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Questões de Redação - UNICAMP 2004 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2004Redação

(Unicamp - 2004) O tema geral da prova da primeira fase CIDADE. REDAO Proposta: Escolha uma das trs propostas para a redao (dissertao, narrao ou carta) e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Cada proposta faz um recorte do tema geral da prova (CIDADE), que deve ser trabalhado de acordo com as instrues especficas. Coletnea: um conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsdio para a sua redao. Sugerimos que voc leia toda a coletnea e selecione os elementos que julgar pertinentes para a realizao da proposta escolhida. Um bom aproveitamento da coletnea no significa referncia a todos os textos. Esperamos, isso sim, que os elementos selecionados sejam articulados com a sua experincia de leitura e reflexo. Se desejar, voc pode valer-se tambm de elementos presentes nos enunciados das questes da prova. ATENO: a coletnea nica e vlida para as trs propostas. ATENO Sua redao ser anulada se voc: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletnea; c) no atender ao tipo de texto da proposta escolhida. APRESENTAO DA COLETNEA A cidade um lugar significativo da experincia humana. Ela tem sido objeto de reflexo de gegrafos, urbanistas, historiadores, profissionais da sade, estudiosos da linguagem, filsofos, engenheiros, matemticos, artistas, enfim, de muitos profissionais que procuram entender seu funcionamento. Ao atrair tantas e to variadas atenes, a cidade mostra-se complexa e multifacetada. COLETNEA 1. No primeiro sinal verde aps o relgio do canteiro central marcar 12h40min, cerca de cem pessoas atravessaram a Avenida Paulista, na altura da Rua Augusta. De repente, tiraram um sapato, bateram com o solado repetidas vezes no cho, calaram-no novamente e seguiram seu caminho. Um novo tipo de manifestao poltica? Longe disso. O que a Paulista viu foi a primeira flash mob (multido instantnea) brasileira. O fenmeno, mania na Europa e nos Estados Unidos, consiste em reunir o maior nmero de pessoas no menor tempo possvel - por e-mail e celular - para fazer alguma coisa estranha simultaneamente. Os nova-iorquinos j invadiram uma loja e gritaram em frente a um dinossauro de brinquedo. Na verso brasileira, ficou decidido tirar o sapato e bat-lo no cho, como que para tirar areia de dentro. (Adaptado de Anglica Freitas, 40 segundos de frenesi na Paulista. Flash Mob chega a So Paulo, Estado de S.Paulo, 14 de agosto de 2003). 2. No produtivo ano de 1979, o grupo encapuzou, com sacos de lixo, as esttuas da cidade, visando chamar a ateno das pessoas que nunca, ou quase nunca, reparavam em seu dia-a-dia as obras de arte em nossa cidade. Na manh seguinte, a imprensa registrou o fato. No mesmo ano vedaram as portas das principais galerias [de lojas] com um X em fita crepe, deixando um bilhete em cada uma: O que est dentro fica, o que est fora se expande. Em 1980, o grupo, em mais uma ao noturna, estendeu 100 metros de plstico vermelho pelos cruzamentos e entradas no anel virio da Avenida Paulista com rua Consolao. O Detran, porm, desmontava essa e outras aes do grupo, que realizou uma srie de 18 intervenes pela cidade at 1982, quando dissolveu-se. (Adaptado de Celso Gitahy, Graffiteiros passo a passo rumo virada do milnio, Revista do Patrimnio Histrico, 2, n. 3, 1995, p. 30). 3. O MAPA Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo ( nem que fosse o meu corpo.) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei. H tanta esquina esquisita, Tanta nuana de paredes, H tanta moa bonita, Nas ruas que no andei. (E h uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisvel, delicioso Que faz com que o teu ar Parea mais um olhar, Suave mistrio amoroso, Cidade de meu andar (Deste j to longo andar!) E talvez de meu repouso... (Mrio Quintana, Apontamentos de Histria Sobrenatural. Porto Alegre: Globo, IEL, 1976). 