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Questões de História - UNESP 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2017História

(UNESP - 2017- 2 FASE) Leia o trecho de A divina comdia, escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), no incio do sculo XIV. Como, em seu 1Arsenal, os venezianos fervem, no inverno, o pegajoso 2pez, pra de seus 3lenhos consertar os danos, pois, no podendo navegar, ao invs h quem renove o lenho, ou 4calafete o casco que viagem muita fez; e um na proa, na popa outro arremete, um faz o remo, outro torce o cordame, um remenda a gr vela, outro o 5traquete. A divina comdia, 2009. 1arsenal: lugar de conserto de navios. 2pez: piche. 3lenho: barco. 4calafetar: vedar, fechar. 5traquete: mastro. Nos versos, o poeta refere-se ao trabalho de reparao dos navios venezianos. Descreva a natureza do trabalho desenvolvido no arsenal e explique o motivo da crise econmica das cidades italianas a partir do final do sculo XV.

Questão 1
2017História

(UNESP - 2017/2 - 2 FASE) Caracterize os sistemas administrativos de capitanias hereditrias e de governo geral empregados na colonizao brasileira. Indique duas diferenas entre esses sistemas.

Questão 2
2017HistóriaSociologia

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 2) O movimento sufragista teve incio no final do sculo XIX, no Reino Unido. O que foi o movimento sufragista? Como tal movimento atuava? Relacione o movimento sufragista s mudanas provocadas pelo surgimento e expanso das fbricas.

Questão 2
2017História

(UNESP - 2017- 2 FASE) Leia o trecho do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis (1839-1908), em que o personagem Bento apresenta ao amigo Escobar os bens de sua famlia. No, agora no voltamos mais [a viver na fazenda]. Olhe, aquele preto que ali vai passando, de l. Toms! Nhonh! Estvamos na horta da minha casa, e o preto andava em servio; chegou-se a ns e esperou. casado, disse eu para Escobar. Maria onde est? Est socando milho, sim, senhor. [...] Bem, v-se embora. Mostrei outro, mais outro, e ainda outro, este Pedro, aquele Jos, aquele outro Damio... Todas as letras do alfabeto, interrompeu Escobar. Com efeito, eram diferentes letras, [...] distinguindo-se por um apelido ou da pessoa [...] ou de nao como Pedro Benguela, Antnio Moambique. E esto todos aqui em casa? perguntou ele. No, alguns andam ganhando na rua, outros esto alugados. No era possvel ter todos em casa. Nem so todos os da roa: a maior parte ficou l. Dom Casmurro, 1994. O enredo de Dom Casmurro transcorre na cidade do Rio de Janeiro, capital do Imprio brasileiro. A partir da anlise do trecho, explicite a viso do proprietrio sobre os seus escravos, as origens desses escravos e os tipos de explorao escravista na sociedade brasileira do sculo XIX.

Questão 3
2017História

(UNESP - 2017- 2 FASE) O caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto, o Belmonte, publicou no jornal paulistano Folha da Noite essas caricaturas de Getlio Vargas. Elas retratam as reaes de Getlio s condies histricas de cada ano de seu governo, de 1930 a 1937. Escolha dois quadrinhos, cite o momento histrico que cada um representa e explique as razes das reaes emocionais de Getlio a esses momentos.

Questão 3
2017História

(UNESP - 2017/2 - 2 fase - Questo 3) Enquanto a filosofia que declara uma raa superior e outra inferior no for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto no deixarem de existir cidados de primeira e segunda categoria de qualquer nao; enquanto a cor da pele de uma pessoa no for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto no forem garantidos a todos por igual os direitos humanos bsicos, sem olhar a raas, at esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional iro continuar a ser uma iluso fugaz, a ser perseguida mas nunca alcanada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignbeis que suprimem os nossos irmos, em condies subumanas, em Moambique e na frica do Sul no forem superados e destrudos; enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malcia e os interesses desumanos no forem substitudos pela compreenso, tolerncia e boa vontade; enquanto todos os Africanos no se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como so no Cu, at esse dia, o continente Africano no conhecer a Paz. Ns, Africanos, iremos lutar, se necessrio, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitria do bem sobre o mal. Haile Selassie [Discurso proferido em 1963, ONU] apud Regina Claro. Olhar a frica, 2012. O discurso do imperador etope Haile Selassie destaca algumas noes centrais do Pan-Africanismo. A que filosofia o imperador se refere na primeira linha? Por que Selassie se refere ao regime sul-africano como infeliz e ignbil? Cite duas caractersticas do Pan-Africanismo.

