Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNESP 2017 | Gabarito e resoluções

1-15 de 38chevron right center
Questão 5
2017Geografia

(UNESP - 2017 - 2 FASE) (Pedro J. O. Machado e Fillipe T. P. Torres. Introduo hidrogeografia, 2012. Adaptado. / Ana L. C. Netto. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: Antonio J. T. Guerra e Sandra B. Cunha. Geomorfologia, 2012. Adaptado.) A imagem rene alguns dos principais elementos de uma bacia hidrogrfica. Identifique a feio apontada pelo nmero 1 e explique a dinmica apresentada na ampliao. Considerando as partes de um rio, defina jusante e montante.

Questão 5
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 5) Observe o mapa. O que os agrupamentos no mapa representam? Cite um de seus objetivos. Identifique os agrupamentos 1 e 2.

Questão 6
2017Geografia

(UNESP - 2017 - 2 FASE) Considerando o exemplo apresentado e a expanso das multinacionais no contexto da globalizao, identifique e caracterize o que ocorre com o processo produtivo das multinacionais. Cite dois fatores que levam as empresas a adotar essa nova estratgia.

Questão 6
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 6) Razo de dependncia corresponde ao peso da populao considerada inativa sobre a populao ativa. Determine, a partir das informaes da tabela, as dcadas que apresentaram a maior e a menor razo de dependncia para a populao brasileira. Apresente duas condies que determinam o processo de transio demogrfica analisado.

Questão 7
2017Geografia

(UNESP - 2017- 2 FASE) O qumico ingls Conrad Gorinsky conviveu com os ndios uapixanas, em Roraima, durante dezessete anos. Sem avisar, foi embora do Brasil e registrou, no Escritrio Europeu de Patentes, os direitos de propriedade intelectual sobre dois compostos medicinais retirados de plantas usadas pela tribo. Bertha K. Becker e Claudio Stenner. Um futuro para a Amaznia, 2008. Adaptado. Identifique e defina a prtica levada a cabo pelo qumico ingls. Apresente dois motivos pelos quais essa prtica ainda ocorre no Brasil.

Questão 7
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 7) Considerando a teoria da tectnica de placas, descreva o movimento entre as placas identificadas no mapa e apresente uma consequncia desse movimento. Identifique o tipo de borda e a feio indicada pela seta.

Questão 8
2017Geografia

(UNESP - 2017- 2 FASE)Analise o mapa. Quais foram os dois critrios utilizados para a regionalizao apresentada no mapa? Cite duas caractersticas da Regio Concentrada.

Questão 8
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 8) As disparidades regionais e a concentrao econmica e industrial no estado de So Paulo, principalmente em sua regio metropolitana, revelam as desigualdades geradas a partir da formao do capitalismo nacional. A produtividade brasileira baseava-se nas economias de escala e na concentrao espacial das atividades e de seus operadores. Isso gerou, primeiramente, as economias de aglomerao que, posteriormente, transformaram-se em deseconomias de aglomerao, por fatores provocados pelas foras contraditrias entre os benefcios econmicos da aglomerao e as desvantagens da concentrao, levando desconcentrao industrial. Eliane C. Santos. A reestruturao produtiva do fordismo produo flexvel no estado de So Paulo. In: Eliseu S. Sposito (org). O novo mapa da indstria no incio do sculo XXI, 2015. Adaptado. Apresente duas caractersticas das economias de aglomerao que contriburam para a concentrao das indstrias na regio metropolitana de So Paulo e duas condies que promoveram a posterior desconcentrao industrial.

Questão 38
2017HistóriaGeografia

(UNESP - 2017 - 1 FASE)Leia o texto para responder questo abaixo. A industrializao contempornea requer investimentos vultosos. No Brasil, esses investimentos no podiam ser feitos pelo setor privado, devido escassez de capital que caracteriza as naes em desenvolvimento. Alm disso, o crescimento econmico do Brasil, um recm-chegado ao processo de modernizao, processou-se em condies socioeconmicas diferentes. Um efeito internacional de demonstrao, na forma de imitao de padres de vida, entre pases ricos e pobres, e entre classes ricas e pobres dentro das naes, resultou em presses significativas sobre as taxas de crescimento para diminuir a diferena entre naes desenvolvidas e em desenvolvimento. Em vista das aspiraes de melhores padres de vida, o governo desempenhou um papel importante no crescimento econmico recente do Brasil. (Carlos Manuel Pelez e Wilson Suzigan.Histria monetria do Brasil, 1981. Adaptado.) De acordo com o texto, uma das particularidades do processo de industrializao brasileira

