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Questões de Sociologia - UNESP 2016 | Gabarito e resoluções

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Questão 4
2016HistóriaSociologia

(UNESP - 2016 - 2 fase) O texto e a foto mostram faces da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, durante a dcada de 1960. preciso que toda a raa negra se transforme num exrcito negro. S assim poderemos marchar sobre este pas, sobre este poder racista e dizer a este governo safado: Mos ao alto, bando de safados, isto um assalto! Viemos retomar aquilo que nos pertence! (Bobby Seale apud Dany Cohn-Bendit. Ns que amvamos tanto a revoluo, 1987.) Olimpadas de 1968, Cidade do Mxico Bobby Seale, autor da frase acima, foi um dos lderes dos Panteras Negras. Os atletas John Carlos e Tommie Smith (na foto, com os braos levantados) tornaram-se famosos por seu protesto durante a cerimnia de premiao da prova de 200 metros da Olimpada de 1968. Caracterize a condio dos negros norte-americanos na dcada de 1960 e cite duas estratgias de luta do movimento negro nos Estados Unidos, no mesmo perodo.

Questão 56
2016Sociologia

(UNESP - 2016/2 - 1a fase) O feminismo no uma ideologia no sentido positivo de conjunto de ideias, muito menos uma ideologia no sentido negativo de falsa conscincia que serviria para acobertar a disputa de poder entre homens e mulheres. O feminismo no uma inverso ideolgica. No uma inverso do poder. Uma inverso pressuporia sua manuteno. Em outras palavras, o feminismo no uma manuteno do poder patriarcal com roupagem nova ou invertida que se alcana por uma ideologia de puro oposicionismo. preciso tir-lo do clima puramente acadmico, do clima de qualquer pureza, branca, de classe mdia ou alta, de corpos autorizados, de crenas em identidades estanques e propostas como naturais pelo sistema da razo que administra a no-identidade evitando que ela floresa. (Marcia Tiburi. O que feminismo?. http://revistacult.uol.com.br. Adaptado.) De acordo com o texto, correto afirmar que o feminismo

Questão 56
2016FilosofiaSociologia

(UNESP - 2016 - 1a fase) Texto 1 Cientistas americanos observaram, em um estudo recente, o motivo que pode tornar adolescentes impulsivos e infratores. Exames de neuroimagem em jovens mostraram que o crtex pr-frontal, regio do crebro ligada tomada de deciso, ou seja, que nos faz pensar antes de agir, ainda est em formao nos adolescentes. Essa rea do crebro tende a ficar madura somente aos 20 anos. Por outro lado, a regio cerebral associada s emoes e impulsividade, conhecida como sistema lmbico, tem um pico de desenvolvimento durante essa fase da vida, o que aumenta a propenso dos jovens a agirem mais com a emoo do que com a razo. O aumento da emotividade e da impulsividade seriam gatilhos naturais para atitudes extremadas, inclusive para cometer crimes. (Camila Neumam. Estudo explica por que adolescentes so impulsivos e podem cometer crimes. www.uol.com.br, 26.05.2015. Adaptado.) Texto 2 A situao de vulnerabilidade aliada s turbulentas condies socioeconmicas de muitos pases latino-americanos ocasiona uma grande tenso entre os jovens, o que agrava diretamente os processos de integrao social e, em algumas situaes, fomenta o aumento da violncia e da criminalidade. (Miriam Abramovay. Juventude, violncia e vulnerabilidade social na Amrica Latina, 2002. Adaptado.) Os textos expem abordagens sobre o comportamento agressivo na adolescncia referidos, respectivamente, a