Questão 4
2017História

(UNESP - 2017/2 - 2 FASE) A campanha pela Constituinte foi extremamente importante para despertar a conscincia cvica dos brasileiros e estimular a organizao da sociedade, criando ambiente propcio manifestao objetiva e clara da vontade do povo quanto a pontos essenciais da organizao poltica e social. [...] A alegao de que ela [a Constituio] demasiado longa e minuciosa esconde, na realidade, a resistncia dos que no querem perder privilgios tradicionais e dos que desejam eliminar da Constituio os direitos econmicos, sociais e culturais, pois tais direitos exigem do Estado um papel positivo, de planejador e realizador, deixando para trs o Estado-Polcia, mero garantidor de privilgios, antes protegidos como direitos. Dalmo Dallari apud Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. Histria do Brasil: uma interpretao, 2008. A partir do depoimento do jurista Dalmo Dallari, cite duas caractersticas do momento histrico em que a Assembleia Constituinte de 1988 foi convocada e duas caractersticas da Carta que ela elaborou.

Questão 4
2017História

(UNESP - 2017 - 2 FASE) No apenas a ameaa de confronto nuclear, mas a realidade do conflito militar, formam uma parte bsica do lado sombrio da modernidade no sculo atual. O sculo XX o sculo da guerra, com um nmero de conflitos militares srios envolvendo perdas substanciais de vidas consideravelmente mais alto do que em qualquer um dos dois sculos precedentes. No presente sculo, at agora, mais de 100milhes de pessoas foram mortas em guerras, uma proporo mais alta da populao do mundo do que no sculo XIX, mesmo considerando-se o crescimento geral da populao. Anthony Giddens. As consequncias da modernidade, 1991. As duas Grandes Guerras do sculo XX tiveram, em alguns aspectos, causas semelhantes. Cite dois fatores comuns que desencadearam tais guerras e cite duas razes de suas naturezas destruidoras.

Questão 31
2017História

(UNESP - 2017 - 1 FASE) Apesar de sua disperso geogrfica e de sua fragmentao poltica, os Gregos tinham uma profunda conscincia de pertencer a uma s e mesma cultura. Esse fenmeno to mais extraordinrio, considerando-se a ausncia de qualquer autoridade central poltica ou religiosa e o livre esprito de inveno de uma determinada comunidade para resolver os diversos problemas polticos ou culturais que se colocavam para ela. (Moses I. Finley,Os primeiros tempos da Grcia, 1998. Adaptado). O excerto refere-se ao seguinte aspecto essencial da histria grega da Antiguidade:

Questão 31
2017História

(UNESP - 2017/2 - 1a fase)Examine duas pinturas produzidas na Caverna de Altamira, Espanha, durante o Perodo Paleoltico Superior. Tais pinturas rupestres podem ser consideradas como

Questão 32
2017História

(UNESP - 2017/2 - 1a fase)Em Aire-sur-la-Lys, em 15 de agosto de 1335, Jean de Picquigny, governador do condado de Artois, permite ao maior, aos almotacs(1) e comunidade da cidade construir uma torre com um sino especial, por causa do mister da tecelagem e de outros misteres em que vrios operrios deslocam-se habitualmente em certas horas do dia. (Jacques Le Goff. Por uma outra Idade Mdia, 2013. Adaptado.) (1) almotac: inspetor municipal. O texto revela

Questão 32
2017História

(UNESP - 2017 - 1 FASE)A Igreja foi responsvel direta por mais uma transformao, formidvel e silenciosa, nos ltimos sculos do Imprio: a vulgarizao da cultura clssica. Essa faanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e funo na passagem para o Feudalismo. A condio de existncia da civilizao da Antiguidade em meio aos sculos caticos da Idade Mdia foi o carter de resistncia da Igreja. Ela foi a ponte entre duas pocas. (Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.) O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja crist

Questão 33
2017História

(UNESP - 2017 - 1 FASE) A pintura representa no martrio de Cristo os seguintes princpios culturais do Renascimento italiano:

Questão 33
2017História

(UNESP - 2017/2 - 1a fase)Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela fora. A primeira pr- pria do homem; a segunda, dos animais. Como, porm, muitas vezes a primeira no seja suficiente, preciso recorrer segunda. Ao prncipe torna-se necessrio, porm, saber empregar convenientemente o animal e o homem. [...] Nas aes de todos os homens, mxime dos prncipes, onde no h tribunal para que recorrer, o que importa o xito bom ou mau. Procure, pois, um prncipe, vencer e conservar o Estado. (Nicolau Maquiavel. O prncipe, 1983.) O texto, escrito por volta de 1513, em pleno perodo do Renascimento italiano, orienta o governante a

Questão 34
2017História

(UNESP - 2017/2 - 1a fase) Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: O que os homens comero, oh deuses? Vamos j todos buscar o alimento. Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os gros de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: Digam-me, onde vocs colheram os gros de milho?. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas no quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: L. E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas at o depsito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer. (Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pr-hispnicas do Mxico e da Amrica Central, 2004.) O texto asteca

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