Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNESP 2012 | Gabarito e resoluções

1-15 de 32chevron right center
Questão 5
2012Geografia

(UNESP - 2012- 2 fase) No mapa, esto indicadas as principais correntes martimas. Explique a influncia da Corrente do Golfo no Atlntico Norte sobre a Europa Ocidental, e destaque os motivos das cidades de Londres e Paris terem invernos mais amenos do que Montreal e Nova Iorque.

Questão 5
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 2a fase - Questo 5) Seis estados disputam fbrica da BMW no pas Seis estados disputam a fbrica da BMW no Brasil, aps a matriz da montadora anunciar em maro de 2011, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na Amrica do Sul. So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento. O sexto estado seria da regio central do pas. O presidente da companhia no Brasil, Jrg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que h negociaes em curso, mas no revela de que regies do pas as propostas comeam a chegar. Existe interesse dos estados, mas no h uma proposta fechada. O que est sendo feito um mapeamento para avaliar o mercado no s no Brasil, mas em outros pases. O Mxico um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da Amrica do Sul em termos de relevncia, afirma o executivo. (www.folha.com.br, 12.05.2011. Adaptado.) Explique no que consiste a chamada guerra fiscal ou guerra dos lugares e cite um efeito positivo e outro negativo resultantes da disputa entre os estados do pas para a atrao de empresas.

Questão 6
2012Geografia

(UNESP - 2012- 2 fase) Embora a misria esteja espalhada pelo mundo, possvel delimitar reas de concentrao de extrema pobreza pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia. No mapa, produzido pelo Centro de Pesquisas da Pobreza Crnica, a escala de tamanho dos pases (anamorfose) est de acordo com seu nmero de habitantes em pobreza irreversvel. A cor indica o nvel de renda da maior parte dos habitantes pobres de cada pas. Quando dados oficiais so insuficientes, os pesquisadores estimam as taxas nacionais de pobreza. A partir da anlise do mapa, cite o nome de duas regies geogrficas que se destaquem como desesperadamente pobres ou muito pobres. Exemplifique com o nome de um pas que melhor demonstre a condio de desesperadamente pobre e de um pas com a condio de muito pobre. A partir dos conhecimentos sobre essas regies, mencione elementos geogrficos que justifiquem essa pobreza.

Questão 6
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 2a fase - Questo 6) Analise a tabela. Indique as regies brasileiras que sofrero os maiores aumentos percentuais na capacidade de produo de energia hidreltrica instalada at 2019. Cite um exemplo de usina hidreltrica que est em construo no Brasil e aponte duas consequncias socioambientais resultantes da sua instalao.

Questão 7
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 2a fase - Questo 7) Na Copa do Mundo de Futebol de 2014, para que o deslocamento no seja um problema para as equipes, a FIFA exige que as selees participantes se hospedem em cidades localizadas nas proximidades dos estdios onde os jogos sero realizados. Como os dirigentes das selees precisam conhecer a distncia e a infraestrutura de transportes de cada cidade, as prefeituras municipais devero enviar um mapa com a localizao da cidade e do estdio que sediar os jogos de cada seleo. Qual a funo da escala em um mapa? Considerando que a distncia entre a cidade que hospedar determinada seleo e o estdio seja de 60 km, indique a escala numrica que dever ser utilizada no mapa para representar essa distncia em 12 cm.

Questão 7
2012Geografia

(UNESP - 2012- 2 fase) No mapa, esto traados os cortes 12 e 34. Indique o corte que identifica o perfil topogrfico representado e mencione trs caractersticas geogrficas encontradas ao longo desse perfil.

Questão 8
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 2a fase - Questo 8) Analise o mapa. (Srgio Adas. Geografia: Ensino mdio, 2008. Adaptado.) Os eventos polticos e o conjunto de transformaes econmicas e tecnolgicas das ltimas duas dcadas permitem que se empreguem diferentes e, s vezes, divergentes vises sobre a Nova Ordem Mundial. A partir das informaes apresentadas no mapa e de conhecimentos sobre a Nova Ordem Mundial, defina as vises de mundo unipolar e mundo multipolar, apresentando evidncias que sustentem uma e outra viso.

Questão 8
2012Geografia

(UNESP - 2012- 2 fase) Observe a charge. Cite quatro problemas ambientais gerados pela forma urbana de viver representada na charge.

