Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2004 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 11
2004História

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos sculos XV e XVI, as regies mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itlia e nos Pases Baixos, e essas foram as regies de onde veio grande parte dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. So Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64). a) Cite duas caractersticas do Renascimento. b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a emergncia desse movimento artstico e cultural? c) Por que as regies mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos sculos XV e XVI?

Questão 12
2004História

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) Sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro, ocorrida entre fins do sculo XIX e incio do XX, o literato Lima Barreto comentou: De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutao de teatro. Havia mesmo na coisa muito de cenografia. (Lima Barreto, Os Bruzundangas, em Obras de Lima Barreto. So Paulo: Brasiliense, 1956, p. 106). a) Cite uma atividade poltica e uma econmica que sustentaram a importncia da cidade do Rio de Janeiro nesse perodo. b) Identifique duas mudanas urbanas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na reforma mencionada. c) Explique a razo pela qual o iderio burgus, cosmopolita e republicano, tinha necessidade de condenar o passado colonial do Rio de Janeiro.

Questão 13
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 13) No poema grego Odissia, que narra as viagens lendrias do heri Ulisses, esse personagem chega a um pas habitado por gigantes chamados Ciclopes, que so descritos como homens sem leis, porque no tm assemblias que julguem ou deliberem e cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros.(Homero, Odissia. So Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117). a) Aponte dois aspectos da cidade-estado grega que a diferenciava do pas lendrio mencionado no texto. b) Identifique os dois principais modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grcia. c) Cite uma caracterstica da democracia grega que a diferencie da democracia atual.

Questão 14
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 14) Nas entradas de muitas cidades da Liga Hansetica, estava escrito: O ar da cidade liberta. a) O que foi a Liga Hansetica? b) Quais fatores impulsionaram o renascimento urbano europeu a partir do sculo XI? c) Por que as cidades, naquele momento, eram concebidas como espao da liberdade?

Questão 15
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 15) Como muitos indivduos da Europa seiscentista, tanto catlicos como protestantes, padre Antnio Vieira acreditava firmemente que os livros profticos do Antigo Testamento podiam ser, em grande parte, interpretados em termos do presente real e do futuro imediato. Assim como vrios de seus contemporneos puritanos ingleses, padre Antnio Vieira concentrou-se mais no Antigo Testamento do que no Novo Testamento. (Adaptado de C. R. Boxer, O Imprio Martimo Portugus. 1415-1825. Lisboa: Eds. 70, s/d, p. 355). a) A partir do texto, indique um uso da leitura do Antigo Testamento entre os sculos XV- XVII. b) Nomeie quatro processos histricos relacionados a conflitos religiosos ocorridos nos sculos XVI e XVII na Europa e na Amrica.

Questão 16
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 16) No sculo XVII, o Rio de Janeiro era um dos principais plos econmicos do Imprio Ultramarino Portugus. Na segunda metade do sculo, a regio era grande produtora e exportadora de acar e consumidora de escravos, sendo que seus comerciantes atuavam intensamente no trfico negreiro com a frica e no acesso prata das zonas espanholas na Amrica, atravs do rio da Prata. A despeito de tudo, seus moradores viviam oprimidos com as pesadas taxaes que eram obrigados a pagar para a manuteno das tropas de defesa. (Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Imprio em apuros: notas para o estudo das alteraes ultramarinas e das prticas polticas no Imprio Colonial Portugus. Sculos XVII e XVIII, em Jnia Ferreira Furtado (org.), Dilogos Ocenicos. Minas Gerais e as novas abordagens para uma histria do Imprio Ultramarino Portugus. Belo Horizonte/So Paulo: UFMG/Humanitas, 2001, p. 207). a) Identifique os principais plos que demarcam a extenso territorial do Imprio Ultramarino Portugus no sculo XVII. b) Quais atividades desenvolvidas na Amrica Portuguesa sustentaram sua importncia econmica durante o sculo XVII? c) Explique de que maneira o fisco era um problema na Amrica Portuguesa.

Questão 17
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 17) Instalada em Nova Iorque em 1886, a Esttua da Liberdade foi oferecida pelos franceses como um gesto de amizade republicana para com os Estados Unidos. Por toda a Frana, houve subscrio pblica para levantar fundos, considerando-se que a idia de liberdade dos filsofos franceses tinha sido exportada para a Amrica e inspirado a Guerra de Independncia. Assim, seria adequado comemorar o seu centenrio com uma esttua francesa. Com o tempo, associou-se esttua a imagem de me dos exilados. (Traduzido e adaptado de Marina Warner, Monuments and maidens the allegory of the female form. Londres: Vintage, 1996, p.6-7). a) Segundo o texto, quais significados foram associados Esttua da Liberdade? b) Identifique trs relaes que podem ser estabelecidas entre a Guerra da Independncia Americana e a Revoluo Francesa.

