies

NOVIDADES
Kuadro