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Questões de Redação - UNICAMP 2003 | Gabarito e resoluções

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Questão
2003Redação

ORIENTAO GERAL Escolha do tema: Escolha um dos trs temas propostos para redao e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Voc deve desenvolver o tema conforme o tipo de texto indicado, segundo as instrues que se encontram na orientao dada ao tema escolhido. Coletnea de textos: Os textos que acompanham cada tema foram tirados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opinies e argumentos relacionados com o tema geral EVOLUO/PROGRESSO. So textos como aqueles a que voc est exposto na sua vida diria de leitor de jornais, revistas ou livros, e que voc deve saber ler e comentar. Leia a coletnea e utilize-a segundo as instrues especficas dadas para o tema escolhido. Se quiser, pode valer-se tambm de informaes que julgar importantes, mesmo que tenham sido includas nas propostas dos outros temas ou nos enunciados das questes desta prova. TEMA A ATENO: SE VOC NO SEGUIR AS INSTRUES RELATIVAS A ESTE TEMA, SUA REDAO SER ANULADA. A palavra evoluo tem sido usada em vrios sentidos, especialmente de mudana e de progresso, seja no campo da biologia, seja nas cincias humanas. Tendo em mente esses diversos sentidos, e considerando a coletnea abaixo, escreva uma dissertao em torno da seguinte afirmao do filsofo Bertrand Russel (Unpopular Essays, 1959): A mudana indubitvel, mas o progresso uma questo controversa. 1. Evoluo significa um desenvolvimento ordenado. Podemos dizer, por exemplo, que os automveis modernos evoluram a partir das carruagens. Freqentemente, os cientistas usam palavras num sentido especial, mas quando falam de evoluo de climas, continentes, planetas ou estrelas, esto falando de desenvolvimento ordenado. Na maioria dos livros cientficos, entretanto, a palavra se refere evoluo orgnica, ou seja, teoria da evoluo aplicada a seres vivos. Essa teoria diz que as plantas e animais se modificaram gerao aps gerao, e que ainda esto se modificando hoje em dia. Uma vez que essa mudana tem-se prolongado atravs das eras, tudo o que vive atualmente na Terra descende, com muitas alteraes, de outros seres que viveram h milhares e at milhes de anos atrs. (Enciclopdia Delta Universal, vol. 6, p. 3134.) 2. Quando se focalizou a lngua, historicamente, no sculo XIX, as mudanas que ela sofre atravs do tempo foram concebidas dentro da idia geral de evoluo. A evoluo, como sabemos, foi um conceito tpico daquela poca. Surgiu ele nas cincias da natureza, e depois, por analog ia, se estendeu s cincias do homem. (...) Do ponto de vista das cincias do homem em geral, a plenitude era entendida como o advento de um estado de civilizao superior, e os povos eram vistos como seguindo fases evolutivas at chegar a uma final, superior, que seria o pice de sua evoluo. (Mattoso Cmara, 1977. Introduo s lnguas indgenas brasileiras. Rio de Janeiro, Ao Livro Tcnico. p. 66.) 3. Progresso, portanto, no um acidente, mas uma necessidade... uma parte da natureza. (Herbert Spencer, Social Statics, 1850, cap. 2, seo 4.) 4. Ator 1 - Com o passar dos sculos - o homem sempre foi muito lento - tendo desgastado um quadrado de pedra e desenvolvido uma coisa que acabou chamando de roda, o homem chegou, porm, a uma concluso decepc ionante - a roda s servia para rodar. Portanto, deixemos claro que a roda no teve a menor importncia na Histria. Que interessa uma roda rodando? A idia verdadeiramente genial foi a de colocar uma carga em cima da roda e, na frente, puxando a carga, um homem pobre. Pois umacoisa definitiva: a maior conquista do homem foi outro homem. O outro homem virou escravo e, durante sculos, foi usado como transporte (liteira), ar refrigerado (abano), lavanderia, e at esgoto, carregando os tonis de coc da gente fina. (Millr Fernandes. A Histria uma histria. Porto Alegre, LPM, 1978.) 5. Na histria evolucionria, relativamente curta, documentada pelos restos fsseis, o homem no aperfeioou seu equipamento hereditrio atravs de modificaes corporais perceptveis em seu esqueleto. No obstante, pde ajustar-se a um nmero maior de ambientes do que qualquer outra criatura, multiplicar-se infinitamente mais depressa do que qualquer parente prximo entre os mamferos superiores, e derrotar o urso polar, a lebre, o gavio, o tigre, em seus recursos especiais. Pelo controle do fogo e pela habilidade de fazer roupas e casas, o homem pode viver, e vive e viceja, desde o Crculo rtico at o Equador. Nos trens e carros que constri, pode superar a mais rpida lebre ou avestruz. Nos avies, pode subir mais alto que a guia, e, com os telescpios, ver mais longe que o gavio. Com armas de fogo, pode derrubar animais que nem o tigre ousa atacar. Mas fogo, roupas, casas, trens, avies, telescpios e revlveres no so, devemos repetir, parte do corpo do homem. Pode coloc-los de lado sua vontade. Eles no so herdados no sentido biolgico, mas o conhecimento necessrio para sua produo e uso parte do nosso legado social, resultado de uma tradio acumulada por muitas geraes, e transmitida, no pelo sangue, mas atravs da fala e da escrita. (Gordon Childe. A evoluo cultural do homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1966. p. 39-40.) 6. O homem pode ser desculpado por sentir algum orgulho por ter subido, ainda que no por seus prprios esforos, ao topo da escala orgnica; e o fato de ter subido assim, em vez de ter sido primitivamente colocado l, pode dar-lhe esperanas de ter um destino ainda mais alto em um futuro distante. (Charles Darwin, A descendncia do homem. www.gutenbergnet) 7. ... por causa de nossas aes, os ecossistemas do planeta esto visivelmente evoluindo de formas no previstas pelos seres humanos. Algumas vezes, as mudanas parecem pequenas. Tomemos o caso das rs e das salamandras nas Ilhas Britnicas. Os invernos esto mais quentes nessa regio, devido a mudanas de clima causadas pelos seres humanos. Isso significa que as lagoas onde aqueles animais se reproduzem esto mais quentes. Assim, as salamandras (Triturus) comearam a se acasalar mais cedo. Mas as rs (Rana temporaria) no. De modo que a desova das rs est virando almoo das salamandras. possvel que as lagoas britnicas em que h salamandras continuem por dezenas e dezenas de anos cada vez com menos rs. E ento, um dia, o ecossistema da lagoa desmorona... (Adaptado de Alanna Mitchell, Bad Evolution, The Globe and Mail Saturday, 4/5/2002.) 8. Em que consiste, em ltima anlise, o progresso social? No desenvolvimento do melhor modo possvel dos recursos havidos da natureza, da qual tiramos a subsistncia, e no apuro dos sentimentos altrusticos, que tornam a vida cada vez mais suave, permitindo uma cordialidade maior entre os homens, uma solidariedade mais perfeita, um interesse maior pela felicidade comum, um horror crescente pelas injustias e iniqidades... (Manuel Bonfim, A Amrica Latina: Males de origem. Rio de Janeiro/Paris, H. Garnier, s/d.)

