Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNESP 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 13
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 2 FASE) Leia atentamente os trs textos e analise o grfico. I. Pela primeira vez na histria, os empresrios deparam-se com limites reais de crescimento econmico e de consumo, impostos por questes relacionadas natureza. Todo produto que chega ao consumidor, seja um carro, um tnis ou uma xcara de caf, tem origem na extrao ou colheita de bens da natureza. Esses bens, a gua, as terras cultivveis, as florestas, so finitos. (Veja, 09.06.2010. Adaptado.) II. A populao mundial era de cerca de 250 milhes de habitantes no ano 1 da era crist. Em 1999, chegou a 6 bilhes, e poder alcanar 9 bilhes em 2050. Alguns autores consideram que a racionalidade humana e os avanos tecnolgicos so capazes de resolver os problemas ambientais em uma situao de crescimento populacional. Afirmam que as taxas de mortalidade vo continuar caindo, o bem-estar vai continuar aumentando e que o crescimento populacional contribui para o desenvolvimento humano a longo prazo. (opensadorselvagem.org. Adaptado.) III. Alguns autores consideram que a espcie humana expandiu-se a tal ponto que ameaa a existncia dos outros seres. Tornou-se uma praga que destri e ameaa o equilbrio do planeta. E a Terra reagiu. O processo de eliminao da humanidade j est em curso e vai se dar pela combinao do agravamento do efeito estufa com desastres climticos e a escassez de recursos. Bilhes de ns morrero e os poucos casais frteis de pessoas que sobrevivero estaro no rtico, onde o clima continuar tolervel, afirmam. (opensadorselvagem.org. Adaptado.) Cada um dos textos I e II relaciona-se a uma das letras do grfico, A, B ou C. Indique a que letras correspondem os textos I e II e justifique essa correlao. Para fazer jus concluso do texto III, uma das linhas do grfico deveria ser modificada. Faa na figura acima, a modificao sugerida pelo texto III e justifique o porqu dessa modificao.

Questão 13
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) O tabu das hidreltricas na Amaznia Segundo especialistas, o Brasil precisa de mais represas inclusive na Amaznia para evitar futuros apages (...) e o maior empreendimento do Brasil nessa rea a usina hidreltrica de Belo Monte, cuja construo enfrenta protestos ambientais. A rejeio s grandes barragens produto de um histrico de erros no setor. (...) O smbolo desses enganos a usina de Balbina, erguida nos anos 80 no rio Uatum, no estado do Amazonas. (...) Os construtores inundaram a rea sem retirar as rvores, que viraram um grotesco paliteiro. A madeira em putrefao atraiu nuvens de mosquitos para a regio, matou os peixes e gera metano, um gs txico e responsvel pelas mudanas climticas. (poca, 12.03.2011. Adaptado.) Explique por que a no retirada das rvores levou mortandade dos peixes e produo de metano no lago de Balbina, e por que o metano designado, no texto, como um gs responsvel por mudanas climticas.

Questão 14
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) As plantas tm um importante papel no ciclo da gua na natureza. A figura representa, de forma simplificada, esse ciclo: Explique como a planta retira a gua do solo e o mecanismo pelo qual essa gua chega at as folhas e retorna para a atmosfera.

Questão 14
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 2 FASE) Nova esperana contra a anemia falciforme A anemia falciforme uma doena gentica na qual a hemoglobina A, que produzida pelo organismo aps o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua funo no transporte de oxignio. A cura s possvel por meio do transplante de medula ssea, um procedimento pouco realizado devido dificuldade de encontrar doadores compatveis. A esperana vem da Faculdade de Cincias Farmacuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores est desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sangunea. A hemoglobina fetal no tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxignio, contudo s produzida em abundncia pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produo pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos j existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretaes. Segundo Marcos, o novo medicamento, alm de promover a cura do paciente, permitir que as pessoas portadoras de anemia falciforme tenham filhos normais, ou seja, a doena, at ento transmitida hereditariamente, deixar de s-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a nica possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula ssea, situao na qual o indivduo que recebeu o transplante, alm de se apresentar curado, no corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretao est errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretaes esto corretas? Justifique sua resposta.

Questão 15
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 2 FASE)Em comemorao aos cinco sculos do descobrimento do Pas, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de So Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espcies de rvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a rea possua exemplares com altura de at 26 metros, como o mutambo e o ing. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO2 pelas rvores plantadas. Para isso, calcularam o volume dos troncos, ramos, razes e densidade da madeira das rvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO2. Contudo, os pesquisadores acreditam que este nmero esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das rvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do clculo do volume dos troncos, ramos e razes. Outro importante fator deveria ter sido considerado. Que processo fisiolgico permitiu s rvores o acmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cmputo do total de carbono sequestrado pelas rvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.

Questão 15
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) Marcos e Paulo so filhos do mesmo pai, mas de mes diferentes. Com relao aos tipos sanguneos dos sistemas ABO e Rh, Marcos um doador universal. Contudo, ao invs de doar sangue, Marcos obrigado a receb-lo por doao, pois tem hemofilia tipo A, uma caracterstica ligada ao sexo. Nas vezes em que recebeu transfuso sangunea, Marcos teve por doadores Paulo e a me de Paulo. Sua me e seu pai no puderam doar sangue, embora fossem compatveis pelo sistema Rh, mas no o eram pelo sistema ABO. J adultos, Marcos e Paulo casaram-se com mulheres em cujas famlias no havia histrico de hemofilia, e ambos os casais esperam um beb do sexo masculino. Contudo, esto receosos de que seus filhos possam vir a ter hemofilia. O heredograma representa as famlias de Marcos e de Paulo. O indivduo apontado pela seta Marcos. Considerando o histrico acima, qual o provvel tipo sanguneo da me e do pai de Marcos e qual a probabilidade de que os filhos de Marcos e de Paulo sejam hemoflicos? Justifique suas respostas.

