Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2006 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )As figuras A e B representam o tero de duas mulheres grvidas de gmeos. a) Diferencie os tipos de gmeos representados nas figuras A e B e explique como so originados. b) Que sexo os fetos podem apresentar em cada um dos teros? c) O cordo umbilical liga o feto placenta. Quais so as funes gerais da placenta?

Questão 2
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Para estancar hemorragias, necessrio que ocorra o processo de coagulao sangunea. No cogulo, esto presentes clulas, plaquetas e uma rede de fibrina. Na hemofilia, doena geneticamente determinada, o processo de coagulao no ocorre. a) A formao da rede de fibrina o final de uma srie de reaes que se inicia com a leso do tecido. Explique o processo de formao da rede de fibrina. b) Explique como a hemofilia geneticamente determinada.

Questão 3
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE )Os navios so considerados introdutores potenciais de espcies exticas atravs da gua de lastro (utilizada nos tanques para dar aos navios estabilidade quando vazios). Essa gua pode conter organismos de diversos grupos taxonmicos. Com certa freqncia lem-se informaes relacionadas a essas introdues: I. O mexilho dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de gua doce originrio do sul da sia, chegou ao Brasil em 1998 e j infestou rios, lagos e reservatrios da Regio Sul e do Pantanal. Alm de causar problemas ecolgicos, esse invasor ameaa o setor eltrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de gua devido sua capacidade de se incrustar em qualquer superfcie submersa. (Adaptado de Evanildo da Silveira, Molusco chins ameaa ambiente e produo no Brasil. http://www.estadao.com.br/cincia/notcias/2004/mar/18/75.htm) II. As autoridades sanitrias acreditam que o vibrio colrico, originrio da Indonsia, chegou ao Peru atravs de navios e de l se espalhou pela Amrica Latina. (Adaptado de Ildia A.G.M.Juras, Problemas causados pela gua de lastro. Consultoria Legislativa da Cmara dos Deputados, 2003.) a) Alm de problemas como os citados acima, a introduo de espcies oferece risco de extino de espcies nativas. Explique por qu. b) Indique uma caracterstica que diferencie os moluscos bivalves das demais classes de moluscos. Indique uma outra caracterstica que permita incluir os bivalves no filo Mollusca. c) Nas reas de risco de contaminao por vibrio colrico, as autoridades sanitrias recomendam no ingerir mexilhes e ostras crus. Essa recomendao baseia-se no modo como esses moluscos obtm alimento. Explique.

Questão 3
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )No ser humano, a ausncia de pigmento (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb; cor negra: AABB) so caractersticas autossmicas. Do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um menino albino. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermedirios e uma filha albina. Com base nesses dados: a) Indique os gentipos de todas as pessoas citadas no texto. (Use as notaes indicadas no texto para identificar os alelos.) b) Se um dos descendentes mulatos intermedirios se casar com uma mulher branca albina, qual ser a proporo esperada de filhos albinos? c) A que tipo de herana se refere a caracterstica cor de pele? Justifique.

Questão 4
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE )O aquecimento global assunto polmico e tem sido associado intensificao do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificao desse efeito a vrias atividades humanas, entre elas a queima de combustveis fsseis pelos meios de transporte nos grandes centros urbanos. a) Explique que relao existe entre as figuras A e B e como elas estariam relacionadas com a intensificao do efeito estufa. b) Por que a intensificao do efeito estufa considerada prejudicial para a Terra? c) Indique uma outra atividade humana que tambm pode contribuir para a intensificao do efeito estufa. Justifique. .

Questão 4
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )A biodiversidade brasileira, no que diz respeito a aranhas, pode ser ainda maior do que suspeitavam os cientistas. o que apontam as ltimas descobertas de uma equipe de pesquisadores brasileiros. Entre janeiro e julho de 2005, o grupo identificou nove espcies novas de aranha, a maioria da regio amaznica. Os pesquisadores tambm compararam geneticamente a espcie Ericaella florezi com outras do mesmo gnero e sugeriram que a especiao pode ter se iniciado com o aparecimento da Cordilheira dos Andes, h cerca de 12 milhes de anos. (Adaptado de Brasileiros acham nove espcies de aranha em 2005, Folha de S. Paulo, 22/08/2005. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13625.shtml) a) Por que o surgimento da Cordilheira dos Andes teria iniciado o processo de especiao? b) Que processos posteriores devem ter ocorrido para que essas aranhas se tornassem espcies distintas?

