Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2005 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 7
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 1a fase) Para responder questo, leia atentamente a tabela e o texto a seguir: Fonte: IBGE Censos Demogrficos do Brasil 1970, vol. I, p.265; 1980, vol. I, p. 94; 1991, p. 278; 2000, vol I, p. 167;www.sidra.ibge.gov.br. O territrio revelador de diferenas, s vezes agudas, de condies de vida da populao. Condies materiais que so hoje consideradas banais nos lares brasileiros conheceram sua difuso em meados da dcada de 1980. Em 1975, objetos como fogo, geladeira, televiso e rdio estavam presentes em poucos domiclios urbanos e eram extremamente escassos nas reas rurais. (Adaptado de Milton Santos e Mara Laura Silveira, O Brasil: Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro/So Paulo: Record, 2001, p. 225-7). a) Tendo por base a tabela e o texto acima, descreva o processo de difuso do rdio nas residncias permanentes entre as regies brasileiras nas ltimas trs dcadas. b) Analise a difuso espacial dos equipamentos domsticos, conforme o texto acima, fazendo a correlao com os processos de urbanizao e industrializao.

Questão 8
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 1a fase) Se a Terra emprega vinte e quatro horas para girar em torno de seu eixo, comea a ocidente do centsimo octogsimo meridiano um novo dia, e a oriente temos ainda o dia anterior. Meia noite de sexta-feira, aqui no navio, meia-noite de quinta-feira na Ilha. Se da Amrica para a sia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrrio viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da sia, e vs, estpidos, o caminho da Amrica. Tu s agora um dia mais velho do que eu! No engraado? (Adaptado de Umberto Eco, A Ilha do Dia Anterior. Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 260). a) Por que os marinheiros que viajavam da Amrica para a sia ficaram um dia mais velhos do que aqueles que viajaram no navio Daphne? b) Por que no navio Daphne meia-noite de sexta-feira e na Ilha meia noite de quinta-feira? c) Um avio cargueiro decola da cidade de Rio Branco (AC) s 21h00 (horrio local) do dia 21 de novembro de 2004, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas (SP). Sabe-se que o vo ter durao de cinco horas e que a cidade de Rio Branco (AC) est a dois fusos a oeste do fuso da hora oficial do Brasil. Qual ser o horrio e o dia da aterrissagem do avio no aeroporto internacional de Viracopos?

Questão 13
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 13) A populao brasileira, segundo o Censo Demogrfico 2000, atingiu um total de 169.799.170 pessoas em 1o de agosto de 2000. A srie histrica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o Pas experimentou durante o Sculo XX, tendo em vista que a populao foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000. Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a dcada de 1970, tendo atingido o ritmo mais intenso de crescimento durante a dcada de 1950, quando a populao registrou uma taxa mdia de incremento anual de cerca de 3,0%. A taxa de crescimento demogrfico vem se desacelerando desde ento, em funo da acentuada reduo dos nveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os ndices de natalidade. (Adaptado do IBGE, Censo Demogrfico do Brasil. Rio de Janeiro: 2000, p. 29). a) Por que ocorreu amplo crescimento demogrfico no Brasil, especialmente entre 1900 e 1970? b) Por que o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a dcada de 1970? c) Cite duas modificaes na paisagem urbana que vm ocorrendo com a disseminao dos enclaves fortificados.

Questão 14
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 14) O texto abaixo referente descrio de uma determinada formao vegetal. Leia-o com ateno e faa o que se pede. Vegetao localizada na zona intertropical, junto a enseadas, braos de mar e baas calmas, podendo avanar para o interior de esturios at onde a gua se mantm salobra. Sujeita diariamente ao das mars, seu porte varia entre arbustivo at arbreo nos esturios. O sistema radicular, com razes respiratrias pneumatforas e razes escoras, contribui para a fixao dos sedimentos. (Adaptado de Helmut Troppma ir, Biogeografia e meio ambiente. Rio Claro: Edio do Autor, 4 ed., 1995, p. 109). a) Qual a formao vegetal descrita no texto acima? b) Por que o ecossistema dessa formao vegetal importante para a manuteno da biodiversidade? c) Quais as aes antrpicas que esto contribuindo para a degradao dessa formao vegetal no territrio brasileiro?