4. As favelas se constituem atravs de um processo arquitetnico e urbanstico singular que compe uma esttica prpria, uma esttica das favelas. (...) Um barraco de favela construdo pelo prprio morador, inicialmente, a partir de fragmentos de materiais encontrados por acaso. A construo cotidiana e continuamente inacabada. (...) O tecido urbano da favela malevel e flexvel, o percurso que determina os caminhos. (...) As ruelas e becos so quase sempre extremamente estreitos e intrincados. Subir o morro uma experincia de percepo espacial singular, a partir das primeiras quebradas se descobre um ritmo de andar que o prprio percurso impe. (Adaptado de Paola Berenstein Jacques, Esttica das favelas, em www.anf.org.br). 5. O dia-a-dia das sociedades gira em torno dos objetos fixos, naturais ou criados, aos quais se aplica o trabalho. Fixos e fluxos combinados caracterizam o modo de vida de cada formao social. Fixos e fluxos influem-se mutuamente. A grande cidade um fixo enorme, cruzado por fluxos enormes (homens, produtos, mercadorias, ordens, idias), diversos em volume, intensidade, ritmo, durao e sentido. Alis, as cidades se distinguem umas das outras por esses fixos e fluxos. (Milton Santos, Fixos e fluxos cenrio para a cidade sem medo, em O pas distorcido. O Brasil, a globalizao e a cidadania. So Paulo: Publifolha, 2002). 6. Cidades globais so aquelas que concentram percia e conhecimento em servios ligados globalizao, independente do tamanho de sua populao. (...) Megacidade outra categoria dos estudos urbanos. As megacidades so reas urbanas com mais de 10 milhes de habitantes. (...) Algumas so megacidades e cidades globais, simultaneamente, como Nova York e So Paulo. (...) As cidades mdias so outra categoria de classificao das cidades, com populao entre 50 mil e 800 mil habitantes. Abaixo de 50 mil so as pequenas cidades, ideal utpico de moradia feliz no imaginrio de milhares de pessoas. (Maria da Glria Gohn, O futuro das cidades, em www.lite.fae.unicamp.br/revista/art03.htm). 7. Se, por hiptese absurda, pudssemos levantar e traduzir graficamente o sentido da cidade resultante da experincia inconsciente de cada habitante e depois sobrepusssemos por transparncia todos esses grficos, obteramos uma imagem muito semelhante de uma pintura de Jackson Pollock, por volta de 1950: uma espcie de mapa imenso, formado de linhas e pontos coloridos, um emaranhado inextrincvel de sinais, de traados aparentemente arbitrrios, de filamentos tortuosos, embaraados, que mil vezes se cruzam, se interrompem, recomeam e, depois de estranhas voltas, retornam ao ponto de onde partiram. (Giulio Carlo Argan, Histria da arte como histria da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. So Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 231). 8. A heterogeneidade de freqentadores dos shopping centers vem se ampliando e ntida numa cidade como So Paulo, uma vez que estes, outrora destinados somente a grupos com alto poder aquisitivo, vm abarcando, em sua expanso por outras regies, grupos que antes no faziam parte da clientela usual. A idia de um espao elitizado vai sendo substitudapela de um espao interclasses. Alm disso, uma centralidade ldica sobrepe-se centralidade do consumo, sobretudo na esfera do lazer: especialmente aos fins de semana, os shopping centers transformam-se em cenrios, onde ocorrem encontros, paqueras, derivas, cio, exibio, tdio, passeio, consumo simblico. Tornam-se uma espcie de praa interbairros que organiza a convivncia, nem sempre amena, de grupos e redes sociais, sobretudo jovens, de diversos locais da cidade. (Adaptado de Heitor Frgoli Jr., Os Shoppings de So Paulo e a trama do urbano: um olhar antropolgico, em Silvana Maria Pitaudi e Heitor Frgoli Jr. (orgs.), Shopping Centers espao, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. So Paulo: Editora Unesp, s/d, p. 78). 