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2003Redação

ORIENTAO GERAL Escolha do tema: Escolha um dos trs temas propostos para redao e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Voc deve desenvolver o tema conforme o tipo de texto indicado, segundo as instrues que se encontram na orientao dada ao tema escolhido. Coletnea de textos: Os textos que acompanham cada tema foram tirados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opinies e argumentos relacionados com o tema geral EVOLUO/PROGRESSO. So textos como aqueles a que voc est exposto na sua vida diria de leitor de jornais, revistas ou livros, e que voc deve saber ler e comentar. Leia a coletnea e utilize-a segundo as instrues especficas dadas para o tema escolhido. Se quiser, pode valer-se tambm de informaes que julgar importantes, mesmo que tenham sido includas nas propostas dos outros temas ou nos enunciados das questes desta prova. TEMA B ATENO: SE VOC NO SEGUIR AS INSTRUES RELATIVAS A ESTE TEMA, SUA REDAO SER ANULADA. No sculo XXII, um cientista resolve criar o homem perfeito. Para tanto, desenvolve um acelerador gentico, capaz de realizar em pouco tempo um processo que supostamente duraria milnios. Aplica o engenho a um pequeno nmero de cobaias humanas que, idade propcia, so inseridas na sociedade, para cumprirem seu destino. Dessas cobaias, uma suicidou-se, outra tornou-se um criminoso, outra, presidente da repblica. A quarta voc, a quem cabe atestar o xito ou o fracasso do experimento. Componha uma narrativa em primeira pessoa que contenha aes que justifiquem o desfecho das histrias de seus companheiros; um desfecho inteiramente diferente para sua prpria histria.