Questão 15
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 15) A figura abaixo representa a distribuio das correntes ocenicas na Terra. Adaptado de Paulo Roberto Moraes, Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Harbra, 2003, p. 97 a) Por que existem correntes frias e correntes quentes nos oceanos? b) Explique a associao existente entre as correntes martimas frias e o aparecimento de desertos em algumas costas continentais, como nos casos dos desertos do Atacama e do Calaari . c) O fenmeno da ressurgncia est associado existncia das correntes martimas. Explique por que as reas de ressurgncia so as mais piscosas dos oceanos.

Questão 16
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 16) O grfico abaixo mostra os fluxos fluvia is ocorridos aps precipitaes intensas, em bacias hidrogrficas com diferentes tipos de usos e ocupaes das Terras, na regio dos Apalaches, na Amrica do Norte. A partir disso, pergunta-se: Adaptado de David Drew, Processos Interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: DIFEL, 1986, p. 93. a) Por que o fluxo mais intenso na rea agrcola? b) Dentre as trs bacias hidrogrficas representadas no grfico, qual seria aquela onde os processos erosivos seriam menos intensos? Justifique. c) Como a topografia de uma bacia hidrogrfica interfere na vazo de um rio?

Questão 17
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 17) O grfico abaixo indica, segundo as latitudes terrestres, as principais caractersticas de formao do solo. Com o auxlio do grfico, faa o que se pede: Adaptado de Wilson Texeira, Maria Cristina Motta de Toledo, Thomas Rich Fairchild e Fbio Taioli (orgs.), Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000, p. 154. a) Explique como a precipitao e a quantidade de matria orgnica interferem na intensidade de intemperismo da rocha e na formao do solo. b) Observa-se, no grfico, que nas regies equatoriais os solos so mais profundos e com elevados teores de alumnio. Por que isso ocorre? c) A salinizao do solo um dos principais problemas ambientais que atingem as sociedades modernas, pois inviabiliza a produo agrcola nas reas onde a mesma ocorre. Dentre as zonas bioclimticas representadas no grfico, indique em qual delas ocorre o processo de salinizao. Justifique sua resposta.

Questão 18
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 18) As perdas de solo so um dos problemas ambientais mais significativos da Terra, o que acarreta a reduo das reas cultivveis e principalmente o avano dos desertos em vrias reas do mundo. A partir da tabela abaixo, responda Adaptado de Jos Bertoni e Francisco Lombardi Neto, Conservao do Solo. So Paulo: cone, 1990. a) Por que as perdas de solo so significativamente mais intensas nas reas ocupadas com a cultura do algodo do que nos demais tipos de uso da terra? b) Apesar de estar em constante formao, se o solo no for manejado de maneira adequada, no pode ser considerado um recurso renovvel. Explique por qu. c) Quais os principais problemas ambientais decorrentes da eroso dos solos em reas agrcolas?

Questão 19
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 19) O sistema de projeo do mapa abaixo foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegaes martimas. Observe o mapa e faa o que se pede: Adaptado de Igor Moreira, O Espao Geogrfico: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Editora tica, 2002, p. 446. a) Segundo a projeo de Mercator, em quais pores da Terra representadas no mapa no ocorre distoro e onde a distoro mais acentuada? b) A projeo de Mercator um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no sculo XVI. A que contexto histrico e econmico est associado esse desenvolvimento da cartografia? c) O mapa indica trs possibilidades de rotas martimas entre as cidades de Montevidu (Uruguai) e Cidade do Cabo (frica do Sul). Identifique qual das trs rotas a menor. Justifique sua resposta