9. O tombamento de espaos como terreiros de candombl, stios remanescentes de quilombos, vilas operrias, edificaes tpicas de migrantes e outros dessa ordem, isto , ligados ao modo de vida (moradia, trabalho, religio) de grupos sociais e/ou etnicamente diferenciados j no causa muita estranheza: apesar de ainda pouco comum, a incluso de itens como esses na lista do patrimnio cultural oficial mostra a presena de outros valores que ampliam os critrios tradicionais imperantes nos rgos de preservao. Em 1994 ocorreu, entretanto, um tombamento em So Paulo que de certa maneira se diferencia at mesmo dos acima citados: trata-se do Parque do Povo, uma rea de 150.000 m2 , localizada em regio nobre e das mais valorizadas da cidade. Dividida em vrios campos de futebol de terra, ocupada por times conhecidos como de vrzea. (Adaptado de Jos Guilherme Cantor Magnani e Naira Morgado, Futebol de vrzea tambm patrimnio, Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n. 24, 1996, p. 175). 10. Na Rocinha no h quem no respeite o Doutor (cirurgio aposentado Waldir Jazbik, 75 anos). Morador h 19 anos da maior favela da zona sul do Rio de Janeiro, ele sabe que pode caminhar pelas ruas de l sem medo, mesmo morando em uma habitao fora dos padres locais. Sua casa, em estilo colonial, fica num terreno com mais de 10.000 m2 . (...) Meus amigos da high society diziam que eu era maluco. Eu poderia ter escolhido uma casa num condomnio fechado aqui perto, mas preferi vir para c. (...) S vim para c porque quero viver a vida que eu mereo viver. (Adaptado de Antonio Gois e Gabriela Wolthers, Mdico busca vida tranqila na Rocinha, Folha de S.Paulo, 17 de agosto de 2003, p. C4). PROPOSTA A Trabalhe sua dissertao a partir do seguinte recorte temtico: A cidade o lugar da vida, espao fsico no qual acontecem encontros, negociaes, tenses, num dinamismo permanente de criao e transformao. Instrues: Discuta a cidade como um espao mltiplo; Argumente em favor de uma viso dessa multiplicidade; Explore os argumentos para mostrar que a cidade um espao que se configura a partir de relaes diversas. PROPOSTA B Trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temtico: Hoje, mais do que nunca, podemos afirmar que a cidade no dorme. Alm de freqentarem bares, clubes, cinemas e bailes, h um crescente nmero de pessoas que circulam noite pela cidade, fsica ou virtualmente, trabalhando, consumindo, estudando, divertindo-se. Instrues: Imagine a histria de um(a) personagem que encontre um grupo que vivencia a noite e, identificando-se com ele, passe a ver a cidade a partir de uma nova perspectiva; Narre o encontro, o processo de descoberta e a transformao que o(a) personagem experimentou; Sua histria pode ser narrada emprimeiraou emterceira pessoa. PROPOSTA C Trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temtico: As definies do que patrimnio histrico tm mudado, incorporando mbitos e aspectos que ampliam o alcance do conceito e, com isso, o raio de ao da legislao. Fala-se em patrimnio edificado, mas tambm em patrimnio afetivo. Tudo o que relevante para determinada comunidade pode ser considerado patrimnio. Instrues: Escolha um bem urbano,material ou no, que voc considere relevante para ser preservado em sua cidade; Argumenteem favorda preservao desse bem; Dirija a carta a uma pessoa que, na sua opinio, pode vir a se tornar um aliado na luta pelo tombamento desse bem.

