Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp.
Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.


ESTUDE COM O CURSINHO
QUE APROVA NOS
VESTIBULARES MAIS
CONCORRIDOS!


Questões de Química - UNESP 2016

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-12 de 12
Questão
2016Química

(Unesp 2016) Leia o texto para responder à(s) quest(ões).              Em um laboratório, uma estudante sintetizou sulfato de ferro (II) hepta-hidratado (FeSO4 · 7H2O) a partir de ferro metálico e ácido sulfúrico diluído em água. Para tanto, a estudante pesou, em um béquer, 14,29 g de ferro metálico de pureza 98,00%. Adicionou água destilada e depois, lentamente, adicionou excesso de ácido sulfúrico concentrado sob agitação. No final do processo, a estudante pesou os cristais de produto formados.   Para a síntese do sulfato de ferro(II) hepta-hidratado, após a reação entre ferro metálico e ácido sulfúrico, a estudante deixou o béquer resfriar em banho de gelo, até a cristalização do sal hidratado. A seguir, a estudante separou o sólido por filtração, o qual, após ser devidamente lavado e secado, apresentou massa igual a 52,13 g. Dadas as massas molares (g·mol-1 ): Fe=56,0; S=32,0; H=1,0; O=16,0, escreva a equação balanceada da reação global de formação do sulfato de ferro (II) hepta-hidratado sintetizado pela estudante e calcule o rendimento da reação a partir do ferro metálico e do ácido sulfúrico.

Questão
2016Química

(Unesp 2016) Em 1840, o cientista Germain Henri Hess (1802-1850) enunciou que a variação de entalpia (ΔH) em uma reação química é independente do caminho entre os estados inicial e final da reação, sendo igual à soma das variações de entalpias em que essa reação pode ser desmembrada. Durante um experimento envolvendo a Lei de Hess, através do calor liberado pela reação de neutralização de uma solução aquosa de ácido cianídrico (HCN) e uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), foi obtido o valor de 2,9 kcal.mol-1 para a entalpia nesta reação. Sabendo que a entalpia liberada pela neutralização de um ácido forte e uma base forte é de 13,3 kcal.mol-1 que o ácido cianídrico é um ácido muito fraco e que o hidróxido de sódio é uma base muito forte, calcule a entalpia de ionização do ácido cianídrico em água e apresente as equações químicas de todas as etapas utilizadas para esse cálculo.

Questão
2016Química

(Unesp 2016) A imagem mostra o primeiro avião do mundo movido a etanol C2H5OH, o avião agrícola Ipanema, de fabricação brasileira. Considere que a velocidade de cruzeiro dessa aeronave seja 220 km h,que o consumo decombustível nessa velocidade seja 100 L h,que cada litro de combustível contenha 0,8 kg de C2H5OH e que a combustão seja completa. Em um percurso de 110 km, à velocidade de cruzeiro constante, a massa de dióxido de carbono lançada ao ar devido à combustão, em kg, é próxima de

Questão
2016Química

(Unesp 2016) Considere amostras de 1g de cada uma das seguintes substâncias: eteno (C2H4), monóxido de carbono (CO) e nitrogênio (N2). Essas três amostras

Questão
2016Química

(Unesp 2016) Uma forma de se obter oxigênio em laboratório é pela reação química entre solução aquosa de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e solução aquosa de permanganato de potássio em meio ácido, cuja equação, parcialmente balanceada, é: xKMnO4(aq) + 3H2SO4(aq) + yH2O2(aq) K2SO4(aq) + 2MnSO4(aq) + zO2(g) + 8H2O(l) Nessa equação, os valores dos coeficientes estequiométricos x, y e z são, respectivamente,

Questão
2016Química

(Unesp 2016) Analise as fórmulas que representam as estruturas do retinol (vitamina A), lipossolúvel, e do ácido pantotênico (vitamina B5), hidrossolúvel. , Com base na análise das fórmulas, identifique as funções orgânicas presentes em cada vitamina e justifique por que a vitamina B5 é hidrossolúvel e a vitamina A é lipossolúvel. Qual dessas vitaminas apresenta isomeria óptica? Justifique sua resposta.

Questão
2016Química

(Unesp 2016) A malaquita é um mineral cuja composição é dada pela fórmula Cu2(OH)2CO3Por aquecimento a seco, a malaquita produz óxido de cobre (II), um sólido preto, além de água e dióxido de carbono, ambos no estado gasoso. O óxido de cobre (II), por sua vez, reage com solução aquosa de ácido sulfúrico, originando uma solução aquosa azul de sulfato de cobre (II). Por evaporação da água, formam-se cristais azuis de CuSO4. 5H2O. Escreva a equação química do aquecimento a seco da malaquita produzindo óxido de cobre(II), água e dióxido de carbono e, em seguida, a equação química da reação do óxido de cobre(II) com a solução aquosa de ácido sulfúrico. Admitindo rendimento de 100%calcule a massa de sulfato de cobre penta-hidratado obtida a partir de 22,1 gde malaquita. Dados: Cu = 63,5; O = 16; H = 1; C = 12; S = 32

