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Questões de Filosofia - UNESP 2014 | Gabarito e resoluções

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Questão 9
2014Filosofia

(UNESP - 2014/2 - 2 FASE) TEXTO 1 Voc quer ter boa sade e vida longa para voc e sua famlia? Anseia viver num mundo onde a dor, o sofrimento e a morte sero coisas do passado? Um mundo assim no apenas um sonho. Pelo contrrio, um novo mundo de justia logo ser realidade, pois esse o propsito de Deus. Jeov levar a humanidade perfeio por meio do sacrifcio de resgate de Jesus. Os humanos fiis vivero como Deus queria: para sempre e com sade perfeita. (A Sentinela,dezembro de 2013. Adaptado.) TEXTO 2 Assim, tenho de contradiz-lo quando prossegue argumentando que os homens so completamente incapazes de passar sem a consolao da iluso religiosa, que, sem ela, no poderiam suportar as dificuldades da vida e as crueldades da realidade. Sem a religio, tero de admitir para si mesmos toda a extenso de seu desamparo e insignificncia na maquinaria do universo; no podem mais ser o centro da criao, o objeto de terno cuidado por parte de uma Providncia beneficente. Mas no h dvida de que o infantilismo est destinado a ser superado. Os homens no podem permanecer crianas para sempre; tm de, por fim, sair para a vida hostil. Podemos chamar isso de educao para a realidade. (Sigmund Freud. O futuro de uma iluso, 1974. Adaptado.) Comente as diferenas entre os dois textos no tocante religio.

Questão 10
2014Filosofia

(UNESP - 2014 - 2 FASE) Entre a populao brasileira, 39% acham que a desigualdade social alimenta a criminalidade, mas 58% acreditam que a maldade das pessoas a sua principal causa. Esse contraste entre posies liberais e conservadoras uma marca da sociedade brasileira, de acordo com pesquisa nacional feita pelo Datafolha. Foram realizadas 2 588 entrevistas em 160 municpios. Inspirado por uma metodologia adotada por institutos de pesquisa estrangeiros, o Datafolha submeteu os entrevistados a uma bateria de perguntas sobre assuntos polmicos para verificar a inclinao das pessoas por valores liberais e conservadores. (Tendncia conservadora forte no pas. Folha de S.Paulo, 25.12.2012. Adaptado.) Relacione a diferena entre as opinies de liberais e conservadores sobre as causas da violncia s concepes de natureza humana no pensamento de Jean-Jacques Rousseau [1712-1778] e Thomas Hobbes [1588-1679].

Questão 11
2014Filosofia

(UNESP - 2014/2 - 2 FASE) TEXTO 1 A verdade esta: a cidade onde os que devem mandar so os menos apressados pela busca do poder a mais bem governada e menos sujeita a revoltas, e aquela onde os chefes revelam disposies contrrias est ela mesma numa situao contrria. Certamente, no Estado bem governado s mandaro os que so verdadeiramente ricos, no de ouro, mas dessa riqueza de que o homem tem necessidade para ser feliz: uma vida virtuosa e sbia. (Plato.A Repblica, 2000. Adaptado.) TEXTO 2 Um prncipe prudente no pode e nem deve manter a palavra dada quando isso lhe nocivo e quando aquilo que a determinou no mais exista. Fossem os homens todos bons, esse preceito seria mau. Mas, uma vez que so prfidos e que no a manteriam a teu respeito, tambm no te vejas obrigado a cumpri-la para com eles. Nunca, aos prncipes, faltaram motivos para dissimular quebra da f jurada. (Maquiavel.O Principe, 2000. Adaptado.) Comente as diferenas entre os dois textos no que se refere necessidade de virtudes pessoais para o governante de um Estado.

