Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UNESP 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 16
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) O pentano, C5H12, um dos constituintes do combustvel utilizado em motores de combusto interna. Sua sntese, a partir do carbono grafite, dada pela equao: 5 C (grafite) + 6 H2(g) C5H12(g) Determine a entalpia () da reao de sntese do pentano a partir das seguintes informaes: C5H12(g) + 8 O2(g) 5 CO2(g) + H2O (l) = - 3537 kJ C (grafite) + O2(g)CO2(g) = - 394 kJ H2(g) +O2 H2O (l) = - 286 kJ

Questão 16
2011Química

(UNESP - 2011 - 2 FASE)Um paciente infectado com vrus de um tipo de herpes toma, a cada 12 horas, 1 comprimido de um medicamento que contm 125 mg do componente ativo penciclovir. Dados: Massa molar (g.mol1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16. Constante de Avogadro: N = 6,02 1023 mol1. D a frmula molecular e a massa molar do penciclovir e calcule o nmero de molculas desse componente que o paciente ingere por dia.

Questão 17
2011Química

(UNESP - 2011 - 2 FASE)O folheto de um leo para o corpo informa que o produto preparado com leo vegetal de cultivo orgnico e leos essenciais naturais. O estudo da composio qumica do leo vegetal utilizado na fabricao desse produto permitiu identificar um ster do cido cis,cis-9,12-octadecadienoico como um de seus principais componentes. Escreva a frmula estrutural completa do cido cis,cis-9,12-octadecadienoico e indique como essa substncia pode ser obtida a partir do leo vegetal.

Questão 17
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) Kevlar um polmero de condensao com alta resistncia ao calor e trao, sendo empregado na confeco de esquis, coletes prova de bala, roupas e luvas utilizadas por bombeiros, entre outras aplicaes. A intensa atrao existente entre as cadeias confere ao polmero propriedades excepcionais de resistncia, que tm permitido utilizar cordas do Kevlar em substituio aos cabos de ao. Com base no exposto, qual a funo orgnica nitrogenada que compe a estrutura desse polmero? D a frmula estrutural de seus monmeros e diga que tipo de interao existe entre as cadeias adjacentes.

Questão 18
2011Química

(UNESP - 2011 - 2 FASE)A quantidade de oxignio dissolvido em um reservatrio com 10 000 L de gua foi determinada pela dosagem do hidrxido de mangans III, formado segundo a reao descrita pela equao: xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Conhecidas as massas molares (g.mol1) do Mn(OH)3 = 106 e do O2 = 32, e sabendo que o tratamento de 1 L dessa gua com excesso de Mn(OH)2(aq) produziu 0,103 g de Mn(OH)3, determine os coeficientes da equao e calcule a massa total, em gramas, de O2 dissolvido no reservatrio de gua.

Questão 18
2011Química

(UNESP - 2011/ - 2 FASE)O cido benzoico e seus derivados so largamente utilizados na conservao de alimentos. Destinam-se a inibir o crescimento de fungos e leveduras, sendo tambm eficientes contra uma grande gama de bactrias. Considere uma formulao comercial de cido benzoico (C6H5CO2H)em gua, de concentrao molar 0,01M, 7% ionizada. Escreva a equao de ionizao do cido benzoico em gua e a expresso da constante de equilbrio (Ka) desse cido. Qual a concentrao de H+no equilbrio?

Questão 69
2011Química

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Leia o texto para responder a questo. No basta matar a sede. Tem de ter grife Existem cerca de 3 mil marcas de gua no mundo, mas s um punhado delas faz parte do clube das guas de grife, cujo status equivale ao de vinhos renomados. Para ser uma gua de grife, alm do marketing, pesam fatores como tradio e qualidade. E qualidade, nesse caso, est ligada composio. O nvel de CO2 determina o quanto a gua gaseificada. O pH tambm conta: as alcalinas so adocicadas, as cidas puxam para o amargo. Outro fator o ndice de minerais: guas com baixo ndice de minerais so mais neutras e leves. guas mais encorpadas tm ndice de minerais mais altos. (O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.) A classificao de guas como leves e encorpadas, com base no ndice de minerais nela encontrados,

Questão 69
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias. A gua um solvente muito eficaz para solubilizar compostos inicos. Quando um composto inico se dissolve em gua, a soluo resultante composta de ons dispersos pela soluo. Distribuio esquemtica de ons de um sal dissolvido em gua O composto que representa melhor a soluo esquematizada na figura :

Questão 70
2011Química

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Leia o texto para responder a questo. No basta matar a sede. Tem de ter grife Existem cerca de 3 mil marcas de gua no mundo, mas s um punhado delas faz parte do clube das guas de grife, cujo status equivale ao de vinhos renomados. Para ser uma gua de grife, alm do marketing, pesam fatores como tradio e qualidade. E qualidade, nesse caso, est ligada composio. O nvel de CO2 determina o quanto a gua gaseificada. O pH tambm conta: as alcalinas so adocicadas, as cidas puxam para o amargo. Outro fator o ndice de minerais: guas com baixo ndice de minerais so mais neutras e leves. guas mais encorpadas tm ndice de minerais mais altos. (O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.) Uma gua mineral gasosa, de grande aceitao em todo o mundo, coletada na fonte e passa por um processo no qual gua e gs so separados e recombinados o gs reinjetado no lquido na hora do engarrafamento. Esse tratamento permite ajustar a concentrao de CO2 , numa amostra dessa gua, em 7g/L. Com base nessas informaes, correto afirmar que:

