Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2004 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) Rio Claro, cidade de porte mdio do interior do estado de So Paulo, apresenta alguns problemas relacionados poluio urbana. A partir dessas informaes e dos grficos abaixo, responda: (Adaptado de Agnelo W. S. Castro, Clima urbano e sade: as patologias do aparelho respiratrio associadas aos tipos de tempo de inverno, em Rio Claro SP. Rio Claro: UNESP/IGCE, Tese de Doutoramento, 2000). a) Qual a massa de ar cuja atuao intensificada nas estaes de outono/inverno no sudeste brasileiro? b) Por que razo h uma tendncia para o aumento do nmero de bitos nas estaes de outono/inverno na cidade de Rio Claro? c) Quais os tipos de tempo que a massa de ar mencionada acima proporciona? Como eles podem contribuir para o aumento do nmero de bitos?

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) O fenmeno da urbanizao ocorre em escala mundial, tanto nos pases ricos quanto nos pases pobres e em diferentes hierarquias. Considerando que as megacidades so aquelas que apresentam mais de 10 milhes de habitantes e que as cidades globais so os centros da economia mundial, observe o quadro a seguir e responda: (Adaptado de www.fnuap.org.br/ESTRUT/SERV/arquivos/TAB_Indicadores8.xls). a) Quais so as trs megacidades que no perodo 1975-2000 apresentaram as maiores taxas de crescimento? Aponte as principais razes desse significativo crescimento. b) Dentre as megacidades, Nova Iorque e Tquio so os principais exemplos de cidades globais. Identifique duas caractersticas das cidades globais. c) Explique uma conseqncia scio-econmica do crescimento acelerado das megacidades nos pases pobres. Justifique sua resposta.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 13) Nas ltimas dcadas, a proliferao de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregao espacial e transformando a qualidade da vida pblica em muitas cidades ao redor do mundo. Enclaves fortificados so espaos privatizados, fechados e monitorados para residncia, consumo, lazer ou trabalho. (Teresa Pires do Rio Caldeira, Enclaves fortificados: a nova segregao urbana, Novos Estudos. So Paulo: CEBRAP, maro de 1997, p. 155). a) O que tem causado a disseminao dos chamados enclaves fortificados? b) Aponte duas conseqncias nas relaes sociais com a disseminao dos enclaves fortificados. c) Cite duas modificaes na paisagem urbana que vm ocorrendo com a disseminao dos enclaves fortificados.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 14) O mapa abaixo indica as maiores concentraes de focos de queimadas no Brasil no ms de julho de 2003. A partir desse mapa, responda: Adaptado de www.cptec.inpe.br/products/clima/imgrads-gif/queimada0307gif a) Explique os motivos pelos quais ocorre significativa concentrao de queimadas em duas reas do territrio brasileiro: em uma faixa na forma de arco que se estende dos estados do Piau/Maranho at o Acre e no estado de So Paulo. b) Aponte duas conseqncias ambientais das queimadas. c) Indique duas prticas alternativas para evitar o manejo do solo com a prtica de queimadas.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 15) Os processos dominantes de contra-reforma agrria no continente latino-americano foram responsveis por uma dinmica progressiva de concentrao da riqueza e, especificamente, da terra. Processos de desagregao social provenientes da excessiva acumulao de misria resultaram na excluso de contingentes considerveis, tornando exilados internos cidados sem oportunidades de integrao produtiva no mercado de trabalho formal. Grande parte deles so provenientes de uma expulso estrutural do campo, cada vez mais fechado ao acesso terra ou a polticas de reproduo da agricultura, sobretudo alimentar, o que circularmente atinge o abastecimento do mercado interno nacional de consumo basicamente popular. (Adaptado de Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotrfico na Amrica Latina e a questo camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro e Jorge Atlio Silva Iulianelli (orgs.), Narcotrfico e Violncia no Campo. Rio de Janeiro: DPA, 2000, p. 23). a) Explique como a intensificao da concentrao de terras se colocou como obstculo agricultura camponesa na Amrica Latina. b) Dificuldades de manuteno das famlias camponesas no campo tm reforado o estabelecimento da prtica de cultivo de plantas narcticas como um agronegcio (narcoagronegcio). Por que o narcoagronegcio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da Amrica Latina? c) Cite dois pases da Amrica do Sul onde o cultivo da coca (Erythroxylum coca) tradicional entre os camponeses.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 16) . A representao abaixo corresponde a uma poro de uma carta topogrfica de escala 1: 50.000 e a distncia entre as curvas de nvel de 20 metros. Baseado na carta, faa o que se pede: Adaptado de IBGE. Carta Topogrfica Folha SF. 22-Z-C-II-4, Folha Santo Antonio da Platina/PR, escala 1: 50.000. a) Considerando que a distncia entre dois pontos hipotticos (A e B) na carta de 3,8 cm, qual a distncia real em quilmetros entre esses dois pontos? b) Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das guas do rio. c) Qual margem do rio a mais indicada para culturas temporrias? Justifique.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 17) . Apesar de importantes diferenciaes, o crescimento das atividades de turismo, recreao e lazer nas ltimas dcadas tem sido muito intenso em todo o mundo, com indicadores de que esse dinamismo ir continuar e se acentuar ainda mais nos prximos anos. Cada vez mais existe uma relao direta entre o turismo, recreao e lazer e outros setores econmico-sociais, como a agropecuria, a indstria e os servios em escalas diferenciadas. (Adaptado de Adyr Balastreri Rodrigues, Apresentao, em Adyr Balastreri Rodrigues, Turismo, Modernidade, Globalizao. 2ed., So Paulo: HUCITEC, 2000, p. 163). a) Quais as principais razes que explicam um crescente contingente de turistas no mundo? b) O fenmeno do turismo influencia os lugares, s vezes, com pequenas transformaes, outras vezes, redefine sua dinmica de maneira intensa e irreversvel. Aponte duas modificaes espaciais produzidas pelo turismo urbano. c) Indique trs atividades do setor tercirio que se ampliam com a dinamizao do turismo urbano.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 18) A seqncia de mapas representada abaixo indica a posio das placas tectnicas em diferentes perodos geolgicos, evidenciando uma dinmica constante, ora de formao de supercontinentes, ora de continentes fragmentados separados por oceanos. A partir da anlise dos mapas, responda: Adaptado de www.scotese.com a) Por que as placas tectnicas se movimentam? b) O territrio brasileiro caracterizado pela ausncia de processos vulcnicos atuais, embora haja evidncias de antigos vulces e extensos campos de lavas eruptivas. Por que houve a ocorrncia de vulces e de campos de lavas eruptivas? c) Como a dinmica das placas tectnicas pode interferir na distribuio biogeogrfica de animais terrestres?

