Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UNESP 2011 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão 12
2011FilosofiaSociologia

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) TEXTO I A amgdala cerebral e o crtex pr-frontal so regies do crebro reguladoras de emoes como culpa, remorso e medo de punio. Duas pesquisadoras americanas esto revolucionando a comunidade cientfica ao afirmarem que, estudando essas duas importantes reas, possvel identificar em crianas de 3 anos se elas apresentam riscos de se tornarem criminosas quando adultas. Segundo os cientistas Adrian Raine, da Universidade da Pensilvnia, e Nathalie Fontaine, da Universidade de Indiana, o crebro de psicopatas exibe amgdalas 20% menores do que as do crebro de um no criminoso. (Isto, 16.03.2011. Adaptado.) TEXTO II Criminalidade efeito, forma perversa de protesto, gerada por uma patologia social que a antecede e que , tambm ela, perversa. Sem os filtros despoluidores da justia social e da decncia poltica, toda e qualquer medida contra o crime, por mais violenta e repressiva que seja, constituir mero recurso paliativo. claro que a criminalidade, enquanto sintoma, tem de ser adequadamente combatida por medidas policiais enrgicas. Mas que no se fique nisso, j que o puro e simples combate ao efeito no remove nem resolve a causa que o produz. Ao contrrio: a luta isolada contra o efeito pode tornar se danosa e perversa, uma vez que, destruindo sua funo alertadora e denunciadora, provoca uma cegueira perigosa, que aprofunda a raiz do mal. (Hlio Pelegrino. Texto publicado em 1986. Adaptado.) Explique uma diferena de abordagem entre os dois textos sobre os fatores determinantes da violncia, bem como uma diferena no que se refere concepo de meios para evit-la.

Questão 56
2011FilosofiaSociologia

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Crianas que passam o dia sob controle de pais, babs e professores, com a agenda lotada de atividades, agora tm tambm suas brincadeiras da hora de recreio dirigidas por adultos. Cada vez mais colgios particulares adotam o chamado recreio dirigido, na tentativa de resgatar formas saudveis de brincar em grupos. Alguns educadores, porm, temem que a prtica se torne mais uma maneira de controlar uma gerao que j desfruta de pouca autonomia. Em uma das escolas, o objetivo melhorar a integrao, desenvolver a autonomia, diz a orientadora do colgio. Para uma antroploga, esse tipo de proposta acaba podando a iniciativa das crianas. Elas esto sempre sendo direcionadas, ficam esperando que algum diga o que melhor fazer, perdem autonomia. (Luciana Alvarez. O Estado de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.) Sobre o texto, correto afirmar:

Questão 57
2011Sociologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Renata, 11, combinava com uma amiga viajar em julho para a Disney. Questionada pela me, que no sabia de excurso nenhuma, a menina pegou uma pasta com preos do pacote turstico e uma foto com os dizeres: Se eu no for para a Disney vou ser um pateta. A agncia de turismo e a escola afirmam que no pretendiam constranger ningum e que a placa do Pateta era apenas uma brincadeira. Para um promotor da rea do consumidor, o caso ilustra bem os abusos na publicidade infantil. J temos problemas srios de bullying nas escolas. Essa empresa est criando uma situao propcia para isso. (Folha de S.Paulo, 20.04.2010. Adaptado.) Acerca dessa notcia, podemos afirmar que:

Questão 58
2011Sociologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Coisas que este livro far por voc: facilitar-lhe- fazer amigos rpida e facilmente; aumentar sua popularidade; ajuda-lo conquistar pessoas para seu modo de pensar; aumentar sua influncia, seu prestgio, sua habilidade em obter a realizao das coisas; facilitar-lhe- conseguir novos clientes, novos fregueses; aumentar suas rendas; torna-lo- um melhor vendedor, um melhor diretor; ajud-lo- a resolver reclamaes, evitar discusses e manter seus contatos humanos agradveis e suaves; torna-lo um melhor orador, um conversador mais atraente; tornar os princpios de psicologia fceis para que voc os aplique nos seus contatos dirios. (Dale Carnegie. Como fazer amigos e influenciar pessoas, 1936.) Se alguma coisa h que esta vida tem para ns, e, salvo a mesma vida, tenhamos que agradecer aos Deuses, o dom de nos desconhecermos: de nos desconhecermos a ns mesmos e de nos desconhecermos uns aos outros. A alma humana um abismo obscuro e viscoso, um poo que no se usa na superfcie do mundo. Ningum se amaria a si mesmo se deveras se conhecesse, e assim, no havendo a vaidade, que o sangue da vida espiritual, morreramos na alma de anemia. Ningum conhece outro, e ainda bem que o no conhece, e, se o conhecesse, conheceria nele, ainda que me, mulher ou filho, o ntimo, metafsico inimigo. (Fernando Pessoa. Livro do desassossego, 1931.) Sobre os dois textos, correto afirmar:

Questão 59
2011Sociologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) A criao de ndices de sustentabilidade nas principais bolsas de valores do mundo reflete a valorizao das companhias verdes. Quando o mercado de capitais, centro financiador do desenvolvimento econmico, cria um ndice, d um recado explcito s empresas que ele procura. Nesse caso, o mercado deixa claro que a agenda socioambiental no pode ser ignorada pelas empresas que ele procura. Na Bolsa de Valores de So Paulo, o ndice de sustentabilidade (ISE), criado h cinco anos, mostra resultados melhores do que o ndice tradicional. No ano passado, as aes medidas pelo ndice Ibovespa subiram 18,5%, enquanto as medidas pelo ISE da Bovespa aumentaram 24,7%. (Veja, 09.06.2010. Adaptado.) Assinale a alternativa correta.

Questão 60
2011Sociologia

(UNESP - 2011 - 1 FASE) TEXTO 1 No ano de 1990, o filsofo francs Gilles Deleuze criou o conceito de sociedade do controle para explicar a configurao totalitria das sociedades atuais. Na sociedade de controle as pessoas tm a iluso de desfrutarem de maior autonomia, pois podem, por exemplo, acessar contas correntes e fazer compras pela Internet. Mas, por outro lado, seus comportamentos e hbitos de consumo podem ser conhecidos pelo governo, pelos bancos e grandes empresas. Sem suspeitarem disso, os indivduos podem ser controlados distncia, como se cada um fosse dotado de uma coleira eletrnica. TEXTO 2 Um quarto dos alemes aceitam implantar chip no corpo Pesquisa feita pela Associao Alem das Empresas de Informao, Telecomunicao e Novas Mdias (Bitkom) revela que 23% dos moradores do pas topam ter um microchip inserido no prprio corpo, contanto que isso traga benefcios concretos a eles. O levantamento, realizado com cerca de mil pessoas de vrias cidades, foi divulgado na feira de tecnologia Cebit, que vai at o prximo sbado (7), em Hannover. (Folha Online, 03.03.2010.) Com base no conceito de sociedade do controle e na notcia reproduzida, assinale a alternativa correta.

1-6 de 6