Questões de Química - UNESP 2011

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-9 de 9
Questão
2011Química

(Unesp 2011) Descarga de hormônios Algumas substâncias químicas são capazes de interagir com os receptores de estrógeno(Figura I) e comprometer o sucesso reprodutivo de várias espécies animais. Disfarçadas dehormônio, elas produzem uma mensagem enganosa que pode fazer a célula se multiplicar,morrer ou até produzir certas proteínas na hora errada.Uma das substâncias apontadas peloscientistas como capaz de mimetizar os efeitos dos hormônios é o bisfenol A (Figura II), usadoem produtos de plástico policarbonato, tais como embalagens reutilizáveis de bebidas,mamadeiras, utensílios e muitos outros produtos de uso diário. Com o tempo, ele se desprendedos materiais e contamina o ambiente doméstico, atingindo o esgoto e os cursos dágua. Buscando diferenças e semelhanças entre as estruturas estrógeno e bisfenol A, é corretoafirmar que ambos

Questão
2011Química

(Unesp 2011) Diariamente podemos observar que reações químicas e fenômenos físicos implicam em variações de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob pressão atmosférica. I. A combustão completa do metano (CH4) produzindo CO2 e H2O. II. O derretimento de um iceberg. III. O impacto de um tijolo no solo ao cair de uma altura h. Em relação aos processos analisados, pode-se afirmar que:

Questão
2011Química

Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A água é um solvente muito eficaz para solubilizar compostos iônicos. Quando um composto iônico se dissolve em água, a solução resultante é composta de íons dispersos pela solução. Distribuição esquemática de íons de um sal dissolvido em água O composto que representa melhor a solução esquematizada na figura é:

Questão
2011Química

(Unesp 2011) O folheto de um óleo para o corpo informa que o produto é preparado com óleo vegetal de cultivo orgânico e óleos essenciais naturais. O estudo da composição química do óleo vegetal utilizado na fabricação desse produto permitiu identificar um éster do ácido cis,cis-9,12-octadecadienoico como um de seus principais componentes. Escreva a fórmula estrutural completa do ácido cis,cis-9,12-octadecadienoico e indique como essa substância pode ser obtida a partir do óleo vegetal.

Questão
2011Química

(Unesp 2011) Kevlar é um polímero de condensação com alta resistência ao calor e à tração, sendo empregado na confecção de esquis, coletes à prova de bala, roupas e luvas utilizadas por bombeiros, entre outras aplicações. A intensa atração existente entre as cadeias confere ao polímero propriedades excepcionais de resistência, que têm permitido utilizar cordas do Kevlar em substituição aos cabos de aço. Com base no exposto, qual a função orgânica nitrogenada que compõe a estrutura desse polímero? Dê a fórmula estrutural de seus monômeros e diga que tipo de interação existe entre as cadeias adjacentes.

Questão
2011Química

(Unesp 2011) Um paciente infectado com vírus de um tipo de herpes toma, a cada 12 horas, 1 comprimido de um medicamento que contém 125 mg do componente ativo penciclovir. Dados: Massa molar (g.mol1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16. Constante de Avogadro: N = 6,02 1023 mol1. Dê a fórmula molecular e a massa molar do penciclovir e calcule o número de moléculas desse componente que o paciente ingere por dia.

Questão
2011Química

(Unesp 2011) A quantidade de oxigênio dissolvido em um reservatório com 10 000 L de água foi determinada pela dosagem do hidróxido de manganês III, formado segundo a reação descrita pela equação: xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Conhecidas as massas molares (g.mol1) do Mn(OH)3 = 106 e do O2 = 32, e sabendo que o tratamento de 1 L dessa água com excesso de Mn(OH)2(aq) produziu 0,103 g de Mn(OH)3, determine os coeficientes da equação e calcule a massa total, em gramas, de O2 dissolvido no reservatório de água.

Questão
2011Química

(Unesp 2011) O pentano, C5H12, é um dos constituintes do combustível utilizado em motores de combustão interna. Sua síntese, a partir do carbono grafite, é dada pela equação: Determine a entalpia () da reação de síntese do pentano a partir das seguintes informações:

Questão
2011Química

(Unesp 2011) O ácido benzoico e seus derivados são largamente utilizados na conservação de alimentos. Destinam-se a inibir o crescimento de fungos e leveduras, sendo também eficientes contra uma grande gama de bactérias. Considere uma formulação comercial de ácido benzoico (C6H5CO2H)em água, de concentração molar 0,01M, 7% ionizada. Escreva a equação de ionização do ácido benzoico em água e a expressão da constante de equilíbrio (Ka) desse ácido. Qual a concentração de H+no equilíbrio?

1-9 de 9
NOVIDADES
Kuadro