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 19) Nas recentes polticas de transportes traadas pelo Governo Federal prioridade a explorao do transporte hidrovirio, uma vez que o pas possui cerca de 42.000 quilmetros de vias navegveis. a) Cite duas hidrovias dentre as que vm sendo priorizadas pelo Governo Federal. b) Por que o transporte hidrovirio passou a ser valorizado recentemente no Brasil? c) Aponte uma facilidade e uma dificuldade de carter fsico-natural ou econmico para a implantao de hidrovias no Brasil.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 20) O Mar de Aral, nutrido pelas guas do Amu Darya e Syr Darya, apresenta hoje uma situao dramtica. Foi o quarto maior corpo de gua interno do mundo, mas comeou a secar nos anos 60, quando a ento Unio Sovitica decidiu alterar sua posio de importadora de algodo para auto-suficiente e exportadora desse produto. (Adaptado de Ulisses Capozoli, Universidade Livre da Mata Atlntica, www.wwiuma.org.br). a) De que forma a prtica da agricultura comprometeu a disponibilidade de gua no mar de Aral? b) Cite trs causas que interferem na potabilidade das guas superficiais. c) Aponte trs impactos ambientais provocados pela atividade agrcola em reas com baixo potencial hdrico.

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 21) Para responder a esta questo, leia o trecho abaixo e observe o mapa a seguir: Indispensvel vida, a gua fonte de poder. O controle dos poos, dos osis e dos cursos de gua tem sido objeto de conflitos polticos e militares na regio da bacia do rio Jordo, desde a antiguidade. (Adaptado de Philippe Le Preste. Ecopoltica Internacional. So Paulo: SENAC, 2000, p. 444). a) Qual a vantagem obtida pelo Estado de Israel na Guerra dos Seis Dias (1967) no que diz respeito disputa pelo controle das guas do rio Jordo frente aos pases vizinhos? b) Quais so os fatores que explicam a escassez de gua na bacia do rio Jordo? c) Dentre os territrios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, quais so aqueles que ainda no foram total ou parcialmente devolvidos?

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 22) Os mapas abaixo representam a situao das massas de ar que atuam no Brasil no solstcio de vero e no solstcio de inverno. Observe e faa o que se pede: Adaptado de Marcos de Amorim Coelho e Nilce Bueno Soncin. Geografia do Brasil. So Paulo: Editora Moderna, 1985, p.48 e 50. a) Durante o inverno, por que a massa polar consegue atingir mais facilmente a regio amaznica? b) Por que a massa tropical continental atuante no Brasil apenas no vero? c) Na Zona da Mata nordestina, por que as chuvas concentram-se no solstcio de inverno?

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 23) No Brasil, as empresas estatais assumiram crescente parcela da formao de capital, com a constituio de grandes empresas setoriais de atuao em todo o territrio nacional. Uma dessas empresas a Petrobras, que completa 50 anos no pice de seu vigor financeiro. A Petrobras est envolta, at os dias atuais, em um debate entre liberais e nacionalistas que marcou sua criao, em 1953, por Getlio Vargas, sob o lema o petrleo nosso. (Adaptado de Srgio Prado, Aspectos Federativos do Investimento Estatal, em Rui de B.A. Affonso e Pedro L. B. Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federao. So Paulo: FUNDAP, 1996, p. 11 e Folha de S. Paulo, Caderno Especial Petrobras 1953-2003, 03/10/2003). a) Desde que foi criada at meados de 1990, a Petrobras operou como monoplio estatal de explorao, produo e de refino. O que mudou na indstria petrolfera no Brasil com a quebra do monoplio estatal do petrleo? b) Como a Petrobras vem reagindo quebra do monoplio estatal de petrleo? c) Em qual estado brasileiro h a maior concentrao das atividades de produo petrolfera e em qual estado h a maior concentrao das atividades de refino?

Questão
2004Geografia

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 24) As figuras abaixo representam a hidrografia e a vegetao do continente africano. Observe-as atentamente e faa o que se pede: Adaptado de Maria Helena Simielli, Geoatlas. So Paulo: Editora tica, 21. ed., 1997, p. 14-56; e de Igor Moreira, O Espao Geogrfico: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Editora tica, 47. ed., 2002, p. 192. a) Se 80% do territrio africano (que de aproximadamente 30 milhes de Km2 ) est dentro da zona intertropical, por que esse continente apresenta uma hidrografia pobre? b) Qual a relao existente entre a vegetao e os tipos climticos na frica? Justifique. c) Qual o principal mecanismo que explica a formao do deserto do Calaari? Justifique.

1-14 de 14