Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2002 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2002Biologia

(UNICAMP - 2002 - 1a fase) A indstria do entretenimento tem mostrado imagens ilusrias de robs de fico como o jovial R2D2 e o chato C3PO, de Guerra nas Estrelas, e o Exterminador do Futuro. Entre os brinquedos japoneses, h uma srie de robs que imitam movimentos de seres humanos e de animais. Isso deixa as pessoas desapontadas quando se deparam com os robs reais, que executam tarefas repetitivas em fbricas. Eles no so to esplndidos como os anteriormente citados mas significam menos esforo muscular no mundo real. (Adaptado de James Meek, Robs mais baratos tomam fbricas europias, O Estado de S. Paulo, 23/9/2000.) a) Uma das diferenas entre robs e seres humanos que nos homens existem quatro grupos de molculas orgnicas. Quais so esses grupos? Explique o que essas molculas tm em comum na sua composio. b) O sistema robtico armazena energia em baterias. Indique dois rgos ou tecidos de armazenamento de energia nos seres humanos. Que composto armazenado em cada um desses rgos ou tecidos?

Questão 2
2002Biologia

(UNICAMP - 2002 - 1a fase) A cigarra e a formiga so personagens de uma fbula que enaltece o trabalho. A biologia dos grupos aos quais pertencem esses insetos explica o diferente papel desempenhado por eles na fbula. No vero, encontram-se cascas de cigarras presas nas rvores ou no cho. H uma crena popular de que as cigarras arrebentam de tanto cantar. a) Que aspecto da biologia das formigas justifica sua associao com o trabalho? b) Qual a funo do canto das cigarras? c) As cascas no so cigarras mortas. Explique o que representam essas cascas

Questão 13
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 13) Ao chegar ao Par (Belm), encontrei a cidade, antes alegre e saudvel, desolada por duas epidemias: a febre amarela e a varola. O governo tomou todas as precaues sanitrias imaginveis, entre as quais a medida muito singular de fazer os canhes atirarem nas esquinas das ruas para purificar o ar . (Adaptado de H.W. Bates, The naturalist on the river Amazon, 1863 apud O. Frota-Pessoa, Biologia na escola secundria, 1967.) a) As medidas de controle das doenas citadas no texto certamente foram inteis. Atualmente, que medidas seriam consideradas adequadas? b) Explique por que a febre amarela ocorre apenas em regies tropicais enquanto a varola ocorria em todas as latitudes. c) Cite uma doena transmitida de modo semelhante ao da febre amarela.

Questão 14
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 14) O mapa abaixo mostra os pases que renem em seus territrios 70% das espcies vegetais e animais existentes sobre a Terra. A maioria dos pases que apresenta megadiversidade est localizada nas regies tropicais. Fonte: O Estado de S.Paulo, 10/12/ 97. a) Que bioma comum maioria dos pases tropicais? b) A diversidade gera diversidade. Por que esta frase pode ser aplicada grande biodiversidade das regies tropicais? c) Explique por que Madagascar, Indonsia e Filipinas apresentam, alm de grande biodiversidade, um elevado nmero de espcies que ocorrem apenas nesses locais.

Questão 15
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 15) A espcie A um caro comum em plantaes de morango na Califrnia que causa danos quando atinge a densidade de 20 indivduos por lote de morango. Pesquisadores observaram que, nos lotes de morango em que ocorria a espcie A, ocorria tambm outra espcie de caro (espcie B). Visando compreender a interao entre essas espcies, realizou-se um experimento em laboratrio, no qual se introduziu a espcie B em uma criao da espcie A. Aps algum tempo, os pesquisadores aplicaram um defensivo agrcola (D) na criao. Os resultados obtidos esto mostrados no grfico abaixo. a) Tendo em vista os resultados obtidos, explique qual a interao entre as duas espcies na natureza. b) A que se deve o aumento da densidade populacional da espcie A aps a primeira aplicao do defensivo agrcola? c) Como esses resultados podem ser teis agricultura?

Questão 16
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 16) Muitas vezes encontramos em jornais informes publicitrios que anunciam o controle de pragas urbanas. Em um desses anncios lemos: Quais os insetos e animais que integram o conjunto de pragas urbanas? Resposta: aranhas, cupins, mosquitos (pernilongos), baratas, pulgas, formigas, escorpies e animais como os ratos, morcegos e pombos. a) Nem todos os invertebrados relacionados na resposta do anncio so insetos. Quais so eles? A que grupo pertencem? Indique uma caracterstica que os diferencia dos insetos. b) Os vertebrados mencionados no anncio podem ser separados em classes segundo a presena de plos, ou de penas. Que classes so essas? Cite outras duas caractersticas exclusivas a cada uma dessas classes. c) Fornea uma explicao para o aumento das pragas urbanas.