Questão
2004Redação

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) O tema geral da prova da primeira fase CIDADE. REDAO Proposta: Escolha uma das trs propostas para a redao (dissertao, narrao ou carta) e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Cada proposta faz um recorte do tema geral da prova (CIDADE), que deve ser trabalhado de acordo com as instrues especficas. Coletnea: um conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsdio para a sua redao. Sugerimos que voc leia toda a coletnea e selecione os elementos que julgar pertinentes para a realizao da proposta escolhida. Um bom aproveitamento da coletnea no significa referncia a todos os textos. Esperamos, isso sim, que os elementos selecionados sejam articulados com a sua experincia de leitura e reflexo. Se desejar, voc pode valer-se tambm de elementos presentes nos enunciados das questes da prova. ATENO: a coletnea nica e vlida para as trs propostas. ATENO Sua redao ser anulada se voc: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletnea; c) no atender ao tipo de texto da proposta escolhida. APRESENTAO DA COLETNEA A cidade um lugar significativo da experincia humana. Ela tem sido objeto de reflexo de gegrafos, urbanistas, historiadores, profissionais da sade, estudiosos da linguagem, filsofos, engenheiros, matemticos, artistas, enfim, de muitos profissionais que procuram entender seu funcionamento. Ao atrair tantas e to variadas atenes, a cidade mostra-se complexa e multifacetada. COLETNEA 1. No primeiro sinal verde aps o relgio do canteiro central marcar 12h40min, cerca de cem pessoas atravessaram a Avenida Paulista, na altura da Rua Augusta. De repente, tiraram um sapato, bateram com o solado repetidas vezes no cho, calaram-no novamente e seguiram seu caminho. Um novo tipo de manifestao poltica? Longe disso. O que a Paulista viu foi a primeira flash mob (multido instantnea) brasileira. O fenmeno, mania na Europa e nos Estados Unidos, consiste em reunir o maior nmero de pessoas no menor tempo possvel - por e-mail e celular - para fazer alguma coisa estranha simultaneamente. Os nova-iorquinos j invadiram uma loja e gritaram em frente a um dinossauro de brinquedo. Na verso brasileira, ficou decidido tirar o sapato e bat-lo no cho, como que para tirar areia de dentro. (Adaptado de Anglica Freitas, 40 segundos de frenesi na Paulista. Flash Mob chega a So Paulo, Estado de S.Paulo, 14 de agosto de 2003). 2. No produtivo ano de 1979, o grupo encapuzou, com sacos de lixo, as esttuas da cidade, visando chamar a ateno das pessoas que nunca, ou quase nunca, reparavam em seu dia-a-dia as obras de arte em nossa cidade. Na manh seguinte, a imprensa registrou o fato. No mesmo ano vedaram as portas das principais galerias [de lojas] com um X em fita crepe, deixando um bilhete em cada uma: O que est dentro fica, o que est fora se expande. Em 1980, o grupo, em mais uma ao noturna, estendeu 100 metros de plstico vermelho pelos cruzamentos e entradas no anel virio da Avenida Paulista com rua Consolao. O Detran, porm, desmontava essa e outras aes do grupo, que realizou uma srie de 18 intervenes pela cidade at 1982, quando dissolveu-se. (Adaptado de Celso Gitahy, Graffiteiros passo a passo rumo virada do milnio, Revista do Patrimnio Histrico, 2, n. 3, 1995, p. 30). 3. O MAPA Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo ( nem que fosse o meu corpo.) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei. H tanta esquina esquisita, Tanta nuana de paredes, H tanta moa bonita, Nas ruas que no andei. (E h uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisvel, delicioso Que faz com que o teu ar Parea mais um olhar, Suave mistrio amoroso, Cidade de meu andar (Deste j to longo andar!) E talvez de meu repouso... (Mrio Quintana, Apontamentos de Histria Sobrenatural. Porto Alegre: Globo, IEL, 1976). 