Questão 13
2012BiologiaGeografia

(UNESP - 2012- 2 fase) Basta lembrar que todas as grandes nascentes do Brasil, como as dos rios So Francisco e Amazonas e da Bacia do Paran, esto em reas de Cerrado. Elas existem porque o Cerrado, pelas caractersticas da prpria vegetao () e solo (), retm grande quantidade de gua. Por isso, por exemplo, a substituio artificial do Cerrado do Brasil Central por algum tipo de agricultura, principalmente uma monocultura, pode comprometer e muito a reposio da gua subterrnea que mantm essas nascentes. (Osmar Cavassan. Jornal UNESP, novembro de 2010. Adaptado.) Cite uma caracterstica das rvores e arbustos do cerrado que permita a essa vegetao acesso gua, e explique por que algumas monoculturas poderiam comprometer a reposio da gua subterrnea nesse bioma.

Questão 43
2012Geografia

(UNESP - 2012 - 1a Fase) O dia 25 de abril considerado o Dia Mundial de Combate Malria. Neste ano, a ONU fez um apelo para que a doena, uma das mais antigas a atingir a humanidade, seja erradicada at 2015. Em todo o mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por ano em decorrncia da doena, em especial na frica. No Brasil, a partir do incio da dcada de 1990, a malria se estabilizou em cerca de 500 mil casos por ano a macia maioria na Amaznia Legal , experimentando uma queda para pouco mais de 300 mil em 2008 e 2009. (Giovana Girardi. Unespcincia, ano 2, n. 20, junho de 2011. Adaptado.) A partir da leitura do texto e da observao do mapa, pode-se afirmar que a maior incidncia de casos de malria ocorre em regies com o domnio do clima

Questão 43
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 1a fase) Leia os textos. Em pases como Blgica, Frana e Portugal a temperatura chegou casa dos 40 C e a populao precisou buscar maneiras de se refrescar. Parques, especialmente aqueles com fontes, tm sido o destino de muitos moradores. A idosos e crianas tem sido recomendado no sair s ruas nos horrios de calor mais intenso para evitar problemas de sade. (www.terra.com.br, julho de 2010. Adaptado.) A onda de frio na Europa j matou 28 pessoas. A nevasca que atinge do Reino Unido Litunia suspendeu milhares de voos e prejudicou as viagens de trens. Estradas esto bloqueadas. Na Polnia, os termmetros chegaram a registrar 33 C. (www.g1.com.br, dezembro de 2010.) O tipo climtico onde tradicionalmente se verifica essa grande variao de temperatura entre as estaes do ano o

Questão 44
2012Geografia

(UNESP - 2012 - 1a Fase)Observe os perfis longitudinais de importantes rios de algumas das bacias hidrogrficas brasileiras. As bacias hidrogrficas identificadas nos perfis so, respectivamente,

Questão 44
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 1a fase) As margens continentais so uma das diversas macroformas do relevo submarino. Elas margeiam os continentes apresentando, conforme o continente, caractersticas fsicas diferentes, como extenso e profundidade. Analise as figuras, que correspondem aos diferentes tipos de margem continental presentes no planeta.

Questão 45
2012Geografia

(UNESP - 2012 - 1a Fase)O rio So Francisco sempre desempenhou um papel relevante no cenrio da conquista do interior do Brasil. Em 1813, Jos Hiplito da Costa, no jornal Correio Brasiliense, destacou em seu artigo a importncia da construo de uma cidade central para a sede da Corte portuguesa, s margens do rio So Francisco, que, em suas palavras, afirmou ser um stio ameno, frtil e regado por um rio navegvel. Esta ideia foi retomada por Jos Bonifcio, em 1823. Ao Velho Chico foi atribudo, a partir de 1840, o papel de elemento unificador do pas, numa iniciativa de escravocratas e polticos que lutavam pela centralizao monrquica, com apoio dos representantes das provncias banhadas pelo So Francisco. (Vanessa Maria Brasil. Um rio, uma nao. Nossa Histria, ano 2, n 18, 2005. Adaptado.) Analise as afirmaes. I. Os climas predominantes na bacia do So Francisco so o tropical, o tropical semirido e o tropical mido. II. O rio So Francisco nasce em Minas Gerais e banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlntico. III. A unidade de relevo presente na maior parte da bacia a Depresso Sertaneja do So Francisco. IV. A bacia hidrogrfica est inserida totalmente na macrorregio geoeconmica do Norte. V. O tipo de cobertura vegetal predominante a floresta tropical, que atualmente apresenta forte presena humana. As afirmativas que melhor descrevem as caractersticas geogrficas da bacia do rio So Francisco so, apenas,

Questão 45
2012Geografia

(UNESP - 2012/2 - 1a fase) Analise o mapa, que representa a cobertura vegetal primitiva do estado de So Paulo. Considerando que a distribuio dos domnios vegetais varia conforme as condies ambientais do planeta (temperatura, disponibilidade de gua em estado lquido etc.) em cada era geol- gica, possvel afirmar que, no estado de So Paulo,

1-15 de 32chevron right center