Questão 18
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 18) Fundado em 1793, no auge da Revoluo Francesa, o museu do Louvre era a materializao da liberdade, igualdade e fraternidade. O museu foi estabelecido em um palcio real transformado em palcio do povo; sua coleo de pinturas, esculturas e desenhos foi confiscada da Igreja, da Coroa e dos aristocratas exilados e nacionalizada. (Traduzido de Andrew McClellan, A Brief History of the Art Museum Public, em Andrew McClellan (org.), Art and its Publics. Museum Studies at the Millenium. Oxford: Blackwell Publishing, 2003, p. 5). a) O que um museu? b) Como se pode considerar o confisco mencionado no texto como um gesto revolucionrio? c) Explique a importncia dos museus na construo da identidade nacional.

Questão 19
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 19) A respeito da Independncia na Bahia, o historiador Joo Jos Reis afirmou o seguinte: Os escravos no testemunharam passivamente a Independncia. Muitos chegaram a acreditar, s vezes de maneira organizada, que lhes cabia um melhor papel no palco poltico. Os sinais desse projeto dos negros so claros. Em abril de 1823, dona Maria Brbara Garcez Pinto informava seu marido em Portugal, em uma pitoresca linguagem: A crioulada fez requerimentos para serem livres. Em outras palavras, os escravos negros nascidos no Brasil (crioulos) ousavam pedir, organizadamente, a liberdade! (Adaptado de O Jogo Duro do Dois de Julho: o Partido Negro na Independncia da Bahia, em Joo Jos Reis e Eduardo Silva, Negociao e Conflito. A resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 92). a) A partir do texto, como se pode questionar o esteretipo do escravo ignorante? b) Identifique dois motivos pelos quais a atuao dos escravos despertava temor entre os senhores. c) De que maneira esse enunciado problematiza a verso tradicional da Independncia do Brasil?

Questão 20
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 20) A guerra civil americana afetou diretamente a indstria txtil inglesa. A carncia de matria-prima levou a Inglaterra a incentivar o cultivo do algodo em vrias partes do mundo. Em 1861, chegaram remessas de sementes de algodo a So Paulo distribudas pela Associao para Suprimento do Algodo de Manchester. Em 1863, foram enviados os primeiros sacos produzidos nas terras do coronel Manoel Lopes de Oliveira. Os relatrios confirmaram a boa qualidade do algodo paulista. (Adaptado de Alice Canabrava, O algodo em So Paulo 1861-75. So Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1984, p. 3-11). a) Explique por que se pode considerar a guerra civil americana uma experincia decisiva para o capitalismo nos EUA. b) A partir do texto, quais os vnculos entre a agricultura paulista e a indstria inglesa?

Questão 21
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 21) Mapas extrados de H. L. Wesseling, Dividir para dominar: a partilha da frica, 1880-1914. So Paulo: Revan/Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1998, p. 462-463. a) A que processo histrico os mapas acima se referem? b) Quais os interesses dos europeus pela frica, nesse perodo? c) Caracterize o processo de descolonizao da frica.

Questão 22
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 22) Na represso greve de 1917, em So Paulo, o Comit de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comit de Defesa Proletria e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos peridicos libertrios foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o semanrio A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulso do territrio nacional. (Adaptado de Paulo Srgio Pinheiro Michael Hall, A classe operria no Brasil, 1889-1930. Documentos. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1981, vol. II, p. 265-266). a) Qual foi a importncia da greve de 1917 em So Paulo? b) A partir do texto, identifique as formas de represso adotadas pelo governo de So Paulo contra a greve de 1917. c) Qual o papel da imprensa operria nas primeiras dcadas do sculo XX no Brasil?

Questão 23
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 23) Em um samba da dcada de 1930, o compositor Noel Rosa dizia: Amor l no morro amor pra chuchu. As rimas do samba no so I love you. E esse negcio de al, al, boy, al, Johnny S pode ser conversa de telefone. (Noel Rosa, No tem traduo, Mestres da MPB Noel Rosa e Aracy de Almeida. Continental/Warner, 1994). a) Identifique nesse samba o fenmeno cultural criticado pelo autor. b) Indique dois dos principais meios de comunicao de massa ligados a esse fenmeno cultural. c) Caracterize o contexto histrico de que esse fenmeno cultural faz parte.

Questão 24
2004História

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 24) Ao analisar a poltica internacional entre as dcadas de 1950-70, o historiador Eric Hobsbawm afirmou: O confronto de superpotncias dominava e, em certa medida, estabilizava as relaes entre os Estados em todo o mundo. Entretanto, as superpotncias no controlavam uma das regies de tenso do Terceiro Mundo: o Oriente Mdio. Vrios dos aliados americanos se achavam diretamente envolvidos - Israel, Turquia e o Ir do x. Alm disso, a sucesso de revolues locais, como a do Ir em 1979, provou que a regio era e continua sendo socialmente instvel. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A era dos extremos. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 351). a) Quais as superpotncias envolvidas na Guerra Fria? b) O que foi a Revoluo do Ir em 1979? c) O que a ONU e qual seu papel no cenrio internacional?

1-14 de 14