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2003Redação

ORIENTAO GERAL Escolha do tema: Escolha um dos trs temas propostos para redao e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Voc deve desenvolver o tema conforme o tipo de texto indicado, segundo as instrues que se encontram na orientao dada ao tema escolhido. Coletnea de textos: Os textos que acompanham cada tema foram tirados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opinies e argumentos relacionados com o tema geral EVOLUO/PROGRESSO. So textos como aqueles a que voc est exposto na sua vida diria de leitor de jornais, revistas ou livros, e que voc deve saber ler e comentar. Leia a coletnea e utilize-a segundo as instrues especficas dadas para o tema escolhido. Se quiser, pode valer-se tambm de informaes que julgar importantes, mesmo que tenham sido includas nas propostas dos outros temas ou nos enunciados das questes desta prova. TEMA C ATENO: SE VOC NO SEGUIR AS INSTRUES RELATIVAS A ESTE TEMA, SUA REDAO SER ANULADA. Periodicamente, ao longo da histria, pensadores tm afirmado que a humanidade chegou a um ponto definitivo (o fim da histria). O artigo abaixo, parcialmente adaptado, que Denis Lerrer Rosenfield publicou no jornal Folha de S. Paulo em 28/06/2002, de certo modo retoma essa afirmao. A POO MGICA O mundo mudou depois de 11 de setembro. A administrao Bush, inicialmente voltada para um fechamento dos EUA sobre si mesmos, cujo smbolo era o projeto de escudo interbalstico, que protegeria essa nao de msseis intercontinentais, afirmase agora claramente como imperial. Sua doutrina militar sofreu uma alterao substancial. Doravante, a prioridade so ataques preventivos, que eliminem os focos terroristas no mundo, ameaando e atacando os Estados que lhes dem cobertura e, sobretudo, que tenham armas qumicas e biolgicas. (...) Talvez o mundo, no futuro, mostre que o problema da democracia passa pela influncia que pases, empresas, sindicatos e meios de comunicao venham a exercer sobre a opinio pblica americana - que pode, ela sim, mudar os rumos do imprio. No esqueamos que a Guerra do Vietn terminou devido influncia decisiva da opinio pblica americana sobre o centro de decises polticas. Os pases devero se organizar para atuar sobre a opinio pblica americana. Se essa descrio dos fatos verdadeira, nenhuma poltica futura poder ser baseada em um confronto direto com os EUA ou em um questionamento dos princpios que regem essa nao. A autonomia, do ponto de vista econmico, socia l, militar e poltico, pertence ao passado. Poderemos ter nostalgia dela, mas seu adeus definitivo. O que no significa, evidentemente, que tenhamos de acatar tudo o que de l vier; imperativo reconhecer, porm, que a realidade mudou e que embates radicais esto fadados ao fracasso. Na poca do Imprio Romano, o general Csar ou os imperadores subseqentes no estavam preocupados com o que se passava na Glia. Seus exrcitos vitoriosos exerciam uma superioridade inconteste. Era mais sensato negociar com eles do que enfrent-los. Se uma Glia moderna achar que pode deixar de honrar contratos, burlar a democracia, fazer os outros de bobos, mudando seu discurso a cada dia ou cada ms, sua poltica se tornar imediatamente inexeqvel. Contudo, se, mesmo assim, esse povo decidir eleger um Asterix, convm lembrar que foi perdida para sempre a frmula da poo mgica e suas ltimas gotas se evaporaram no tempo. Escreva uma carta, dirigida ao Editor do jornal, para ser publicada. Aps identificar a tese central do texto de Rosenfield, a) caso concorde com o ponto de vista do autor, apresente outros argumentos e fatos que o reforcem; b) caso discorde do ponto de vista do autor, apresente argumentos e fatos que o contradigam. Para realizar essa tarefa, alm do texto acima, considere tambm os que se seguem: Ao assinar a carta, use iniciais apenas, de forma a no se identificar. 1. Ao ver um cordeiro beira do riacho, o lobo quis devor -lo. Mas precisava de uma boa razo. Apesar de estar na parte superior do rio, acusou-o de sujar a gua. O cordeiro se defendeu: - Como eu iria sujar a gua, se ela est vindo da de cima, onde tu ests? - Sim, mas no ano passado insultaste meu pai, replicou o lobo. - No ano passado, eu nem era nascido... Mas o lobo no se calou: - Podes defender-te quanto quiseres, que no deixarei de te devorar. (Adaptado de Esopo, Fbulas. Porto Alegre, LPM.). 2. Ento saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis cvados e um palmo. (...) Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam diante dele (...). Davi disse a Saul: ... teu servo ir, e pelejar contra ele. (...) Davi meteu a mo no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e ele caiu com o rosto em terra. E assim prevaleceu Davi contra Golias, com uma funda e uma pedra. (Adaptado de I Samuel, 17, 4-50.) 3. Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. (Karl Marx, O 18 Brumrio de Lus Bonaparte... Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977).

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