Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNESP 2009 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada aindustrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) A era Vargas deixou marcas nas relações político-econômicas dedominação/subordinação político-econômica brasileira, contextualizando a conjunturageopolítica de uma época. Passou a representar o início de um novo tempo na economia e napolítica brasileiras. Assinale a alternativa que caracteriza esse período.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) Um dos reflexos da crise econômica internacional que eclodiu a partir do final de 2008 teve consequência direta sobre o mercado de trabalho formal, delineando um perfil para os novos desempregados brasileiros. Analise estas afirmativas: I. o mercado perdeu milhares de postos de trabalho na indústria, principalmente aqueles da faixa entre 1 a 3 salários mínimos; II. o emprego formal na indústria atingiu mais a mão de obra feminina, que respondia pela maior parte das vagas fechadas no período; III. a contração do emprego formal atingiu mais os homens, que respondiam por 8 em cada 10 vagas fechadas no período; IV. de acordo com o cadastro geral de empregos e desempregos, as grandes empresas foram as que mais demitiram trabalhadores com carteira assinada; V. especialistas apontam que o setor que mais demitiu (90%) foi a Indústria Têxtil, principalmente trabalhadores do sexo feminino. Estão corretas apenas as afirmativas

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) No ano de 2006, a China, com 6,2 bilhões de t/ano, tornou-se o principal emissor mundial de gases-estufa, superando os Estados Unidos (5,8 bilhões de t/ano), segundo dados divulgados pela ONU em 2008. Assinale a alternativa que contém um dos fatores do aumento chinês de emissões de gases-estufa.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) Observe a imagem de satélite e o mapa. Assinale a alternativa que identifica o fenômeno climático representado, a área de ocorrência e a causa principal que favorece sua formação.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a água será um dos principais motivos de conflitos entre países nos próximos 25 anos. Observe o mapa. Assinale a alternativa que identifica a localização desses países destacados no mapa e três possíveis causas dos litígios nestas diferentes áreas do globo.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) No cenário da Nova Ordem Mundial, as questões se tornam cada vez mais globais e cada vez menos estritamente locais. Esse cenário foi construído a partir de modificações filosóficas que influenciaram também as questões ambientais, de grande interesse dos cidadãos. Assinale a alternativa que expressa essa nova filosofia.

Questão
2009Geografia

(Unesp 2009) O mapa contém o sentido da migração entre vários países latino-americanos e a renda per capita de cada um deles. Assinale a alternativa que contém o sentido geral das migrações, um destino na América do Norte, um na América do Sul e outro no Caribe, nesta ordem.

Questão
2009Geografia

(UNESP) Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regies na fronteira Brasil-Bolvia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas. Assinale a alternativa que contm o estado da Regio Norte onde esse fato est ocorrendo, os rios mencionados e trs causas do desmatamento naquela rea.

Questão
2009Geografia

(UNESP) Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanizao. Se, em 1940, apenas 30% da populao total do pas vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avana para 83% (PNAD/IBGE 2007 ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em ncleos urbanos. Entretanto, essa populao vem apresentando novas tendncias. Em seus fluxos migratrios, ocorre um reforo da metropolizao juntamente com uma espcie de desmetropolizao. (Santos, 1993) Analise as afirmaes que seguem. I. A populao urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do pas, em especial nas metrpoles de So Paulo e Rio de Janeiro. II. Concomitantemente permanncia do peso acentuado das metrpoles, ocorre a desconcentrao ou repartio de atividades entre as metrpoles e outros ncleos urbanos. III. Os novos fluxos migratrios representam na atualidade uma nova onda do xodo rural, o qual interfere diretamente na proliferao de metrpoles no pas. IV. A emergncia e a consolidao das cidades mdias brasileiras acabam atestando a desconcentrao das atividades produtivas, o que evidencia uma nova diviso territorial do trabalho no pas. V. A desmetropolizao aponta o fato de que as metrpoles perdem importncia na economia local e global. Assinale a alternativa que rene apenas os itens relacionados dinmica da urbanizao brasileira na atualidade. Escolha uma:

1-10 de 10