4. As favelas se constituem atravs de um processo arquitetnico e urbanstico singular que compe uma esttica prpria, uma esttica das favelas. (...) Um barraco de favela construdo pelo prprio morador, inicialmente, a partir de fragmentos de materiais encontrados por acaso. A construo cotidiana e continuamente inacabada. (...) O tecido urbano da favela malevel e flexvel, o percurso que determina os caminhos. (...) As ruelas e becos so quase sempre extremamente estreitos e intrincados. Subir o morro uma experincia de percepo espacial singular, a partir das primeiras quebradas se descobre um ritmo de andar que o prprio percurso impe. (Adaptado de Paola Berenstein Jacques, Esttica das favelas, em www.anf.org.br). 5. O dia-a-dia das sociedades gira em torno dos objetos fixos, naturais ou criados, aos quais se aplica o trabalho. Fixos e fluxos combinados caracterizam o modo de vida de cada formao social. Fixos e fluxos influem-se mutuamente. A grande cidade um fixo enorme, cruzado por fluxos enormes (homens, produtos, mercadorias, ordens, idias), diversos em volume, intensidade, ritmo, durao e sentido. Alis, as cidades se distinguem umas das outras por esses fixos e fluxos. (Milton Santos, Fixos e fluxos cenrio para a cidade sem medo, em O pas distorcido. O Brasil, a globalizao e a cidadania. So Paulo: Publifolha, 2002). 6. Cidades globais so aquelas que concentram percia e conhecimento em servios ligados globalizao, independente do tamanho de sua populao. (...) Megacidade outra categoria dos estudos urbanos. As megacidades so reas urbanas com mais de 10 milhes de habitantes. (...) Algumas so megacidades e cidades globais, simultaneamente, como Nova York e So Paulo. (...) As cidades mdias so outra categoria de classificao das cidades, com populao entre 50 mil e 800 mil habitantes. Abaixo de 50 mil so as pequenas cidades, ideal utpico de moradia feliz no imaginrio de milhares de pessoas. (Maria da Glria Gohn, O futuro das cidades, em www.lite.fae.unicamp.br/revista/art03.htm). 7. Se, por hiptese absurda, pudssemos levantar e traduzir graficamente o sentido da cidade resultante da experincia inconsciente de cada habitante e depois sobrepusssemos por transparncia todos esses grficos, obteramos uma imagem muito semelhante de uma pintura de Jackson Pollock, por volta de 1950: uma espcie de mapa imenso, formado de linhas e pontos coloridos, um emaranhado inextrincvel de sinais, de traados aparentemente arbitrrios, de filamentos tortuosos, embaraados, que mil vezes se cruzam, se interrompem, recomeam e, depois de estranhas voltas, retornam ao ponto de onde partiram. (Giulio Carlo Argan, Histria da arte como histria da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. So Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 231). 8. A heterogeneidade de freqentadores dos shopping centers vem se ampliando e ntida numa cidade como So Paulo, uma vez que estes, outrora destinados somente a grupos com alto poder aquisitivo, vm abarcando, em sua expanso por outras regies, grupos que antes no faziam parte da clientela usual. A idia de um espao elitizado vai sendo substitudapela de um espao interclasses. Alm disso, uma centralidade ldica sobrepe-se centralidade do consumo, sobretudo na esfera do lazer: especialmente aos fins de semana, os shopping centers transformam-se em cenrios, onde ocorrem encontros, paqueras, derivas, cio, exibio, tdio, passeio, consumo simblico. Tornam-se uma espcie de praa interbairros que organiza a convivncia, nem sempre amena, de grupos e redes sociais, sobretudo jovens, de diversos locais da cidade. (Adaptado de Heitor Frgoli Jr., Os Shoppings de So Paulo e a trama do urbano: um olhar antropolgico, em Silvana Maria Pitaudi e Heitor Frgoli Jr. (orgs.), Shopping Centers espao, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. So Paulo: Editora Unesp, s/d, p. 78). 