Questão 61
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Tudo comea com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Voc j deve ter visto uma revoada deles na primavera. So atrados por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vo construir os ninhos. So os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operrios. Estes ltimos alimentam toda a populao, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento no digerido, dependem de protozorios intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da rvore de seu jardim, ou da madeira dos mveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residncia: as que tm cupim e as que ainda tero. (Texto extrado de um panfleto publicitrio de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) No texto, alm da relao que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas trs outras relaes ecolgicas. A sequncia em que aparecem no texto :

Questão 61
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Para discutir ecologia, a professora citou uma das estrofes do Hino da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Igreja Catlica, cujo lema Fraternidade e a Vida no Planeta: (...) Olha as florestas: pulmo verde e forte! Sente esse ar que te entreguei to puro... Agora, gases disseminam a morte; O aquecimento queima o teu futuro. (...) Sobre essa estrofe do hino, os alunos fizeram as seguintes afirmaes: I. O primeiro verso uma meno funo fotossinttica das florestas, estabelecendo uma analogia entre essa funo e a exercida pelo pulmo dos vertebrados, pois cada uma dessas funes retira da atmosfera e nela libera os mesmos gases. II. O segundo verso uma referncia atmosfera primitiva da Terra, a qual permitiu o aparecimento das primeiras molculas orgnicas e, posteriormente, dos primeiros organismos vivos. III. O terceiro verso faz referncia poluio atmosfrica. Gases txicos so liberados pela atividade humana, comprometendo a sade das populaes e dos demais organismos. IV. O quarto verso referncia direta s queimadas, que tm por objetivo a formao de pastos em detrimento da conservao da mata nativa. correto o que se afirma em

Questão 62
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Uma novidade dos cientistas: Combate dengue com a ajuda do prprio mosquito transmissor Para os animais, o ato sexual o caminho para a perpetuao da espcie. Um objetivo primordial que est se invertendo pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulao gentica, uma populao de machos criada em laboratrio recebeu um gene modificado que codifica uma protena letal prole. Quando esses machos cruzam com fmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene prole, que morre ainda no estgio larval. A primeira liberao na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio). A linhagem dever ser liberada no municpio de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.) Sobre a notcia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos

Questão 62
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Municpios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenas O fim das enchentes no significa que o perigo acabou. Cresce o risco de proliferao de doenas nos 95 municpios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municpios a rede de abastecimento de gua foi destruda. O contato direto da populao com a gua e a lama deixa os sanitaristas preocupados. (www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.) Na situao colocada, dentre as doenas que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar

Questão 63
2011Biologia

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Em geral, os cromossomos sexuais nos mamferos so iguais nas fmeas e diferentes nos machos. Nestes, o cromossomo do tipo Y possui genes, tamanho e morfologia diferentes daqueles do cromossomo do tipo X. Nas aves, ocorre o contrrio. A fmea apresenta cromossomos sexuais diferentes; nesse caso, chamados de tipo Z, o maior, e de tipo W, o menor. As figuras A e B representam, respectivamente, os cromossomos de um homem e de um macho de arara-azul. Em A so representados, no destaque, os cromossomos sexuais de uma mulher (XX) e, em B, no destaque, os cromossomos sexuais de uma arara-azul fmea (ZW). Considerando tais informaes, correto afirmar que

Questão 63
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Ao fazer uma limpeza no armrio do banheiro, Manuela encontrou trs pomadas, I, II e III, que, por indicao mdica, havia usado em diferentes situaes: a. para controlar o herpes labial; b. para tratar de uma dermatite de contato; c. para debelar uma micose nos ps. Manuela no se lembrava qual pomada foi usada para qual situao, mas ao consultar as bulas verificou que o princpio ativo da pomada I liga-se a um componente da membrana celular do micro-organismo, alterando a permeabilidade da membrana; o componente ativo da pomada II estimula a sntese de enzimas que inibem a migrao de leuccitos para a rea afetada; o princpio ativo da pomada III inibe a replicao do DNA do micro-organismo no local onde a pomada foi aplicada. Pode-se dizer que para as situaes a, b e c Manuela usou, respectivamente, as pomadas

Questão 64
2011BiologiaGeografia

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Suponha a seguinte situao hipottica: Em pleno ms de dezembro, um botnico est em um barco no oceano Atlntico, exatamente no ponto que corresponde interseco de duas linhas imaginrias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, h dois vasos contendo duas plantas da mesma espcie, que foram cultivadas em condies idnticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Par e, a outra, no litoral do Gabo, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficincia fotossinttica e que, partindo do ponto de interseco das linhas, o botnico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridiano de Greenwich Com relao eficincia fotossinttica das plantas aps o deslocamento em relao quela do ponto de origem, e considerando apenas a variao da incidncia dos raios solares, correto afirmar que

Questão 64
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE)Trs amostras de hemcias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em solues com diferentes concentraes de sal. A figura apresenta as hemcias vistas ao microscpio quando colocadas nas diferentes solues. Na linha inferior, representao esquemtica das clulas da linha superior. As setas indicam a movimentao de gua atravs da membrana. Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento,

Questão 65
2011Biologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) O grfico apresenta a variao do teor de oxignio da gua de um lago ao longo de trs dias. Pode-se afirmar que:

1-15 de 22chevron right center