Questão 12
2014Filosofia

(UNESP - 2014 - 2 FASE) Texto 1 Um dos elementos centrais do pensamento mtico e de sua forma de explicar a realidade o apelo ao sobrenatural, ao mistrio, ao sagrado, magia. As causas dos fenmenos naturais, aquilo que acontece aos homens, tudo governado por uma realidade exterior ao mundo humano e natural, a qual s os sacerdotes, os magos, os iniciados so capazes de interpretar. Os sacerdotes, os rituais religiosos, os orculos servem como intermedirio pontes entre o mundo humano e o mundo divino. Os cultos e os sacrifcios religiosos encontrados nessas sociedades so, assim, formas de se agradecer esses favores ou de se aplacar a ira dos deuses. (Danilo Marcondes. Iniciao histria da filosofia, 2001. Adaptado.) Texto 2 Ao longo da histria, a corrente filosfica do Empirismo foi associada s seguintes caractersticas: 1. Negao de qualquer conhecimento ou princpio inato, que deva ser necessariamente reconhecido como vlido, sem nenhuma confirmao ou verificao. 2. Negao do suprassensvel, entendido como qualquer realidade no passvel de verificao e aferio de qualquer tipo. 3. nfase na importncia da realidade atual ou imediatamente presente aos rgos de verificao e comprovao, ou seja, no fato: essa nfase consequncia do recurso evidncia sensvel. (Nicola Abbagnano. Dicionrio de filosofia, 2007. Adaptado.) Com base nos textos apresentados, comente a oposio entre o pensamento mtico e a corrente filosfica do empirismo.

Questão 12
2014Filosofia

(UNESP - 2014/2 - 2 FASE) TEXTO 1 Foi assim que, com Paracelso (1493-1541), nasceu e se imps a iatroqumica. E os iatroqumicos, em certos casos, chegaram a alcanar grandes xitos, muito embora as justificaes de suas teorias, vistas com os olhos da cincia moderna, apaream-nos hoje bastante fantasiosas. Assim, por exemplo, com base na ideia de que o ferro associado ao planeta vermelho Marte e a Marte, deus da guerra coberto de sangue e de ferro, administraram com sucesso sais de ferro a doentes anmicos - e hoje conhecemos as razes cientficas desse sucesso. (Giovanni Reale e Drio Antiseri. Histria da filosofia, vol. 2, 1991. Adaptado.) TEXTO 2 A cincia busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relaes universais e necessrias entre os fenmenos, o que permite prever acontecimentos e, consequentemente, tambm agir sobre a natureza. Para tanto, a cincia utiliza mtodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemtico, preciso e objetivo. (Maria Lcia de A. Aranha e Maria Helena P. Martins. Temas de filosofia, 1992.) Baseando-se na descrio do mtodo cientfico do texto 2, explique por que as fundamentaes da iatroqumica podem ser caracterizadas como fantasiosas.

Questão 54
2014FilosofiaSociologia

(UNESP - 2014/2 - 1a fase) Rodo Cotidiano A ideia l comia solta Subia a manga amarrotada social No calor alumnio nem caneta nem papel Uma ideia fugia Era o rodo cotidiano Espao curto quase um curral Na mochila amassada uma quentinha abafada Meu troco pouco, quase nada my brother No se anda por onde gosta Mas por aqui no tem jeito, todo mundo se encosta Ela some l no ralo de gente Ela linda mas no tem nome comum e normal Sou mais um no Brasil da Central Da minhoca de metal que corta as ruas Da minhoca de metal ... como um concorde apressado cheio de fora Que voa, voa mais pesado que o ar E o avio, o avio, o avio do trabalhador my brother A letra da cano Rodo Cotidiano, do grupo O Rappa, oferece um olhar crtico sobre as condies de vida

Questão 55
2014FilosofiaSociologia

(UNESP - 2014 - 1 FASE) A China a segunda maior economia do mundo. Quer garantir a hegemonia no seu quintal, como fizeram os Estados Unidos no Caribe depois da guerra civil. As Filipinas temem por um atol de rochas desabitado que disputam com a China. O Japo est de planto por umas ilhotas de pedra e vento, que a China diz que lhe pertencem. Mesmo o Vietn desconfia mais da China do que dos Estados Unidos. As autoridades de Hani gostam de lembrar que o gigante americano invadiu o Mxico uma vez. O gigante chins invadiu o Vietn dezessete. (Andr Petry. O Sculo do Pacfico. Veja, 24.04.2013. Adaptado.) A persistncia histrica dos conflitos geopolticos descritos na reportagem pode ser filosoficamente compreendida pela teoria