Questão 59
2016PortuguêsSociologia

(UNESP - 2016 - 1 FASE) Sob o ponto de vista individual, a corrupo pode ser vista como uma escolha racional, baseada em uma ponderao dos custos e dos benefcios dos comportamentos honesto e corrupto. No tocante s empresas, punir apenas as pessoas, ignorando as entidades, implica adotar, nesse mbito, a teoria da ma podre, como se a corrupo fosse um vcio dos indivduos que as praticaram no seio empresarial. O que constatamos bem diferente disso. A corrupo era, para as empresas envolvidas na operao Lava Jato, um modelo de negcio que majorava o lucro em benefcio de todos. (Entrevista com Deltan Martinazzo Dallagnol [procurador pblico].O Estado de S.Paulo, 18.03.2015. Adaptado.) A corrupo abordada no texto como um problema que pode ser explicado sob um ponto de vista

Questão 60
2016Sociologia

(UNESP - 2016 - 1a fase) Defendo a liberdade de expresso irrestrita, mesmo depois desse trgico evento em que os cartunistas do jornal satrico Charlie Hebdo foram mortos, alm de outras pessoas em um mercado kosher, em Paris. [...] Sou intransigente no que diz respeito liberdade de expresso de cada um: e sou ainda mais intransigente quando matam em nome de Al, de Maom, de Cristo, de comunismo, de nazismo, de fascismo etc. Caricaturar nunca crime. Caneta e lpis no matam. Exageram, humilham, fazem rir, mas no matam. (Gerald Thomas. Quem ri por ltimo ri melhor. Folha de S.Paulo, 17.01.2015.) O argumento defendido no texto est baseado na

Questão
2016Sociologia

(UNESP - 2016 - 1a fase) A escola que se autointitula a primeira colocada no Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) ocupa, ao mesmo tempo, a 1 e a 569 posio no ranking que a imprensa faz com os resultados do Enem. A escola separou numa sala diferente os alunos que acertavam mais questes em suas provas internas. Trouxe, inclusive, alguns alunos de suas franquias pela Grande So Paulo. E criou uma outra escola (abriu outro CNPJ), mesmo estando no mesmo espao fsico. E de l pra c esta outra escola todo ano a primeira colocada no Enem. A 569 posio a que melhor reflete as condies da escola. O 1 lugar uma farsa. A primeira colocada no Enem NO uma escola, uma artimanha jurdica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes. Todos estudam no mesmo prdio, com os mesmos professores, com o mesmo material, no mesmo horrio, convivendo no mesmo ptio e no mesmo horrio de intervalo. No Brasil todo temos centenas de escolas que trabalham com a regra na mo para tentar parecer que so a melhor e depois divulgar, em suas propagandas, que so a melhor escola do pas, do estado, da regio, da cidade e, em cidades grandes, como vrias capitais, at mesmo que a melhor escola de um determinado bairro. (Mateus Prado. Escola campe do Enem ocupa, ao mesmo tempo, o 1 e o 569 lugar do ranking. O Estado de S.Paulo, 26.12.2014. Adaptado.) O fato relatado pode ser explicado em funo da

Questão
2016FilosofiaPortuguêsSociologia

(UNESP - 2016 - 1a fase) Nenhum dos filmes que vi, e me divertiram tanto, me ajudou a compreender o labirinto da psicologia humana como os romances de Dostoievski ou os mecanismos da vida social como os livros de Tolsti e de Balzac, ou os abismos e os pontos altos que podem coexistir no ser humano, como me ensinaram as sagas literrias de um Thomas Mann, um Faulkner, um Kafka, um Joyce ou um Proust. As fices apresentadas nas telas so intensas por seu imediatismo e efmeras por seus resultados. Prendem-nos e nos desencarceram quase de imediato, mas das fices literrias nos tornamos prisioneiros pela vida toda. Ao menos o que acontece comigo, porque, sem elas, para o bem ou para o mal, eu no seria como sou, no acreditaria no que acredito nem teria as dvidas e as certezas que me fazem viver. Mario Vargas Llosa. Dinossauros em tempos difceis. www.valinor.com.br. O Estado de S. Paulo, 1996. Adaptado. Segundo o autor, sobre cinema e literatura correto afirmar que

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