Questão 17
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 17) Muitas espcies de tartarugas marinhas esto ameaadas de extino pela ao do homem. As rotas de migrao das tartarugas marinhas so bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, atravs da colocao de transmissores em seus cascos. (Adaptado do site http://www.projetotamar.org.br) a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas caractersticas dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre. b) Quelnios so rpteis encontrados tanto no meio terrestre como no aqutico. Cite uma diferena morfolgica entre os quelnios marinhos e os terrestres. c) A extino de espcies pode ocorrer mesmo sem influncia da ao humana. Cite um processo natural que pode levar extino de uma espcie.

Questão 18
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 18) Uma alterao climtica muito noticiada o efeito estufa, que se atribui ao aumento da concentrao de gases como o CO2 na atmosfera. Segundo algumas previses, esse fenmeno poder causar um aumento de 3 C na temperatura mdia do planeta nos prximos 100 anos. A figura abaixo mostra o crescimento relativo de duas espcies de plantas em funo da temperatura ambiente. a) Em um local com temperatura mdia de 20 C convivem as espcies A e B. Qual das duas espcies seria beneficiada pelo aumento previsto de temperatura? Explique. b) Por que a concentrao de CO2 influencia o crescimento das plantas? c) A escassez de gua no solo afeta negativamente o crescimento da planta. Por qu?

Questão 19
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 19) Uma importante realizao da pesquisa cientfica brasileira foi o seqenciamento do genoma da bactria Xylella fastidiosa, causadora da doena chamada amarelinho ou clorose variegada dos citros (CVC). O nome da bactria deriva do fato de que ela se estabelece nos vasos do xilema da planta hospedeira. a) Que processo fisiolgico da planta diretamente prejudicado pela presena da bactria? Justifique. b) No se pode atribuir Xylella fastidiosa a morte das clulas que constituem os vasos do xilema maduro. Por qu? c) Em que consiste o seqenciamento de um genoma?

Questão 20
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 20) O grfico abaixo representa as atividades de duas enzimas do sistema digestrio humano, avaliadas a 37 C (condies normais de temperatura corprea). a) Qual o local de atuao da enzima A? Justifique. b) Cite uma enzima digestiva que apresente o padro de atividade da enzima B e seu local de atuao. c) Explique o que ocorreria com a atividade enzimtica se, experimentalmente, a temperatura fosse pouco a pouco aumentada at atingir 60 oC.

Questão 21
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 21) A taxa metablica, definida como sendo o gasto energtico total do organismo em suas atividades vitais (crescimento, reproduo, etc.), medida pelo consumo de O2 por grama de massa corprea. O grfico abaixo apresenta as taxas metablicas de vrios animais. a) Por que o consumo de O2 usado como medida de taxa metablica? b) Qual ser a curva esperada para os animais da curva B, quando ocorrer uma diminuio da temperatura ambiente? Justifique. c) A curva C poderia corresponder aos peixes? Justifique.

Questão 22
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 22) O esquema abaixo representa a seqncia de reaes que levam formao do pigmento da pelagem de uma espcie animal. Os genes autossmicos A, B e C so responsveis pela produo das enzimas A, B e C que atuam nesse processo metablico. Mutaes nos genes A, B e C produzem respectivamente os alelos recessivos a, b e c. a) Do ponto de vista gentico, quantos tipos de albinismo podem ocorrer nessa espcie? Por qu? b) Demonstre o fentipo esperado de um cruzamento entre animais de linhagens puras com dois tipos diferentes de albinismo. c) possvel ocorrer uma mutao em um gene sem que se altere a enzima correspondente? Justifique

Questão 23
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 23) A colchicina uma substncia de origem vegetal, muito utilizada em preparaes citogenticas para interromper as divises celulares. Sua atuao consiste em impedir a organizao dos microtbulos. a) Em que fase a diviso celular interrompida com a colchicina? Explique. b) Se, em lugar de colchicina, fosse aplicado um inibidor de sntese de DNA, em que fase ocorreria a interrupo?

Questão 24
2002Biologia

(UNICAMP - 2003 - 2 fase - Questo 24) Suponha que as clulas de um tecido foram fragmentadas, separando-se um tipo de organela em cinco tubos de ensaio. Em seguida, alguns componentes qumicos de trs tubos foram identificados, como especificado abaixo. Tubo I Grande quantidade de DNA e RNA; protenas histnicas e protenas de membrana. Tubo II Fosfolipdeos; protenas de membrana, RNA ribossmico e protena de ribossomos. Tubo III Fosfolipdeos; protenas de membrana e clorofila. a) Qual a organela presente em cada um dos trs tubos? b) Cite outro componente qumico que poderia ter sido encontrado no tubo III. c) Cite duas organelas que poderiam ter sido encontradas nos tubos IV e V, indicando um componente qumico caracterstico de cada uma delas.

1-14 de 14