9. O tombamento de espaos como terreiros de candombl, stios remanescentes de quilombos, vilas operrias, edificaes tpicas de migrantes e outros dessa ordem, isto , ligados ao modo de vida (moradia, trabalho, religio) de grupos sociais e/ou etnicamente diferenciados j no causa muita estranheza: apesar de ainda pouco comum, a incluso de itens como esses na lista do patrimnio cultural oficial mostra a presena de outros valores que ampliam os critrios tradicionais imperantes nos rgos de preservao. Em 1994 ocorreu, entretanto, um tombamento em So Paulo que de certa maneira se diferencia at mesmo dos acima citados: trata-se do Parque do Povo, uma rea de 150.000 m2 , localizada em regio nobre e das mais valorizadas da cidade. Dividida em vrios campos de futebol de terra, ocupada por times conhecidos como de vrzea. (Adaptado de Jos Guilherme Cantor Magnani e Naira Morgado, Futebol de vrzea tambm patrimnio, Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n. 24, 1996, p. 175). 10. Na Rocinha no h quem no respeite o Doutor (cirurgio aposentado Waldir Jazbik, 75 anos). Morador h 19 anos da maior favela da zona sul do Rio de Janeiro, ele sabe que pode caminhar pelas ruas de l sem medo, mesmo morando em uma habitao fora dos padres locais. Sua casa, em estilo colonial, fica num terreno com mais de 10.000 m2 . (...) Meus amigos da high society diziam que eu era maluco. Eu poderia ter escolhido uma casa num condomnio fechado aqui perto, mas preferi vir para c. (...) S vim para c porque quero viver a vida que eu mereo viver. (Adaptado de Antonio Gois e Gabriela Wolthers, Mdico busca vida tranqila na Rocinha, Folha de S.Paulo, 17 de agosto de 2003, p. C4). PROPOSTA B Trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temtico: Hoje, mais do que nunca, podemos afirmar que a cidade no dorme. Alm de freqentarem bares, clubes, cinemas e bailes, h um crescente nmero de pessoas que circulam noite pela cidade, fsica ou virtualmente, trabalhando, consumindo, estudando, divertindo-se. Instrues: Imagine a histria de um(a) personagem que encontre um grupo que vivencia a noite e, identificando-se com ele, passe a ver a cidade a partir de uma nova perspectiva; Narre o encontro, o processo de descoberta e a transformao que o(a) personagem experimentou; Sua histria pode ser narrada em primeira ou em terceira pessoa.

Questão
2004Redação

(UNICAMP - 2004 - 1a fase) O tema geral da prova da primeira fase CIDADE. REDAO Proposta: Escolha uma das trs propostas para a redao (dissertao, narrao ou carta) e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Cada proposta faz um recorte do tema geral da prova (CIDADE), que deve ser trabalhado de acordo com as instrues especficas. Coletnea: um conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsdio para a sua redao. Sugerimos que voc leia toda a coletnea e selecione os elementos que julgar pertinentes para a realizao da proposta escolhida. Um bom aproveitamento da coletnea no significa referncia a todos os textos. Esperamos, isso sim, que os elementos selecionados sejam articulados com a sua experincia de leitura e reflexo. Se desejar, voc pode valer-se tambm de elementos presentes nos enunciados das questes da prova. ATENO: a coletnea nica e vlida para as trs propostas. ATENO Sua redao ser anulada se voc: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletnea; c) no atender ao tipo de texto da proposta escolhida. APRESENTAO DA COLETNEA A cidade um lugar significativo da experincia humana. Ela tem sido objeto de reflexo de gegrafos, urbanistas, historiadores, profissionais da sade, estudiosos da linguagem, filsofos, engenheiros, matemticos, artistas, enfim, de muitos profissionais que procuram entender seu funcionamento. Ao atrair tantas e to variadas atenes, a cidade mostra-se complexa e multifacetada. COLETNEA 1. No primeiro sinal verde aps o relgio do canteiro central marcar 12h40min, cerca de cem pessoas atravessaram a Avenida Paulista, na altura da Rua Augusta. De repente, tiraram um sapato, bateram com o solado repetidas vezes no cho, calaram-no novamente e seguiram seu caminho. Um novo tipo de manifestao poltica? Longe disso. O que a Paulista viu foi a primeira flash mob (multido instantnea) brasileira. O fenmeno, mania na Europa e nos Estados Unidos, consiste em reunir o maior nmero de pessoas no menor tempo possvel - por e-mail e celular - para fazer alguma coisa estranha simultaneamente. Os nova-iorquinos j invadiram uma loja e gritaram em frente a um dinossauro de brinquedo. Na verso brasileira, ficou decidido tirar o sapato e bat-lo no cho, como que para tirar areia de dentro. (Adaptado de Anglica Freitas, 40 segundos de frenesi na Paulista. Flash Mob chega a So Paulo, Estado de S.Paulo, 14 de agosto de 2003). 