Questão 39
2017HistóriaGeografia

(UNESP - 2017/2 - 1a fase) Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma viso coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das polticas do perodo ps-1945. Para Trump, a OTAN um mau negcio, a corrida nuclear algo bom, o presidente russo Vladimir Putin um colega admirvel, os grandes negcios vantajosos apenas para ns, norte-americanos, devem substituir o livre-comrcio. Com seu estilo peculiar, Trump est forando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada h 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potncia global, que mantenha a ordem mundial inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick? Curiosamente, a morte da Unio Sovitica e o fim da Guerra Fria no provocaram imediatamente esse debate. Na dcada de 1990, manter um papel de liderana global para os Estados Unidos parecia barato afinal, outras naes pagaram pela Guerra do Golfo Prsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenes norte-americanas na antiga Iugoslvia, os custos e as perdas foram baixos. Ento, no incio dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequncias do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate est nas nossas mos. (Eliot Cohen. Should the U.S. still carry a big stick?. www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.) A chamada poltica do Big Stick, desenvolvida pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, manifestou-se por meio

Questão 40
2017HistóriaGeografia

(UNESP - 2017/2 - 1a fase) Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma viso coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das polticas do perodo ps-1945. Para Trump, a OTAN um mau negcio, a corrida nuclear algo bom, o presidente russo Vladimir Putin um colega admirvel, os grandes negcios vantajosos apenas para ns, norte-americanos, devem substituir o livre-comrcio. Com seu estilo peculiar, Trump est forando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada h 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potncia global, que mantenha a ordem mundial inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick? Curiosamente, a morte da Unio Sovitica e o fim da Guerra Fria no provocaram imediatamente esse debate. Na dcada de 1990, manter um papel de liderana global para os Estados Unidos parecia barato afinal, outras naes pagaram pela Guerra do Golfo Prsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenes norte-americanas na antiga Iugoslvia, os custos e as perdas foram baixos. Ento, no incio dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequncias do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate est nas nossas mos. (Eliot Cohen. Should the U.S. still carry a big stick?. www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.) O texto identifica dois perodos distintos nas relaes globais aps o fim da Guerra Fria. Tais perodos podem ser descritos da seguinte forma:

Questão 41
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 1a fase) Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma viso coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das polticas do perodo ps-1945. Para Trump, a OTAN um mau negcio, a corrida nuclear algo bom, o presidente russo Vladimir Putin um colega admirvel, os grandes negcios vantajosos apenas para ns, norte-americanos, devem substituir o livre-comrcio. Com seu estilo peculiar, Trump est forando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada h 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potncia global, que mantenha a ordem mundial inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick? Curiosamente, a morte da Unio Sovitica e o fim da Guerra Fria no provocaram imediatamente esse debate. Na dcada de 1990, manter um papel de liderana global para os Estados Unidos parecia barato afinal, outras naes pagaram pela Guerra do Golfo Prsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenes norte-americanas na antiga Iugoslvia, os custos e as perdas foram baixos. Ento, no incio dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequncias do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate est nas nossas mos. (Eliot Cohen. Should the U.S. still carry a big stick?. www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.) Um dos principais lemas da campanha presidencial de Donald Trump foi Make America Great Again. Tal lema pode ser associado seguinte frase do texto:

Questão 42
2017HistóriaGeografia

(UNESP - 2017/2 - 1a fase)No presidencialismo, a instabilidade da coaliso pode atingir diretamente a presidncia. menor o grau de liberdade de recomposio de foras, atravs da reforma do gabinete, sem que se ameacem as bases de sustentao da coaliso governante. No Congresso, a polarizao tende a transformar coalises secundrias e faces partidrias em coalises de veto, elevando perigosamente a probabilidade de paralisia decisria e consequente ruptura da ordem poltica. (Srgio Henrique H. de Abranches. Presidencialismo de coaliso: o dilema institucional brasileiro. Dados, 1988.) Os impasses do chamado presidencialismo de coaliso podem ser identificados em pelo menos dois momentos da histria brasileira

Questão 42
2017Geografia

(UNESP - 2017 - 1 FASE)Com o fim da Guerra Fria, os EUA formalizaram sua posio hegemnica. Sem concorrncia e se expandindo para as antigas reas de predomnio socialista, o capitalismo conheceu uma nova fase de expanso: tornou-se mundializado, globalizado. O processo de globalizao criou uma nova diviso internacional do trabalho, baseado numa redistribuio pelo mundo de fbricas, bancos e empresas de comrcio, servios e mdias. (Loriza L. de Almeida e Maria da Graa M. Magnoni (orgs.). Cincias humanas: filosofia, geografia, histria e sociologia, 2016. Adaptado.) Dentre as consequncias do processo de globalizao, correto citar

Questão 43
2017Geografia

(UNESP - 2017/2 - 1a fase)Em 1955 foi realizada na Indonsia a Conferncia de Bandung, que lanou as bases do chamado Movimento dos No Alinhados. Considerando o contexto do Ps-Segunda Guerra Mundial, a Conferncia de Bandung expressava

1-15 de 38chevron right center