Questão
2016Química

(Unesp 2016) Em 1840, o cientista Germain Henri Hess (1802-1850) enunciou que a variação de entalpia ()em uma reação química é independente do caminho entre os estados inicial e final da reação, sendo igual à soma das variações de entalpias em que essa reação pode ser desmembrada. Durante um experimento envolvendo a Lei de Hess, através do calor liberado pela reação de neutralização de uma solução aquosa de ácido cianídrico (HCN)e uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH)foi obtido o valor de 2,9 kcal . mol-1para a entalpia nesta reação. Sabendo que a entalpia liberada pela neutralização de um ácido forte e uma base forte é de 13,3 kcal . mol-1que o ácido cianídrico é um ácido muito fraco e que o hidróxido de sódio é uma base muito forte, calcule a entalpia de ionização do ácido cianídrico em água e apresente as equações químicas de todas as etapas utilizadas para esse cálculo.

Questão
2016Química

(Unesp 2016) O metanol, CH3OHé uma substância de grande importância para a indústria química, como matéria-prima e como solvente. Esse álcool é obtido industrialmente pela reação entre os gases COe H2conforme a equação: = -103 kJ/mol de metanol Para realizar essa reação, os gases reagentes, misturados na proporção estequiométrica e em presença de catalisador (geralmente prata ou cobre), são comprimidos a 306 atme aquecidos a 300 CNessas condições, o equilíbrio apresenta um rendimento de 60%no sentido da formação de metanol. Escreva a expressão da constante Kpdesse equilíbrio e explique o papel do catalisador na reação entre os gases COe H2Com base no princípio de Le Chatelier, justifique a importância da compressão desses gases para a produção de metanol e explique o que aconteceria com o rendimento do equilíbrio no sentido da formação de metanol, caso a reação ocorresse em temperaturas superiores a 300 C.

Questão
2016Química

Leia o texto para responder à(s) quest(ões). Em um laboratório, uma estudante sintetizou sulfato de ferro (II) hepta-hidratado (FeSO4 . 7H4O)a partir de ferro metálico e ácido sulfúrico diluído em água. Para tanto, a estudante pesou, em um béquer, 14,29 gde ferro metálico de pureza 98%.Adicionou água destilada e depois, lentamente, adicionou excesso de ácido sulfúrico concentrado sob agitação. No final do processo, a estudante pesou os cristais de produto formados. (Unesp 2016) Para a síntese do sulfato de ferro(II) hepta-hidratado, após a reação entre ferro metálico e ácido sulfúrico, a estudante deixou o béquer resfriar em banho de gelo, até a cristalização do sal hidratado. A seguir, a estudante separou o sólido por filtração, o qual, após ser devidamente lavado e secado, apresentou massa igual a 52,13 g Dadas as massas molares (g . mol-1): Fe = 56,0; S = 32,0; H = 1,0; O = 16,0escreva a equação balanceada da reação global de formação do sulfato de ferro (II) hepta-hidratado sintetizado pela estudante e calcule o rendimento da reação a partir do ferro metálico e do ácido sulfúrico.

Questão
2016Química

Leia o texto para responder à(s) quest(ões). Em um laboratório, uma estudante sintetizou sulfato de ferro (II) hepta-hidratado (FeSO4 . 7H4O)a partir de ferro metálico e ácido sulfúrico diluído em água. Para tanto, a estudante pesou, em um béquer, 14,29 gde ferro metálico de pureza 98%.Adicionou água destilada e depois, lentamente, adicionou excesso de ácido sulfúrico concentrado sob agitação. No final do processo, a estudante pesou os cristais de produto formados. (Unesp 2016) A tabela apresenta os valores de potencial-padrão para algumas semirreações Considerando que o experimento foi realizado pela estudante nas condições ambientes, escreva as equações das semirreações e a equação global da reação entre o ferro metálico e a solução de ácido sulfúrico. Tendo sido montada uma célula galvânica com as duas semirreações, calcule o valor da força eletromotriz da célula ()

Questão
2016Química

(UNESP 2016 - Meio do ano)Os gráficos ilustram a atividade catalítica de enzimas em função da temperatura e do pH. A pepsina é uma enzima presente no suco gástrico, que catalisa a hidrólise de proteínas, como a albumina, constituinte da clara do ovo. Em um experimento foram utilizados cinco tubos de ensaio contendo quantidades iguais de clara de ovo cozida e quantidades iguais de pepsina. A esses tubos, mantidos em diferentes temperaturas, foram acrescentados iguais volumes de diferentes soluções aquosas. Assinale a alternativa que indica corretamente qual tubo de ensaio teve a albumina transformada mais rapidamente.

NOVIDADES
Kuadro