Questão 5
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Alguns protistas e algumas clulas eucariticas apresentam, na superfcie externa, clios ou flagelos, que desempenham importantes funes, como o deslocamento. Considere os seguintes protozorios e clulas eucariticas: Paramecium, Euglena, Trypanosoma, espermatozide e clulas de tecido epitelial. a) Quais dessas clulas apresentam clios? E quais apresentam flagelos? b) H alguma diferena na funo dessas estruturas nesses tipos celulares? Explique. c) A ameba no apresenta clios ou flagelos. Como esse organismo unicelular se desloca?

Questão 6
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )H mais de dez anos tm sido observados, sobretudo no sul do Brasil, muitos acidentes causados pelo contato de seres humanos com a lagarta da mariposa Lonomia obliqua, que causa uma sndrome hemorrgica, podendo levar morte. Essa mariposa tem inimigos naturais, como uma espcie de mosca e uma de vespa, que depositam seus ovos sobre a lagarta para que as larvas resultantes desses ovos se alimentem do corpo da lagarta. a) Explique por que o ato da postura dos ovos das moscas e vespas sobre a lagarta de predao e no de parasitismo. b) A lagarta uma etapa do desenvolvimento holometbolo dos insetos. Quais so as outras etapas desse desenvolvimento? c) Que outros tipos de desenvolvimento ocorrem entre os insetos? Indique as diferenas.

Questão 7
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )No esquema abaixo, esto representados os nveis trficos (A - D) de uma cadeia alimentar. a) Explique o que acontece com a energia transferida a partir do produtor em cada nvel trfico e o que representa o calor indicado no esquema. b) Explique o que E representa e qual a sua funo.

Questão 8
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Um estudante analisou quatro espcies de plantas cujas caractersticas morfolgicas so apresentadas no quadro abaixo: a) O estudante separou as espcies em monocotiledneas e dicotiledneas. Indique as espcies que foram colocadas em cada uma das categorias. b) Que caractersticas especificadas no quadro foram fundamentais para essa classificao? c) Cite duas outras caractersticas, no citadas no quadro, que poderiam ser utilizadas para separar monocotiledneas de dicotiledneas.

Questão 9
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )O grfico abaixo mostra a variao da taxa de fotossntese de duas espcies de rvores de uma floresta. Uma espcie deambiente aberto, enquanto a outra vive sob outras rvores. a) Indique qual das curvas (a ou b) corresponde variao da taxa de fotossntese das rvores de ambientes sombreados. Justifique, utilizando os dados apresentados no grfico. b) O que acontece com as plantas em geral, quando atingem o seu ponto de compensao ftico (PCF)? E quando atingem o pontode saturao luminosa (PSL)? Justifique as duas respostas.

Questão 10
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Fibroblasto um tipo de clula do tecido conjuntivo que sintetiza e secreta glicoprotenas como o colgeno. Algumas organelas citoplasmticas, como o retculo endoplasmtico rugoso, o complexo de Golgi e as vesculas, participam de forma interativa nessas funes. a) Qual o papel de cada uma das organelas citadas? b) Indique duas funes do tecido conjuntivo.

Questão 11
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Recentemente, a revista Science publicou um artigo que apresenta o genoma de trs parasitas que, juntos, matam cerca de150 mil pessoas por ano no mundo: Trypanosoma cruzi, Trypanosoma brucei e Leishmania major, causadores, respectivamente, da doena de Chagas, da doena do sono e da leishmaniose. Esse trabalho foi o resultado do esforo de pesquisa liderado por cientistas norte-americanos, ingleses, suecos e brasileiros. (Adaptado de Carlos Fioravanti, Genmica: Fascnio e terror, Revista Pesquisa FAPESP, no . 114, agosto de 2005, p. 42-45.) a) Explique como cada uma dessas doenas transmitida ao homem, identificando o organismo transmissor. b) Como o organismo transmissor do T. cruzi adquire esse parasita? c) Indique uma razo que demonstre a importncia de se conhecer o genoma desses organismos.

Questão 12
2006Biologia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )As macromolculas (polissacardeos, protenas ou lipdios) ingeridas na alimentao no podem ser diretamente usadas na produo de energia pela clula. Essas macromolculas devem sofrer digesto (quebra), produzindo molculas menores, para serem utilizadas no processo de respirao celular. a) Quais so as molculas menores que se originam da digesto das macromolculas citadas no texto? b) Como ocorre a quebra qumica das macromolculas ingeridas? c) Respirao um termo aplicado a dois processos distintos, porm intimamente relacionados, que ocorrem no organismo em nvel pulmonar e celular. Explique que relao existe entre os dois processos.

1-14 de 14