Questão 20
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 20) A Repblica Popular da China est situada na poro centro -oriental da sia Oriental e o seu relevo caracteriza-se por grandes contrastes altimtricos, diversidade climtica e grandes bacias hidrogrficas, como as dos rios Yang-ts-Kiang ou rio Azul e do rio Hoang-Ho ou rio Amarelo. A partir dessas informaes e do mapa abaixo, faa o que se pede: Adaptado de Paulo Roberto Moraes, Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Harbra, p. 664. a) Uma das unidades morfolgicas da China o Planalto do Tibet, um dos mais altos do mundo, com cotas altimtricas superiores a 4.000 m de altitude. Por que o Planalto do Tibet um dos mais altos do mundo? b) Por que o tipo climtico predominante no norte e noroeste chins diferente do tipo climtico que ocorre no sul da China? c) Por que o rio Hoang-Ho chamado de rio Amarelo?

Questão 21
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 21) O mapa abaixo representa diversas repblicas ao norte do Cucaso. A partir dele, faa o que se pede: Adaptado de Folha de S. Paulo, 04 de setembro de 2004, p. A-15 a) Por que o Cucaso uma regio que apresenta diversos tipos de conflito? b) A Tchetchnia uma repblica em guerra separatista contra a Rssia. Qual o principal interesse econmico e poltico da Rssia na manuteno da submisso da Tchetchnia?

Questão 22
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 22) Com base no texto abaixo, faa o que se pede: Darfur, no oeste do Sudo, a bola humanitria da vez. Recebeu a visita de Kofi Annan e Colin Powell, cobertura especial na BBC e CNN, e vendida para o mundo como um genocdio em curso. No h dvidas de que se tra ta de uma calamidade de virar o estmago, mas h de se perguntar por que os 30 mil a 50 mil mortos de Darfur valem mais que os 2 milhes de vtimas no Congo, ou os 300 mil dizimados em Burundi, ou mesmo os 2 milhes de vtimas da guerra civil no sul do Sudo, que se estende desde 1983. (Adaptado de Eduardo Simantob, Sob fogo cruzado. Primeira Leitura . So Paulo: Primeira Leitura Ltda., 2004, p. 77). a) Analise por que os conflitos de Darfur, no Sudo, despertam o interesse de pases como os EUA e Inglaterra. b) O conflito do Congo considerado o maior conflito armado do continente. Quais as principais razes desse conflito? c) A Nigria, o mais populoso pas africano, tambm palco de conflitos. Quais as suas principais causas?

Questão 23
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 23) Leia o enunciado, observe a figura abaixo e faa o que se pede: No Brasil, com suas dimenses territoriais e diferenas regionais, o processo de ocupao territorial e consolidao do mercado teve nos transportes [...] um dos seus mais importantes pontos de apoio, [...] com forte liderana da Unio (do governo federal) na expanso e modernizao do sistema de transportes. (Texto adaptado e figura de Josef Barat, O setor de transportes, emRui de Britto Alvares Affonso e Pedro Luiz Barros da Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federao. So Paulo: FUNDAP, 1996, p. 251 e 258). a) Explique o grande crescimento do transporte rodovirio entre os anos de 1950 e 1970. b) Por que aps 1970 houve um relativo crescimento de outras formas de transportes em relao ao transporte rodovirio? c) Entre meados do sc. XIX e as primeiras dcadas do sc. XX, o transporte ferrovirio predominava nos fluxos terrestres de mercadoria e passageiros. Quais as principais razes da atual deteriorao desse sistema de transporte?

Questão 24
2005Geografia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 24) Quase trs dcadas depois do lanamento do maior programa de energia renovvel do mundo, o Prolcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o pas. Para completar o cenrio otimista, o pas obteve semana passada vitria histrica na Organizao Mundial do Comrcio (OMC) contra os subsdios da Unio Europia para a produo de acar. (Adaptado de Rene Pereira, Acar e lcool entram em nova era de prosperidade, O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7). a) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivaes que levaram criao do Prolcool na dcada de 1970. Aponte as semelhanas e as diferenas entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro. b) Os subsdios praticados pelos pases desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos pases subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.

1-14 de 14