Questão 70
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Em 2011 comemoramos o Ano Internacional da Qumica (AIQ). Com o tema Qumica: nossa vida, nosso futuro, o AIQ-2011 tem como objetivos aumentar o conhecimento do pblico sobre a qumica, despertar o interesse entre os jovens e realar as contribuies das mulheres para a cincia. Da a justa homenagem cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), que h 100 anos conquistava o Prmio Nobel da Qumica com a descoberta dos elementos polnio e rdio. O polnio resulta do decaimento radiativo do bismuto, quando este ncleo emite uma partcula; em seguida, o polnio emite uma partcula , resultando em um ncleo de chumbo, como mostra a reao. O nmero atmico X, o nmero de massa Y e o nmero de massa M, respectivamente, so:

Questão 71
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Diariamente podemos observar que reaes qumicas e fenmenos fsicos implicam em variaes de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob presso atmosfrica. I. A combusto completa do metano (CH4) produzindo CO2 e H2O. II. O derretimento de um iceberg. III.O impacto de um tijolo no solo ao cair de uma altura h. Em relao aos processos analisados, pode-se afirmar que:

Questão 71
2011Química

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Descarga de hormnios Algumas substncias qumicas so capazes de interagir com os receptores de estrgeno(Figura I) e comprometer o sucesso reprodutivo de vrias espcies animais. Disfaradas dehormnio, elas produzem uma mensagem enganosa que pode fazer a clula se multiplicar,morrer ou at produzir certas protenas na hora errada. Uma das substncias apontadas peloscientistas como capaz de mimetizar os efeitos dos hormnios o bisfenol A (Figura II), usadoem produtos de plstico policarbonato, tais como embalagens reutilizveis de bebidas,mamadeiras, utenslios e muitos outros produtos de uso dirio. Com o tempo, ele se desprendedos materiais e contamina o ambiente domstico, atingindo o esgoto e os cursos dgua. Buscando diferenas e semelhanas entre as estruturas estrgeno e bisfenol A, corretoafirmar que ambos

Questão 72
2011Química

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) A sibutramina, cuja estrutura est representada, um frmaco indicado para o tratamento da obesidade e seu uso deve estar associado a uma dieta e exerccios fsicos. Com base nessa estrutura, pode-se afirmar que a sibutramina:

Questão 72
2011Química

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Leia o texto para a questo. Alquimia subterrnea transforma mina de carvo em mina de hidrognio Em uma rea de minerao de carvo localizada no sul da Polnia, um grupo de cientistas est usando uma mina de carvo para avaliar experimentalmente um mtodo alternativo para a produo de energia limpa e, assim, oferecer uma utilizao para pequenos depsitos de carvo ou minas exauridas, que so tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais. Na teoria e no laboratrio, a injeo de oxignio e de vapor no carvo resulta na produo de hidrognio. No processo, oxignio lquido colocado em um reservatrio especial, localizado nas galerias da mina de carvo, onde se transforma em oxignio gasoso, comeando o processo denominado de gaseificao de carvo. (www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.) A passagem do oxignio lquido para oxignio gasoso uma transformao fsica

Questão 73
2011Química

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Leia o texto para a questo. Alquimia subterrnea transforma mina de carvo em mina de hidrognio Em uma rea de minerao de carvo localizada no sul da Polnia, um grupo de cientistas est usando uma mina de carvo para avaliar experimentalmente um mtodo alternativo para a produo de energia limpa e, assim, oferecer uma utilizao para pequenos depsitos de carvo ou minas exauridas, que so tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais. Na teoria e no laboratrio, a injeo de oxignio e de vapor no carvo resulta na produo de hidrognio. No processo, oxignio lquido colocado em um reservatrio especial, localizado nas galerias da mina de carvo, onde se transforma em oxignio gasoso, comeando o processo denominado de gaseificao de carvo. (www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.) Em um dos processos de gaseificao de carvo, pode ocorrer a reao com o vapor, gerando um gs rico em hidrognio, enquanto que em outro ocorre a formao de um intermedirio contendo um tomo de carbono parcialmente oxidado, e que, posteriormente, ir produzir o gs hidrognio. Considere as equaes qumicas apresentadas. I. CO (g) + H2O (v) CO2(g) + H2(g) II. CH4(g) + H2O (l) CO (g) + 3H2(g) III. 3C (s) + O2(g) + H2O (v) H2(g) + 3CO (g) IV. 2CO2 (g) + 6H2O (v) 2CH4(g) + 5O2(g) + 2H2(g) As equaes que representam corretamente as transformaes qumicas que ocorrem no processo de gaseificao descrito no texto so

1-15 de 22chevron right center