Questão 56
2014Filosofia

(UNESP - 2014 - 1 FASE) Religio sempre foi um negcio lucrativo. Assim comea uma reportagem da revista americana Forbessobre os milionrios bispos fundadores das maiores igrejas evanglicas do Brasil. A revista fez um ranking com os lderes mais ricos. No topo da lista, est o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhes, segundo a revista. Em seguida, vem Valdemiro Santiago, com R$ 400 milhes; Silas Malafaia, com R$ 300 milhes; R. R. Soares, com R$ 250 milhes, e Estevan Hernandes Filho e a bispa Snia, com R$ 120 milhes juntos. A Forbes tambm destaca o crescimento dos evanglicos no Brasil de 15,4% para 22,2% da populao na ltima dcada , em detrimento dos catlicos. Hoje, os catlicos romanos somam 64,6% da populao, ou 123 milhes de brasileiros. Os evanglicos, por sua vez, j somam 42 milhes, em uma populao total de 191 milhes de pessoas. (Forbes lista os seis lderes milionrios evanglicos no Brasil. uol.com.br, 19.01.2013. Adaptado.) Os fatos descritos na reportagem so compatveis filosoficamente com uma concepo

Questão 57
2014Filosofia

(UNESP - 2014/2 - 1a fase) A condenao violncia pode ser estendida ao dos militantes em prol dos direitos animais que depredaram os laboratrios do Instituto Royal, em So Roque. A nota emocional difcil de contornar: 178 ces da raa beagle, usados em testes de medicamentos, foram retirados do local. De um lado, por mais que seja minimizado e controlado, h o sofrimento dos bichos. Do outro lado, est nosso bem maior: nas atuais condies, no h como dispensar testes com animais para o desenvolvimento de drogas e medicamentos que salvaro vidas humanas. (Direitos animais. Veja, 25.10.2013.) Sob o ponto de vista filosfico, os valores ticos envolvidos no fato relatado envolvem problemas essencialmente relacionados

Questão 58
2014FilosofiaSociologia

(UNESP - 2014 - 1 FASE) Governos que se metem na vida dos outros so governos autoritrios. Na histria temos dois grandes exemplos: o fascismo e o comunismo. Em nossa poca existe uma outra tentao totalitria, aparentemente mais invisvel e, por isso mesmo, talvez, mais perigosa: o totalitarismo do bem. A sade sempre foi um dos substantivos preferidos das almas e dos governos autoritrios. Quem estudar os governos autoritrios ver que a vida cientificamente saudvel sempre foi uma das suas maiores paixes. E, aqui, o advrbio cientificamente quase vago porque o que vem primeiro mesmo o desejo de higienizao de toda forma de vcio, sujeira, enfim, de humanidade no correta. Nosso maior pecado contemporneo no reconhecer que a humanidade do humano est alm do modo correto de viver. E vamos pagar caro por isso porque um mundo s de gente saudvel um mundo sem Eros. (Luiz Felipe Pond. Gosto que cada um sente na boca no da conta do governo.Folha de S.Paulo, 14.03.2012. Adaptado.) Na concepo do autor, o totalitarismo

Questão 58
2014FilosofiaSociologia

(UNESP - 2014/2 - 1a fase) Tradio de pensamento tico fundada pelos ingleses Jeremy Bhentam e John Stuart Mill, o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum, procurando eficincia: servir aos propsitos morais a deciso que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. No caso da situao dos povos nativos brasileiros, j se destinou s reservas indgenas uma extenso de terra equivalente a 13% do territrio nacional, quase o dobro do espao destinado agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil entre a populao indgena o dobro da mdia nacional e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas bsicas para sobreviver. Este um ponto em que o cmputo utilitarista de prejuzos e benefcios viria a calhar: a felicidade dos ndios no proporcional extenso de terra que lhes dado ocupar. (Veja, 25.10.2013. Adaptado.) A aplicao sugerida da tica utilitarista para a populao indgena brasileira baseada em

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