2. No produtivo ano de 1979, o grupo encapuzou, com sacos de lixo, as esttuas da cidade, visando chamar a ateno das pessoas que nunca, ou quase nunca, reparavam em seu dia-a-dia as obras de arte em nossa cidade. Na manh seguinte, a imprensa registrou o fato. No mesmo ano vedaram as portas das principais galerias [de lojas] com um X em fita crepe, deixando um bilhete em cada uma: O que est dentro fica, o que est fora se expande. Em 1980, o grupo, em mais uma ao noturna, estendeu 100 metros de plstico vermelho pelos cruzamentos e entradas no anel virio da Avenida Paulista com rua Consolao. O Detran, porm, desmontava essa e outras aes do grupo, que realizou uma srie de 18 intervenes pela cidade at 1982, quando dissolveu-se. (Adaptado de Celso Gitahy, Graffiteiros passo a passo rumo virada do milnio, Revista do Patrimnio Histrico, 2, n. 3, 1995, p. 30). 3. O MAPA Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo ( nem que fosse o meu corpo.) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei. H tanta esquina esquisita, Tanta nuana de paredes, H tanta moa bonita, Nas ruas que no andei. (E h uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisvel, delicioso Que faz com que o teu ar Parea mais um olhar, Suave mistrio amoroso, Cidade de meu andar (Deste j to longo andar!) E talvez de meu repouso... (Mrio Quintana, Apontamentos de Histria Sobrenatural. Porto Alegre: Globo, IEL, 1976). 4. As favelas se constituem atravs de um processo arquitetnico e urbanstico singular que compe uma esttica prpria, uma esttica das favelas. (...) Um barraco de favela construdo pelo prprio morador, inicialmente, a partir de fragmentos de materiais encontrados por acaso. A construo cotidiana e continuamente inacabada. (...) O tecido urbano da favela malevel e flexvel, o percurso que determina os caminhos. (...) As ruelas e becos so quase sempre extremamente estreitos e intrincados. Subir o morro uma experincia de percepo espacial singular, a partir das primeiras quebradas se descobre um ritmo de andar que o prprio percurso impe. (Adaptado de Paola Berenstein Jacques, Esttica das favelas, em www.anf.org.br). 5. O dia-a-dia das sociedades gira em torno dos objetos fixos, naturais ou criados, aos quais se aplica o trabalho. Fixos e fluxos combinados caracterizam o modo de vida de cada formao social. Fixos e fluxos influem-se mutuamente. A grande cidade um fixo enorme, cruzado por fluxos enormes (homens, produtos, mercadorias, ordens, idias), diversos em volume, intensidade, ritmo, durao e sentido. Alis, as cidades se distinguem umas das outras por esses fixos e fluxos. (Milton Santos, Fixos e fluxos cenrio para a cidade sem medo, em O pas distorcido. O Brasil, a globalizao e a cidadania. So Paulo: Publifolha, 2002). 6. Cidades globais so aquelas que concentram percia e conhecimento em servios ligados globalizao, independente do tamanho de sua populao. (...) Megacidade outra categoria dos estudos urbanos. As megacidades so reas urbanas com mais de 10 milhes de habitantes. (...) Algumas so megacidades e cidades globais, simultaneamente, como Nova York e So Paulo. (...) As cidades mdias so outra categoria de classificao das cidades, com populao entre 50 mil e 800 mil habitantes. Abaixo de 50 mil so as pequenas cidades, ideal utpico de moradia feliz no imaginrio de milhares de pessoas. (Maria da Glria Gohn, O futuro das cidades, em www.lite.fae.unicamp.br/revista/art03.htm). 7. Se, por hiptese absurda, pudssemos levantar e traduzir graficamente o sentido da cidade resultante da experincia inconsciente de cada habitante e depois sobrepusssemos por transparncia todos esses grficos, obteramos uma imagem muito semelhante de uma pintura de Jackson Pollock, por volta de 1950: uma espcie de mapa imenso, formado de linhas e pontos coloridos, um emaranhado inextrincvel de sinais, de traados aparentemente arbitrrios, de filamentos tortuosos, embaraados, que mil vezes se cruzam, se interrompem, recomeam e, depois de estranhas voltas, retornam ao ponto de onde partiram. (Giulio Carlo Argan, Histria da arte como histria da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. So Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 231). 8. A heterogeneidade de freqentadores dos shopping centers vem se ampliando e ntida numa cidade como So Paulo, uma vez que estes, outrora destinados somente a grupos com alto poder aquisitivo, vm abarcando, em sua expanso por outras regies, grupos que antes no faziam parte da clientela usual. A idia de um espao elitizado vai sendo substitudapela de um espao interclasses. Alm disso, uma centralidade ldica sobrepe-se centralidade do consumo, sobretudo na esfera do lazer: especialmente aos fins de semana, os shopping centers transformam-se em cenrios, onde ocorrem encontros, paqueras, derivas, cio, exibio, tdio, passeio, consumo simblico. Tornam-se uma espcie de praa interbairros que organiza a convivncia, nem sempre amena, de grupos e redes sociais, sobretudo jovens, de diversos locais da cidade. (Adaptado de Heitor Frgoli Jr., Os Shoppings de So Paulo e a trama do urbano: um olhar antropolgico, em Silvana Maria Pitaudi e Heitor Frgoli Jr. (orgs.), Shopping Centers espao, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. So Paulo: Editora Unesp, s/d, p. 78). 9. O tombamento de espaos como terreiros de candombl, stios remanescentes de quilombos, vilas operrias, edificaes tpicas de migrantes e outros dessa ordem, isto , ligados ao modo de vida (moradia, trabalho, religio) de grupos sociais e/ou etnicamente diferenciados j no causa muita estranheza: apesar de ainda pouco comum, a incluso de itens como esses na lista do patrimnio cultural oficial mostra a presena de outros valores que ampliam os critrios tradicionais imperantes nos rgos de preservao. Em 1994 ocorreu, entretanto, um tombamento em So Paulo que de certa maneira se diferencia at mesmo dos acima citados: trata-se do Parque do Povo, uma rea de 150.000 m2 , localizada em regio nobre e das mais valorizadas da cidade. Dividida em vrios campos de futebol de terra, ocupada por times conhecidos como de vrzea. (Adaptado de Jos Guilherme Cantor Magnani e Naira Morgado, Futebol de vrzea tambm patrimnio, Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n. 24, 1996, p. 175). 10. Na Rocinha no h quem no respeite o Doutor (cirurgio aposentado Waldir Jazbik, 75 anos). Morador h 19 anos da maior favela da zona sul do Rio de Janeiro, ele sabe que pode caminhar pelas ruas de l sem medo, mesmo morando em uma habitao fora dos padres locais. Sua casa, em estilo colonial, fica num terreno com mais de 10.000 m2 . (...) Meus amigos da high society diziam que eu era maluco. Eu poderia ter escolhido uma casa num condomnio fechado aqui perto, mas preferi vir para c. (...) S vim para c porque quero viver a vida que eu mereo viver. (Adaptado de Antonio Gois e Gabriela Wolthers, Mdico busca vida tranqila na Rocinha, Folha de S.Paulo, 17 de agosto de 2003, p. C4). PROPOSTA C Trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temtico: As definies do que patrimnio histrico tm mudado, incorporando mbitos e aspectos que ampliam o alcance do conceito e, com isso, o raio de ao da legislao. Fala-se em patrimnio edificado, mas tambm em patrimnio afetivo. Tudo o que relevante para determinada comunidade pode ser considerado patrimnio. Instrues: Escolha um bem urbano, material ou no, que voc considere relevante para ser preservado em sua cidade; Argumente em favor da preservao desse bem; Dirija a carta a uma pessoa que, na sua opinio, pode vir a se tornar um aliado na luta pelo tombamento desse bem.

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